Cultura CM Maia

OPEN CALL “10 minute projects“ (regulamento)

23 Dez a 07 Fev
Adicionar a calendário 2019-12-23 15:49:00 2020-02-07 12:33:00 Europe/Lisbon OPEN CALL “10 minute projects“ (regulamento) Evento
OPEN CALL “10 minute projects“ (regulamento)

OPEN CALL
“10 minute projects“

A Câmara Municipal da Maia, através da sua Divisão da Cultura, está a promover desde o dia 6 de dezembro, a 9ª edição da UIVO - Mostra de Ilustração da Maia.
Com curadoria de Cláudia Melo, a exposição é composta por 32 artistas nacionais e internacionais. Acompanhando as celebrações dos 500 anos do Foral da Maia, a ideia da curadoria propõe uma reflexão acerca da Ilustração e dos territórios.

Além da exposição, a mostra conta ainda com uma Talk de encerramento com oradores nacionais e internacionais, a realizar-se no dia 21 de fevereiro., que integra as apresentações publicas dos projetos selecionados nesta open call, uma conversa com oradores nacionais e internacionais e workshops.

Promovida pela Câmara Municipal da Maia através da sua divisão da Cultura e pela Escola Superior de Design do IPCA, esta Open Call tem como objetivo incentivar todos os ilustradores, estudantes ou profissionais, a apresentarem e divulgarem os seus projetos e/ou portfólios, em formato “pitch”, com o objetivo de criar massa crítica sobre a atividade da ilustração.

Regulamento

A escolha dos projetos para este modelo será feita por concurso, aberto a todos os interessados na área da ilustração, no território nacional. Os projetos selecionados serão apresentados no dia 21 de fevereiro de 2019, integrados na programação de encerramento da Uivo 9 Mostra de Ilustração da Maia, no Fórum da Maia.

Destinatários
Este concurso é aberto a todos os interessados que trabalham na área da ilustração ou áreas afins, como artes plásticas, design gráfico, animação, etc., onde a ilustração seja parte integrante dos seus processos de trabalho.

Datas
O período para submissões de propostas realiza-se entre os dias 23 de dezembro e 31 de janeiro de 2020. Todos os trabalhos deverão ser enviados até às 23h59 do dia 7 de Fevereiro de 2020.

Submissão de trabalhos
Cada participante deverá enviar a sua proposta de apresentação de projeto para o email: opencall_uivo@ipca.pt

As propostas deverão ser constituídas por:

A) Apresentação:
Conjunto de slides com a apresentação do seu trabalho de ilustração.
Sendo que a apresentação não poderá exceder os 10 minutos.
Esta apresentação deverá:
- estar em formato PDF;
- estar na orientação horizontal, com o intuito de ser projetada;
- ter um limite máximo de 10 páginas;
- quando feita oralmente, a apresentação não deverá exceder os 5 minutos;
- o ficheiro PDF deverá estar identificado com o nome do autor, exemplo: Ana_Alves.pdf;
- o ficheiro não deverá ultrapassar os 5MB.

B) Memória descritiva:
- identificação do autor (nome, contacto de email, telefone, breve biografia);
- breve memória descritiva da proposta apresentada;
- deverá ser enviada em formato PDF.

C) Carta de compromisso:
- breve texto onde o participante garante que é o autor do trabalho com que participa;
- deverá estar assinada (digitalmente);
- deverá ser enviada em formato PDF.

As propostas que não cumpram os critérios e requisitos acima descritos serão excluídas do concurso.

Critérios de seleção
Os critérios usados para a avaliação dos trabalhos serão a originalidade, organização e clareza da exposição do trabalho; a qualidade dos desenhos e da composição; a originalidade técnica e respetiva qualidade de execução; a coerência gráfica da proposta.

Júri e decisão
O júri será composto por 1 representante da Câmara Municipal da Maia, que preside, pela Curadora da UIVO e por 2 representantes da Escola Superior de Design.
Não haverá recurso da decisão do júri.

Direitos de Reprodução
Os autores participantes neste “pitch” autorizam a Câmara Municipal da Maia a fotografar e filmar as apresentações para divulgação dos ilustradores e do evento sem qualquer contrapartida monetária.

A participação neste “pitch” implica a aceitação incondicional deste regulamento, assim como das decisões do júri. Qualquer questão omissa neste regulamento será decidida pelo júri ou pelas entidades promotoras do concurso.
A Câmara Municipal da Maia reserva-se o direito de efetuar qualquer modificação ao presente regulamento passando as mesmas a vigorar a partir da sua publicitação.
Para mais informações contactar: opencall_uivo@ipca.pt