Passar para o Conteúdo Principal Top
Cultura CM Maia
Logótipo da Câmara Municipal de Maia

Um final de verão em grande na Maia

18 Ago a 07 Out
Adicionar a calendário 2022-08-18 00:00:00 2022-10-07 00:00:00 Europe/Lisbon Um final de verão em grande na Maia Evento
Um final de verão em grande na Maia
Cultura

UM FINAL DE VERÃO EM GRANDE NA MAIA

O aproximar do final do mês de agosto é para a grande maioria o regresso das férias. O sol esconde-se mais depressa, as crianças regressam à escola, os transportes públicos estão mais cheios, já é mais difícil arranjar aquele lugar de estacionamento, é hora de tirar um casaquinho de malha do guarda roupa…, mas também há coisas boas como a programação de atividades da Divisão de Cultura da Câmara Municipal da Maia que tem agendado concertos, exposições, teatro e workshops para Famílias, desde o último fim de semana de agosto até aos primeiros quinze dias de outubro. Um final de verão em grande é o que o espera na Maia com as atividades do Museu na Feira das Cebolas, o regresso de Miguel Araújo ao Fórum da Maia para contar umas histórias, o Maia Blues Fest que este ano apresenta um cartaz com Vitor Bacalhau, Budda Power Blues & Maria João e Nico Drums & Blues, Wax & Boogie, de Espanha, e Archie Lee Hooker (sobrinho do lendário John Lee Hooker) dos Estados Unidos da América, o Festival de Música Folk da Maia que apresentará no palco do Parque da Cidade Desportiva da Maia quatros excelentes grupos de música tradicional portuguesa, Amara Quartet, Uxu Kalhus, Seiva e Arrefole. Em setembro inaugura nova exposição no Fórum da Maia, após “Contradições” (2014), João Araújo regressa com “Des(construções)”, e em outubro uma homenagem a Chico Buarque com uma exposição de caricaturas sobre o ícone da música brasileira e um concerto tributo que assinalará da melhor forma o Dia Mundial da Música.
Para a primeira quinzena de outubro, o melhor do teatro cómico com a edição 27 do Festival Internacional de Teatro Cómico da Maia.
Não haverá areia nem mar, nem serra e rio, mas não faltarão motivos para estar Feliz…, na Maia.

27 e 28 de agosto
Museu de História e Etnologia da Terra da Maia
Feira das Cebolas

No último fim de semana de agosto, como manda a tradição, acontecerá a recriação da Feira das Cebolas que visa sobretudo a salvaguarda do património material e imaterial, com enfoque nas tradições como forma de perpetuar a memória das gentes da Maia. Com a cebola como figura central, ao natural e nos petiscos de gastronomia tradicional, confecionados no local pelos grupos de folclore que na Feira participam, aqui podem ser adquiridas as cebolas e uma mão cheia de experiências e vivências de uma tradição secular que se espera que seja perpetuada ao longo dos tempos.
A ter lugar na Praça 5 de Outubro com a envolvente Museu de História e Etnologia da Terra da Maia e o Monte de Santo Ovídeo como pano de fundo, esta Feira das Cebolas conta com a participação do Grupo de Folclore Os Fontineiros da Maia (com confeção de petiscos e iguarias regionais de outros tempos), com fumeiro, doçaria, e animação de rua e procura sensibilizar a população para as tradições, mantendo-as vivas sempre com os olhos postos no futuro.
27 e 28 de agosto
Horário do Museu
09h00-12h30
14h00-17h30
20h00-24h00
Atividades no Museu (Sujeitas a marcação*):
- Visitas guiadas orientadas às exposições do Museu;
Atividades para famílias / workshops
-Comunicar com Imagens
-A arte na Pré-história;
Visualização do filme “Um Chá nas Nuvens” com projeção na sala da exposição "A Empreza do Bolhão – 100 anos de historia(s)".
Nesta sessão iremos recordar um dos maiores visionários da publicidade em Portugal – Raul de Caldevilla que, ligado à primeira produtora cinematográfica a nascer no Norte, a Invicta Filmes, realizou o seu primeiro filme em 1917: ´Um Chá nas Nuvens´, um pequeno filme onde podemos ver o que de melhor se produziu no nosso país há mais de 100 anos.
* Marcações:
- museu@cm-maia.pt
- Tel. 229 871 144

8 de setembro, 21h30
Grande Auditório do Fórum da Maia
“Conta-me Histórias”, com Miguel Araújo

