Ação Social CM Maia

O Compromissum - Centro de Voluntariado da Maia – Ação de Sensibilização

28 Junho 2021

O Compromissum - Centro de Voluntariado da Maia dinamizou, no passado dia 25 de junho, uma atividade de sensibilização para a importância do voluntariado junto da população jovem do Programa Bué d’Escolhas E8G.

Nesta ação foram abordadas as seguintes temáticas:

• Situação do voluntariado em Portugal e no mundo;
  • Contextos e áreas de atuação;
  • Competências/condições para o exercício do voluntariado;
  • Testemunhos de um jovem e de uma jovem com uma vasta experiência de voluntariado.

No final e com o objetivo de despertar o espírito de voluntariado na comunidade jovem, os/as participantes foram convidados/as a realizar uma 'reflexão para a ação', respondendo às questões: O que me move?; O que tenho para dar? Que características são importantes? Quais são os meus objetivos?

A solidariedade, cooperação, responsabilidade social, interajuda e empatia são valores essenciais para o aumento de uma cidadania ativa e para a construção de uma sociedade mais humanitária, forte e resiliente. Os últimos dados estatísticos sobre o voluntariado no mundo dão conta que a faixa etária que mais pratica o voluntariado são as crianças e jovens entre os 15 e os 24 anos, daí a importância destas iniciativas.