Ação Social CM Maia

img_20210409_al04
img_20210409_wa0023
09 Abril 2021

No polo do Centro Comunitário de Vila Nova da Telha, da Santa Casa da Misericórdia da Maia, a ação ABCigano, integrada na Semana da Interculturalidade e no Dia Internacional do Cigano, desenrolou-se em dois espaços e com clãs distintos e foi realizada em articulação com os técnicos de RSI que apoiam estas famílias.

A adesão à iniciativa foi de entusiasmo e permitiu um melhor conhecimento das pessoas e das suas peculiaridades. De uma forma festiva, as técnicas do MaiaINCLUI tiveram oportunidade de validar e aprofundar aspetos do seu diagnóstico social, para aperfeiçoarem o planeamento das próximas ações de inclusão ativa, igualdade de acesso a oportunidades e aptidões de empregabilidade futura dos membros destes clãs.

A animadora sociocultural Ana Sofia Taveira, descreveu a iniciativa como mobilizadora das capacidades cognitivas e do envolvimento de pessoas de todas as idades, revelando que, “ao longo do dia, desenvolvemos atividades junto das comunidades e fomos ao encontro das suas raízes. Procurámos conhecer mais da sua cultura, através de dinâmicas e jogos. Foi muito interessante testemunhar a participação ativa dos dois clãs”.

Desde os mais novos aos mais velhos, a participação foi ativa e motivadora, aproximando pessoas e culturas, através do interconhecimento, fomentando relações de confiança entre técnicos e participantes e reforçando o respeito pela identidade própria e mutante da etnia, que, lembra Ana Sofia, “é a minoria étnica com mais representatividade na Europa”.

Os jogos e a fotografia, o convite à participação nas várias iniciativas e atividades do Projeto, o facto de terem sido “superadas as melhores expectativas pela afabilidade dos dois clãs” revela a pertinência ação ABCigano, para que o trabalho que se segue seja mais sólido e traga melhor impacto no desenvolvimento e qualidade de vida destes clãs. Sem dúvidas que lhe restem, a educadora social Vânia Monteiro, adianta ainda que “demos voz a quem ano costuma ser ouvido e escutámos quem tem muito para partilhar”, por isso, “a diferença aproximou as pessoas e saímos todos mais enriquecidos”.