No dia 8 de setembro, pelas 21h30, Miguel Araújo volta ao Fórum da Maia, desta vez para contar algumas histórias do seu percurso profissional e para interpretar alguns dos seus temas musicais, numa sessão do “Conta-me Histórias”.
O “Conta-me Histórias” é um ciclo de conversas-concerto com conhecidos músicos e artistas do panorama musical português, onde são entrevistados em palco, num ambiente intimista, e onde partilham e revelam particularidades do seu percurso profissional, como o processo de criação. Ao longo da conversa interpretam alguns dos seus temas mais conhecidos do seu reportório musical, num formato acústico, fazendo-se acompanhar de uma guitarra ou outro instrumento musical. Trata-se de um formato irreverente, por onde já passaram grandes nomes da música portuguesa, cuja conversa é conduzida por dois grandes entrevistadores, designadamente o programador cultural e jornalista musical Artur Silva e o jornalista e crítico literário Tito Couto. Estes, enquanto mediadores da conversa-concerto, interagem com os artistas, de uma forma informal, descontraída e com algum sentido de humor, proporcionando ao público em geral uma sessão muito agradável e com muito boa disposição.
Uma sessão a não perder com o célebre Miguel Araújo, que será, como disse o músico Samuel Úria “provavelmente, o melhor fazedor de melodias em Portugal”.
90 minutos
M/6
BILHETEIRA:
Bilhetes à venda a partir de 1 de agosto.
Preço: 5,00€
Locais de Venda:
. Fórum da Maia (segunda a sexta: 09h00 - 12h30 | 14h00 - 17h30 e uma hora antes do espetáculo).
. Biblioteca Municipal da Maia, 1 a 31 de agosto (segunda a sexta: 09h00 - 12h30 | 14h00 - 17h30); a partir de 1 de setembro (segunda: 18h00 - 23h00 | terça a sexta: 09h30 - 23h00 | sábado: 09h30 – 22h30).
. Maia Welcome Center (segunda a sexta: 09h00 – 18h00 | sábado e domingo: 10h00 – 17h00)
. Bilheteira On-line: https://bit.ly/3JlLXjt
Os lugares destinados à mobilidade reduzida apenas podem ser adquiridos nas bilheteiras locais, nos respetivos horários de funcionamento.
Créditos da imagem: © Paulo Bico

16 a 18 de setembro
Auditório Exterior do Fórum da Maia
Maia Blues Fest

A 4ª edição do Maia Blues Fest – Festival Internacional de Blues da Maia, promovida pelo Pelouro da Cultura da Câmara Municipal da Maia com produção da Trovas Soltas, vai decorrer entre os dias 16 e 18 de setembro no Auditório Exterior do Fórum da Maia, com entrada livre.
A exemplo das edições anteriores, o Maia Blues Fest em 2022 apresentará artistas nacionais, Vitor Bacalhau, Budda Power Blues & Maria João e Nico Drums & Blues, e estrangeiros, Wax & Boogie, de Espanha, e Archie Lee Hooker (sobrinho do lendário John Lee Hooker).dos Estados Unidos da América.
O programa da presente edição do Maia Blues Fest é o seguinte:
16 de setembro (sexta-feira)
Vitor Bacalhau (POR) | 18h00
Archie Lee Hooker (EUA) | 21h30
17 de setembro (sábado)
Wax & Boogie (ESP) | 18h00
Budda Power Blues & Maria João (POR) | 21h30
18 de setembro (Domingo)
Nico Drums & Blues (POR) 16h30

17 de setembro a 9 de outubro
Fórum da Maia
Exposição "DES(CONSTRUÇÕES)", de João Araújo

Após “Contradições” (2014), João Araújo regressa ao Fórum da Maia com “Des(construções)”, de 17 setembro a 9 de outubro, uma exposição promovida pelo Pelouro da Cultura da Câmara Municipal da Maia resultante de um processo de criação através da transformação, consciente ou não, de construção de imagens plásticas e harmónicas com um significado estético e produção de reflexões.
Estas imagens, resultam da desconstrução de outras, agregando recortes, tintas e traços que se combinam, sem pretensões figurativas, proporcionando um caminho de observação, numa estética, por vezes incoerente, mas visualmente equilibrada, na perspetiva do autor.
O conteúdo das pinturas não é referente, antes adquire um caráter de interjeição, ou um pretexto de exclamação, deixando ao critério de cada um a interpretação que as imagens sugerem, como janelas de diferentes possibilidades.
A proximidade ou a distância do observador relativamente a cada imagem, permite leituras visuais dissonantes dando conteúdo ao título da exposição.
Terça a Domingo, das 10h00 às 22h00.
Gratuito.

