Ação Social CM Maia

Maia, Cidade para Todos

20 Março 2019

No passado dia 20 de março, no Palácio Baldaya, em Lisboa,  teve lugar a Cerimónia de Lançamento do Projeto de Mediação Intercultural, na presença da Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, do Alto-Comissário para as Migrações, Pedro Calado, bem como de mediadores e representantes dos municípios envolvidos, das entidades parceiras e da academia.

No âmbito deste projeto foram constituídas doze Equipas de Mediação Intercultural, de modo a permitir uma “intervenção sólida junto das comunidades e dos serviços” e que vão intervir nos municípios da Maia, Moura, Águeda, Idanha-a-Nova, Coimbra, Serpa, Beja, Braga, Fafe, Castelo Branco, Porto e Guimarães.

No caso da Maia, a equipa de mediação intercultural, é constituída por quatro pessoas, três mediadores da comunidade cigana e uma mediadora das comunidades migrantes, com o objetivo  de “apoiar os processos de integração das comunidades mais vulneráveis dos seus concelhos”.

De acordo com informação do gabinete da Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, os projetos têm a duração de três anos e serão financiados com 3,5 milhões de euros de verbas públicas.

“A mediação intercultural hoje em dia é uma ferramenta fundamental para promover espaço de interação positiva, de conhecimento mútuo entre as várias pessoas, entre a diversidade de que são feitas as nossas sociedades”, salientou Rosa Monteiro.