Ação Social CM Maia

img_20230918_wa0010
img_20230918_wa0008
20 Setembro 2023

No âmbito da Missão “Sorrisos de Esperança”, o nosso município participou no “Encontro de Ucranianos”, que decorreu no passado dia 17 setembro, em Barcelos, no Pavilhão Municipal, promovido por aquela Autarquia, em parceria com o Programa Nacional do Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração – FAMI 102, que visa fomentar a integração da Comunidade Ucraniana que chegou ao nosso país.

Esta iniciativa contou com cerca de 700 participantes, oriundos das regiões do Minho à Estremadura, sendo que a Maia se fez representar com algumas famílias ucranianas, acompanhadas pela Técnica da Divisão de Desenvolvimento Social, Aida Soares, que realçou …” a emoção, a alegria, a saudade e a tristeza, deste povo, vivenciada nesta iniciativa tão importante e cheia de energia, logo, um misto de emoções, sentida por todos os presentes. Algo digno de uma repetição ainda mais alargada, dada a importância do tema e das apresentações ali ocorridas”.

O programa contou com a atuação do Grupo Classe Estrelinhas da Escola de Dança da Associação de Moradores da Quinta da Carreira, do Estoril; a interpretação de música ucraniana pelo Conservatório de Música de Barcelos: Vocal Ensemble, com a Prof. Oleksandra Stepanska; um momento musical por Nataliya Stepanska, com acompanhamento ao piano por Oleksandra Stepanska, do grupo Rayvan; a declamação de um poema por Bikova Valentina, em homenagem à língua ucraniana, seguido da atuação do Grupo Partilha Magnífica, da Associação de Imigrantes da Póvoa de Varzim e Vila do Conde.

No recinto do evento, foi ainda, possível degustar pratos típicos ucranianos, assim como visualizar exposições de pintura, fotografia e artes manuais de artesãos ucranianos.

Este evento teve como objetivo fomentar o convívio, a confraternização entre as famílias ucranianas e a comunidade envolvente.

Consulte Programa