Cultura CM Maia

UIVO 8 - Mostra de Ilustração da Maia

11 Jan a 17 Fev
Adicionar a calendário 2019-01-11 15:43:00 2019-02-17 15:43:00 Europe/Lisbon UIVO 8 - Mostra de Ilustração da Maia Evento
UIVO 8 - Mostra de Ilustração da Maia

11 de janeiro a 17 de fevereiro
Inauguração: 11 de janeiro, 21h30, seguida de conversa com os artistas, 22h00.
Fórum da Maia / Centr'Arte
UIVO 8 – Mostra de Ilustração da Maia

Com curadoria de Cláudia Melo, esta mostra pretende ser um pensamento acerca da ilustração contemporânea. Nesta edição a ideia para a agregação dos vários e diversos autores e obras teve como objetivo a afirmação da ilustração na cultura visual contemporânea onde será imprescindível o questionamento da (não) especificidade deste medium.
Parte-se da vontade de exercer pensamento acerca do que é a ilustração nos nossos dias. Perguntar, ainda, e voltar a perguntar qual é o campo discursivo desta expressão. Quem são os seus atores, quais as suas metodologias, processos de conceção e produção.
Valha-nos a antiguidade do assunto, mas valha-nos igualmente ainda a necessidade das interrogações como: É ilustração? É desenho? Ou pintura?
Apartada da sua intenção e função, de ser entendida como complementar, a ilustração pratica-se hoje, como aliás todas as outras expressões artísticas, de forma híbrida a mover-se em terreno vago. Mas não perde força. Ganha-a. Afirma-se. Impregna-se de camadas e camadas de sentido. Será agora a altura de juntarmos tudo isto numa exposição que nos apresenta peças artísticas, seus autores e suas reflexões. Que nos devolve ilustração da ilustração, mas também da pintura, do design, do graffiti, do desenho, da escrita...

Aberta ao público: de terça a domingo das 09h00 às 22h00
Entrada gratuita

A UIVINHO 1, novidade desta edição é uma mostra de ilustração dedicada ao público mais novo.
Com um objetivo centrado na proximidade com a comunidade, apostando na formação de públicos e no trabalho de fundo com as faixas etárias mais jovens. O público infanto-juvenil terá aqui a oportunidade de participar numa mostra de ilustração com trabalhos criados por eles próprios através das ações de serviço educativo agregadas.

UIVINHO - WORKSHOPS DE ILUSTRAÇÃO
"O meu uivo é mais ... do que …."
Processo desencadeador de experiências relacionadas com o ato de ilustrar, convocando as expressões artísticas e as suas múltiplas combinações. Cada participante será convidado a criar uma ilustração mobilizando, para o efeito, diferentes técnicas e recursos. A multiplicidade de materiais e suportes procuram desafiar diferentes abordagens na conceção, observação e interiorização da Ilustração.
Local: Sala do Serviço Educativo da Biblioteca.
Formadores: Susana Lopes / Adriana Fontelas (monitor) / Margarida Fonseca
Nº máximo de inscrições por workshop: 28
Público-alvo: dos 6 aos 14 anos
Datas: sábados, 19 janeiro e 2 fevereiro
Os trabalhos resultantes destes workshops, integrarão a exposição “UIVINHO 1”

UIVO 8 - VISITAS GUIADAS
Visitas à Mostra de Ilustração da Maia Uivo 8, direcionadas ao público em geral.
Monitores: Margarida Fonseca e Pedro Ruiz
Nº máximo de inscrições: 20