Cultura CM Maia

'Teoria da Relatividade', de Rui Xerez de Sousa| Teatro a ler

15 Jun
Adicionar a calendário 2023-06-15 00:00:00 2023-06-15 00:00:00 Europe/Lisbon "Teoria da Relatividade", de Rui Xerez de Sousa| Teatro a ler Evento
"Teoria da Relatividade", de Rui Xerez de Sousa| Teatro a ler

15 de Junho, 21h00

Quinta da Caverneira

"Teoria da Relatividade", de Rui Xerez de Sousa| Teatro a ler (comunidade de leitores)

Fundo Teatral Art’Imagem/C.M.Maia

Entrada livre

Uma autora de contos infantis vê-se acusada de ter escrito uma sátira política encapotada. Confrontada com as repercussões da escrita desses conteúdos, deve agora escolher entre defender a sua liberdade, criativa e ideológica, ou abdicar da sua individualidade artística em nome de uma suposta segurança.

Teoria da Relatividade estreou a 5 de Maio de 2021 no Teatro Meridional e foi classificada por Frederico Bernardino como uma «peça metódica, cirúrgica e de uma notável economia narrativa, capaz de, em pouco mais de uma hora, desassossegar e inquietar o espectador, retirando-lhe, cena a cena, o chão de debaixo dos pés».

Rui Xerez de Sousa (1979) é poeta e dramaturgo. Publica a sua primeira peça, «História de um Assassino Vulgar e outras peças», em 2002, na editora Angelus Novus. Em 2017 é seleccionado para participar na 4.ª edição do Laboratório de Dramaturgia do Teatro Meridional. Deste Laboratório resultou a publicação da peça «Frente à minha Televisão Sou Eu o Imperador»,peça que integrou, em 2021, o Projecto Teatro Radiofónico do Teatro Meridional. Em 2018 publica «Ao Ouvido do Diabo» (poesia) na editora Companhia das Ilhas, obra que integrou a lista de semifinalistas do prémio internacional Oceanos 2019. Em 2020 publica a peça «A Vacina», nas Edições Húmus e é seleccionado para participar no 1.º Laboratório de Adaptação de Textos para Teatro do Teatro Meridional. Em 2021, cria o texto «Dona Europa», representado no Festival Artes à Rua (Évora) e, a convite do Teatro Meridional, cria a peça «Teoria da Relatividade», que esteve em cena de 5 de Maio a 6 de Junho de 2021, em Lisboa, com encenação de Miguel Seabra. Em 2022, publica «Lúmen» (poesia), nas Edições Húmus e colabora com a Equipa de Missão da Candidatura de Évora a Capital Europeia da Cultura, onde trabalhou com Paula Garcia e Joana Craveiro. Em 2023, a peça «Pinóquio e o Lençol Mágico», criada no Laboratório de Adaptação de Textos para Teatro é representada pelo Teatro Meridional, com encenação de Patrícia. Colabora, ainda, em projectos com a Companhia Alma D’Arame (Montemor-o-Novo) e com a actriz Cláudia Lázaro.