Cultura CM Maia

WORLD PRESS PHOTO 2022

29 Out a 20 Nov
Adicionar a calendário 2022-10-29 00:00:00 2022-11-20 00:00:00 Europe/Lisbon WORLD PRESS PHOTO 2022 Evento
WORLD PRESS PHOTO 2022
Cultura

Inaugura no próximo dia 28 de outubro, às 18h30, a exposição World Press Photo 2022, que estará patente no Fórum da Maia, entre 29 de outubro e 20 de novembro.

O concurso World Press Photo é a principal competição do mundo para fotógrafos de imprensa, fotojornalistas e fotógrafos documentais, a nível profissional, e estabelece os padrões da profissão. O concurso deste ano atraiu 4.066 fotógrafos de 130 países. No total, foram apresentadas a concurso 64.823 fotografias.
Para oferecer um mais global e melhor equilíbrio geográfico de perspetivas, a fundação World Press Photo lançou uma nova estratégia regional este ano, alterando a configuração do concurso anual e da atribuição de prémios. Assim, as fotografias e histórias estão divididas em seis regiões do mundo – África, Ásia, Europa, América do Norte e Central, América do Sul e Sudeste Asiático e Oceania - e em quatro categorias baseadas em formato: Fotografia do Ano da World Press Photo, Formato Aberto, Prémio Projeto de Fundo e Fotografia Individual. Essas categorias acolhem entradas que documentam novos momentos, eventos e consequências, bem como questões ou soluções sociais, políticas e ambientais.

“Kamloops Residential School”, de Amber Bracken, para o The New York Times, foi premiada com a Fotografia do Ano da World Press Photo. “Salvando Florestas com Fogo”, por Matthew Abbott, Austrália, para a National Geographic/Panos Pictures, foi premiada com a Reportagem do Ano da World Press Photo. A “Distopia Amazónica”, de Lalo de Almeida, Brasil, para a Folha de São Paulo/Panos Pictures, recebeu o Prémio Projeto de Fundo da World Press Photo. “Blood is a Seed”, de Isadora Romero, Equador, recebeu o Prémio Formato Aberto da World Press Photo. A obra premiada convida-nos a refletir sobre os efeitos devastadores da colonização e a importância de preservar o conhecimento indígena.

É prestigiante para o Município da Maia ter a possibilidade de apresentar esta excelente mostra de fotografia jornalística e pertencer ao restrito grupo de cidades da europa e do mundo que acolhem este evento todos os anos. A World Press Photo realiza-se na Maia há 23 anos e é já um acontecimento de grande relevância no nosso Município e na Região Norte, aguardado com enorme expectativa pelos milhares de pessoas que habitualmente visitam a exposição. Todos os anos a exposição recebe cerca de 8.000 visitantes, incluindo visitas de estudo organizadas por instituições de ensino.

Esta exposição mostra de uma forma precisa, justa e visualmente atraente o que de mais relevante aconteceu no mundo em 2021, promovendo uma reflexão sobre os tempos atuais e sensibilizando cada um de nós para a existência de desafios globais para os quais todos podemos e devemos prestar o nosso contributo.
Sabendo que uma imagem tem mais força e gera mais atenção do que qualquer mensagem escrita, tendo por isso maior poder de impulsionar os cidadãos para uma cidadania ativa, a Câmara Municipal da Maia entende que esta exposição é uma excelente forma de reforçar a afirmação e pertinência dos pilares da agenda 2030 para todos os cidadãos, e para todos os territórios do mundo, sejam eles mais ou menos desenvolvidos.

Nesse contexto, a Câmara Municipal da Maia irá abordar a exposição encarando-a na perspetiva da agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável e mostrando como os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável estão relacionados com cada fotografia premiada retratada.

Terça-feira a Domingo, das 10h às 22h.
Gratuito.
As instituições de ensino podem agendar visitas de estudo através do email: infocultura@cm-maia.pt