Cultura CM Maia

'Prazer, Camaradas!', de José Filipe Costa

23 Abr
Adicionar a calendário 2022-04-23 00:00:00 2022-04-23 00:00:00 Europe/Lisbon "Prazer, Camaradas!", de José Filipe Costa Evento
"Prazer, Camaradas!", de José Filipe Costa

23 de abril, 21h30
Auditório Municipal Venepor
cineclube da maia
"Prazer, Camaradas!", de José Filipe Costa

1975 – pós revolução 25 de Abril. Eduarda, João e Mick viajam da Europa do Norte para trabalhar nas cooperativas das herdades ocupadas em Portugal: conseguirão trazer a revolução sexual aos campos de Portugal? Prazer, Camaradas!, o novo filme de José Filipe Costa, é, como diz o realizador, a dramatização “das memórias de uma revolução que não foi apenas política, mas também sexual e de costumes”, confrontando as ideias e os comportamentos de estrangeiros e portugueses sobre a intimidade e a vivência da sexualidade.

Teve estreia internacional em Agosto de 2019, no Festival de Locarno (Suíça) – junta histórias vividas em cooperativas e aldeias portuguesas no pós-25 de Abril de 1974, contadas por portugueses e estrangeiros que as viveram. Na trama, alguns dos actores são as pessoas que, em 1975, vieram ou regressaram a Portugal para participar na revolução. "Não podia pôr actores a fazerem isto como na época, nem usar actores-estátuas a dizerem textos", explica Costa. "Como então pôr os documentos a falar? E tive esta ideia de pôr estas pessoas com 61 e tal anos neste limbo. O jogo era muito simples, eles viverem com aquele corpo como se estivessem a viver no passado, e eu não sabia o que ia sair daí, e fui sendo surpreendido, muito surpreendido."

2019 | PT | 1h 45min | COMEDIA, HISTORICO
23 de abril de 2022 às 21h30