Ação Social CM Maia

Ativação do Programa Municipal de Emergência Social - 2023

23 Fevereiro 2023

Iniciativa para apoio na área da habitação, saúde e alimentação foi aprovada pelo Executivo Municipal no Dia Mundial da Justiça Social.

A Câmara Municipal da Maia ativou o Programa Municipal de Emergência Social para 2023, no valor global de 400 mil euros.

Apresentado e aprovado em reunião do Executivo, realizada a 20 de fevereiro, este programa concretiza um apoio financeiro excecional, pontual e temporário a agregados familiares em situação de emergência social grave, para fazer face a dificuldades no âmbito da habitação, dos cuidados de saúde e da alimentação, procurando chegar a um maior número de famílias.

“A Câmara Municipal da Maia está muito atenta à realidade e esta decisão reflete a preocupação perante a crise económica e social que se vive em Portugal”, afirma Emília Santos, Vice-Presidente e Vereadora do Pelouro do Desenvolvimento Social e Demografia.

Em concreto, o Programa Municipal de Emergência Social possibilita às famílias da Maia o apoio com a renda ou prestação do empréstimo bancário relativo à habitação, às despesas de água, eletricidade, gás, medicamentos, meios complementares de diagnóstico, entre outros custos relacionados com a saúde.

No que concerne ao apoio alimentar, este é concretizado através da parceria com a Santa Casa da Misericórdia da Maia, à Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação da Maia e às Conferências Vicentinas do Conselho de Zona da Vigararia da Maia e Conselho de Zona Nossa Senhora da Paz, através da Associação das Obras Sociais São Vicente de Paulo, instituições que asseguram a distribuição de cabazes alimentares por cerca de 1500 famílias maiatas.

De referir que, para se usufruir deste programa, é necessária a apresentação de candidatura junto do Gabinete de Atendimento Integrado Local (GAIL) da área de residência, conforme está explicado em: https://www.cm-maia.pt/desenvolvimento-social-e-demografia/programa-municipal-de-emergencia-social.