23 e 24 de setembro
Parque da Cidade Desportiva da Maia
Festival de Música Folk da Maia

A 2ª edição do Festival de Música Folk da Maia, promovida pelo Pelouro da Cultura da Câmara Municipal da Maia com produção In Rock We Trust, vai decorrer entre os dias 23 e 24 de setembro no Parque Cidade Desportiva da Maia, com entrada livre.
A exemplo da edição de 2021, o Festival de Música Folk da Maia em 2022 apresentará apenas artistas nacionais divididos em dois blocos de atuações. Na sexta-feira, 23 de setembro, Amara Quartet abre o festival às 18h30, para após o jantar, 21h30, Uxu Kalhus, encerar o primeiro dia. No sábado, às 18h00, sobe ao palco os Seiva, sendo que os Arrefole encerram a presente edição com concerto agendado para as 21h30.
Novidade na presente edição é o Food Court, uma zona de restauração de apoio ao festival de forma a fixar as pessoas na área do evento durante o período entre concertos.
O programa da presente edição do Festival de Música Folk da Maia é o seguinte:
23 de setembro (sexta-feira)
Amara Quartet (POR) | 18:30
Uxu Kalhus (POR) | 21:30
24 de setembro (sábado)
Seiva (POR) | 18:00
Arrefole (POR) | 21:30

1 de outubro, 21h30
Dia Mundial da Música
Grande Auditório do Fórum da Maia
Concerto “Quem te viu, Quem te vê – homenagem a Chico Buarque”

O Pelouro da Cultura da Câmara Municipal da Maia apresenta, no dia 1 de outubro, no âmbito do Dia Mundial da Música, no Grande Auditório do Fórum da Maia, o espetáculo “Quem te viu, Quem te vê – homenagem a Chico Buarque”, com entrada livre.
"Quem te viu, quem te vê" é a merecida homenagem a Chico Buarque de Hollanda, um ícone da Música Popular Brasileira, interpretada pelos prestigiados artistas brasileiros Marcus Lima (voz e violão) e Thaís Motta (voz), que apresentam neste concerto um repertório dedicado aos grandes clássicos de Buarque.
Assim como Chico Buarque, que despontou para o mundo artístico na década de 60 do século passado participando nos célebres Festivais da Canção que mobilizavam plateias e estádios, Marcus Lima também é conhecido pelas suas presenças em festivais musicais, dos quais venceu alguns com o seu trabalho autoral. O cantor, compositor e violonista tornou-se respeitado pela qualidade inovadora do seu repertório e pela sua interpretação vocal, registando já 23 anos de carreira com diversos discos editados e composição de canções para cinema.
A cantora e compositora carioca Thaís Motta é dona de um estilo consistente e maleável que já a levou a gravar com os mais variados projetos e em contextos muito diversificados, marcando presença em prestigiados festivais de Jazz. Além de intérprete, possui formação em Teatro e Dança e colaborou em importantes musicais. É considerada pela crítica musical especializada como uma das grandes intérpretes da obra de Chico Buarque.

1 a 16 de outubro
Galerias do Fórum da Maia
Exposição “Quem te viu, quem te vê” Caricaturas em homenagem a Chico Buarque

O Fórum da Maia recebe entre 1 a 16 de outubro a exposição “Quem te viu e quem te vê”, composta por caricaturas inéditas de Chico Buarque.
A exposição exibe caricaturas selecionadas num concurso brasileiro, que teve como objetivo homenagear um dos principais artistas da música brasileira, Chico Buarque, incentivando trabalhos autênticos e criativos a partir de uma linguagem divertida para todas as idades. Os desenhos foram avaliados pelos jurados Cássio Loredano, desenhista profissional, Bruno Liberati, jornalista, e Eduardo Baptistão, ilustrador e publicitário.
Gratuito

7 a 16 de outubro
Fórum da Maia
XXVII Festival Internacional de Teatro Cómico da Maia

O Festival é uma iniciativa da Câmara Municipal da Maia com direcção artística e produção do Teatro Art'Imagem.
Diariamente, durante 10 dias há animação de rua, espetáculos no Grande Auditório, com capacidade para 700 lugares, e Café-Teatro, para 150 pessoas. Ao fim-de-semana há espetáculos dirigidos às crianças.
O teatro cómico é apresentado em todas as suas dimensões e disciplinas: a comédia, o teatro de rua, a mímica, a animação, stand-up comedy, musical, o novo circo, marionetas e fantoches, café-teatro, o clown e traz à cidade da Maia de 25 a 30 companhias, para mais de 10 mil espectadores.
No Festival, além de companhias portuguesas, já participaram companhias vindos de países tão diferentes como a Espanha (nomeadamente Galiza, Madrid, Catalunha, Leão e País Basco), França, República Checa, Itália, Bélgica, Suíça, Inglaterra, Canadá, Estados Unidos, Argentina, Brasil, Cabo Verde, Alamanha, Austrália, etc.
Este é o único festival exclusivamente dedicado ao teatro cómico que se realiza em Portugal.
Programa e informações de bilheteira brevemente.