Ação Social CM Maia

post__2_vi__1_
post__2_vi__2_
11 Janeiro 2021

O terceiro ano de VOAHR Municípios será dedicado, em grande parte, ao Voluntariado Inclusivo: levantamento e sistematização de boas práticas, à investigação e formação sobre a temática, entre outras atividades, que culminarão numa publicação sobre Voluntariado Inclusivo.

Assim sendo, a Pista Mágica lançou uma Campanha de Levantamento de Boas Práticas de Voluntariado Inclusivo do VOAHR Municípios, que tem como objetivos:

» Consciencializar a população em geral e os agentes de voluntariado sobre o que é o Voluntariado Inclusivo.

» Identificar organizações locais que promovam iniciativas (regulares ou pontuais) de Voluntariado Inclusivo.

» Contribuir para a sistematização de práticas e metodologias de Voluntariado Inclusivo nos 14 municípios VOAHR.

Com esta campanha pretende-se clarificar o significado de Voluntariado Inclusivo e, ainda, dar a conhecer às organizações os benefícios e oportunidades aos quais poderão ter acesso ao participarem

O que é o Voluntariado Inclusivo?

“Programas de voluntariado que incluem como pessoas voluntárias indivíduos que estão habitualmente excluídos do exercício do mesmo, nomeadamente crianças, jovens NEET, pessoas com deficiência, seniores, pessoas com problemas de saúde mental, desempregados de longa duração, migrantes, ex-reclusos, ou outros casos em que se identifique uma situação ou risco de exclusão social.”

Para que possamos compreender que programas e projetos já existem e de que forma se materializam, pedimos a colaboração a todas as organizações locais inseridas nos 14 municípios da Área Metropolitana do Porto, integrantes do VOAHR Municípios, com iniciativas (pontuais ou regulares) de Voluntariado Inclusivo, através do preenchimento do seguinte questionário: https://bit.ly/inqueritoVOAHRvi