Ação Social CM Maia

Chave de Afetos - Teleassistência a Idosos

09 Janeiro 2020

A Câmara Municipal da Maia em parceria com a Santa Casa da Misericórdia do Porto e quatro outros municípios da Área Metropolitana do Porto, tem em marcha um programa de assistência ao domicílio para seniores sem retaguarda familiar, designado por Chave de Afetos.

O que é o programa Chave de Afetos?
É uma solução que identifica, monitoriza e assiste seniores de forma contínua.

A quem se destina?
A pessoas com mais de 65 anos.
É um serviço gratuito para pessoas com rendimento inferior ao salário mínimo nacional.

Qual o seu objetivo?

• Diminuir o isolamento sénior na área do Grande Porto;
  • Promover a inclusão social e as relações afetivas;
  • Criar um sentimento de segurança no domicílio.

Como funciona?
O Chave de Afetos é um serviço, alicerçado num trabalho em rede de parceiros sociais, que contribui para a sinalização de pessoas idosas em risco, recorrendo a um serviço de teleassistência e de assistência personalizada através de voluntariado. Pretende contribuir para a diminuição do isolamento sénior, ao mesmo tempo que promove a sociabilidade, os afetos e a segurança do idoso.

Serviço de Teleassistência
Aparelho de conversão de acesso automático, disponível 24 horas por dia e 365 dias por ano.
Pulseira com sensor de quedas antialérgica e resistente à água.

Assistência Personalizada
Visitas semanais ou quinzenais opcionais, realizadas por voluntários/as capacitados/as.

Sinalização
Para referenciar um/a idoso/a para o Chave de Afetos, deve contactar o/a técnico/a do Gabinete de Atendimento Integrado Local da sua área de residência.

Mais informações:

dds@cm-maia.pt