Ação Social CM Maia

img_20221024_wa0032
luta_contra_a_pobreza_2
03 Novembro 2022

Durante a semana de 17 a 21 de outubro decorreu a Semana de Luta contra a Pobreza, uma iniciativa de âmbito nacional, organizada pela Rede Europeia Anti-Pobreza (EAPN), na qual o município da Maia participou mais uma vez este ano, através do Projeto MaiaINCLUI.

O MaiaINCLUI, Projeto financiado pelo Fundo Social Europeu, levado a cabo por um Consórcio constituído pela Câmara Municipal, Espaço Municipal e Santa Casa da Misericórdia da Maia, tem como principal objetivo a inclusão ativa de comunidades marcadas pela exclusão social, através de metodologias inovadoras e experimentais.

Com o mote “Todos podemos combater a Pobreza” tivemos como objetivo sensibilizar toda a comunidade e motivar para a construção de uma sociedade mais justa, inclusiva, intercultural e solidária.

Das iniciativas levadas a cabo, destacamos o evento na Biblioteca Municipal Doutor José Vieira de Carvalho, em que problematizámos a noção da “Pobreza vivenciada para além da privação material”, a dinâmica de grupo intitulada “Não sou pobre quando…” especialmente dirigida a populações carenciadas do Concelho, participantes do MaiaInclui e a Tertúlia a partir do Documentário “EU SOU”, concebido e produzido pela EAPN e de abrangência nacional.

Contámos com mais de 100 participantes diretos nestas 3 ações, entre sociedade maioritária, elementos de comunidades desfavorecidas e técnicos de intervenção social, num movimento de inclusão, com recurso a técnicas de intervenção inovadoras e experimentais, pelo que o saldo da iniciativa é indubitavelmente positivo.

Na Maia todos  podemos combater a pobreza!

Quer ser voluntário? Contacte o Compromissum – Centro de voluntariado da Maia, através do email: compromissum@cm-maia.pt ou do telemóvel 938 707 602.

Quer doar bens? Contacte o MaiaINCLUI, através do email: maiainclui@gmail.com ou do telefone 934 879 222.

Quer acompanhar o nosso trabalho? Visite os sites oficiais e redes sociais da Câmara Municipal da Maia, Espaço Municipal e Santa Casa da Misericórdia da Maia.