Ação Social CM Maia

Sessões de Capacitação Parental

22 Junho 2021

O Projeto CLDS 4G Incluir+ realizou na freguesia do Castêlo da Maia (Barca), de 25 de maio a 18 de junho, 8 sessões para pais, inseridas nas atividades do Eixo 2- Intervenção Familiar e Parental.

Estas ações foram dirigidas a pais/encarregados de educação acompanhados pelo projeto e também encaminhados por outros parceiros sociais, que identificaram educadores com vontade de desenvolver uma parentalidade mais positiva e melhorar a relação com os filhos, permitindo-se assim adquirir novas estratégias saudáveis para a resolução dos problemas.

As sessões abordaram temas como estilos de comunicação, treino emocional, estratégias educativas, gestão do conflito, partilha de boas práticas e também uma breve referência ao desenvolvimento psicossocial da criança e do adolescente.

Esta formação foi dinamizada pela formadora Carolina Vilano, facilitadora do desenvolvimento humano e bem-estar e autora do método educa XXI e pela psicóloga Sofia Ferreira, do Projeto Incluir+.

A metodologia desta ação baseou-se no recurso a dinâmicas de grupo, atividades práticas, role-playing de forma a que os conteúdos fossem mais facilmente interiorizados tendo em conta as características do grupo. Desde o início da pandemia que as situações de conflitos familiares têm vindo a agravar-se, nomeadamente no cumprimento das indicações e respeito pelos limites, originando situações de tensão e ansiedade nos pais e adolescentes, daí a importância desta matéria.

Em setembro realizar-se- á a replicação deste programa noutra freguesia do concelho.