Ação Social CM Maia

Município organizou ciclo de sessões dedicadas ao Estatuto do Cuidador Informal

29 Novembro 2022

A Câmara Municipal da Maia, em parceria com o Instituto de Segurança Social e apoio das Juntas de Freguesia do Concelho, organizou um ciclo de sessões de esclarecimento dedicado ao Estatuto do Cuidador informal.

Este ciclo de sessões teve como objetivo colmatar a falta de informação sobre o Estatuto do Cuidador, identificando e orientando os cuidadores existentes em cada freguesia. Ao mesmo tempo, o Município aproveitou a oportunidade para dar a conhecer o projeto que, a curto prazo, proporcionará uma resposta de excelência nesta matéria,  com o projeto “Maia Cuida+”.

O programa dividiu-se em 2 momentos:

1º Momento: Sessão de esclarecimento sobre o Estatuto do Cuidador Informal

Realizada em parceria com o Instituto de Segurança Social, por Ana Goncalves – Coordenadora do NLI – Ação Social da Maia, e Julieta Bento – Coordenadora do S.A. Maia, tendo como mote “Como se pode tornar um Cuidador Informal – questões e práticas”.

2º Momento: Apresentação do Projeto “Maia Cuida+”

• Em que consiste:

Plano integrado social e de saúde dirigido aos Cuidadores Informais e às Pessoas Cuidadas, assente numa visão holística, desenvolvido pelo Município em parceria com o ACES/Maia Valongo, Centro Hospitalar e Universitário de S. João e Conselho Local Ação Social – Maia;

• Quais os seus objetivos:

Proporcionar apoio sustentado e multidisciplinar aos Cuidadores Informais na prestação dos cuidados, procurando contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos Cuidadores e das Pessoas Cuidadas, diminuindo e/ou prevenindo os internamentos por motivo social;

Promover a literacia em saúde e a monitorização de tratamento terapêutico;

Criar as condições essenciais para um diagnóstico de saúde da população em situação de dependência, não institucionalizada.