Cultura CM Maia

29 Abr a 14 Mai
Adicionar a calendário 2023-04-29 00:00:00 2023-05-14 00:00:00 Europe/Lisbon “Os Limites do Desenho - vol. 3” Evento

28 de abril a 14 de maio

Fórum da Maia – Café Concerto

“Os Limites do Desenho - vol. 3”

Exposição de desenho dos alunos do segundo ano de Artes Visuais e Tecnologias Artísticas (AVTA) da Escola Superior de Educação do Porto

O desenho é uma forma de tornar visível. O desenho, como linguagem de construção de mundo, dá forma a algo que ainda não existe na realidade tangível. Dentro da subjetividade reside o olhar, que se caracteriza particularmente por quem vê, tornando a experiência do desenho em algo sempre único.

Dessa consciência surge esta proposta académica que se propõe incentivar o desenho como investigação ou como ferramenta de compreensão do mundo, sabendo que a única forma de o fazer é começar por conhecer melhor o que está à nossa volta. O que esta unidade curricular propõe é que, após uma aprendizagem do desenho de observação do real, e de uma repetição sistemática e rotineira dessa prática, o aluno compreenda que pode relacionar-se com a arte contemporânea que está acostumado a ver nos Museus.

No decorrer do trabalho, os alunos recolheram, justificando exemplos de artistas/obras que utilizam a linguagem do desenho de uma forma não convencional, e cruzaram essas referências com os seus próprios interesses, dando origem a uma metodologia de criação artística.

As propostas que aqui se apresentam são os resultados destes projetos individuais que, partindo diretamente do desenho como metodologia e como linguagem autónoma, se aventuraram noutras direções, abrangendo colagem, pintura, vídeo, performance, instalação e construção de objetos. Esta exposição é uma oportunidade de criar uma conversa entre todos os projetos, e os seus públicos. Que possamos todos usufruir desta partilha.

Participantes:

Ana Lee, Ana Rita Ramos, Andreia Rodrigues, Asif Faruky, Beatriz Coelho, Camila Poças, Diana Bessa, Elisa Ferretti, Ester Fernandes, Inês Sousa Santos, Joana Velhote, Joana Manaia, Juliana Loubacker, Leonor Mauia, Leonor Silva, Maria José Pinto, Mariana Geraldes, Paulo Ferreira, Rafaela Fernandes, Sara Ferreira, Soraia Tavares, Sónia Oliveira, Teresa Rodrigues

Coordenação:

Joana Mendonça (ESE.IPP) UTC Artes Visuais