Cultura CM Maia

Oficina de Iniciação à construção de livros pop-up

08 e 09 Dez
Adicionar a calendário 2017-12-08 16:10:00 2017-12-09 16:10:00 Europe/Lisbon Oficina de Iniciação à construção de livros pop-up Biblioteca Municipal da Maia
Oficina de Iniciação à construção de livros pop-up
image__9_
Cultura

Nos dias 8 e 9 de dezembro vai realizar-se na Biblioteca Municipal da Maia um Workshop/Oficina de "Iniciação à Construção de Livros Pop-Up".

Esta formação deverá ter enfoque na especificidade técnica e dificuldade inerente a este tipo de publicações.

Com uma história já longa e que segundo alguns autores remonta ao século XIII, apenas no século XX, precisamente em 1932, é que o livro "Pinocchio", de Harold Lentz, é registado pela editora nova-iorquina Blue Ribbon e assim patenteado o termo/designação Pop-Up. "Pop up" (aparecer ou surgir em português) é o termo inglês utilizado universalmente para designar livros em que a abertura de uma página dupla provoca um movimento que faz com que elementos recortados e dobrados se levantem para formarem uma figura tridimensional. Reciprocamente, o fechar da página faz colapsar a figura tridimensional, regressando o livro ao seu aspeto tradicional. Nos nossos dias existe mesmo uma sociedade chamada "The Movable Books Society" que de dois em dois anos realiza uma conferência, sempre nos Estados Unidos da América, e atribui prémios para os melhores engenheiros do papel e artistas.

Os livros Pop-Up parecem estar a reaparecer e a despontar o interesse de muitos leitores e artistas, tanto pela sua extraordinária experiência sensitiva e sensorial, como pela própria defesa dos direitos de autor, copyright e anti pirataria. De facto, é impossível transpor um livro pop-up para um suporte digital (sem que perca toda a espetacularidade) e mesmo em fotografia perde quase toda a sua capacidade de motivação.

Horário:

8 e 9 de dezembro, 10h00 - 13h00 / 14h30 - 18h00

Local:
Biblioteca Municipal da Maia
Informação adicional:

Lotação: máx 15 pessoas
Gratuito
Contatos: tel.+ 351 22 940 86 38, biblioteca@cm-maia.pt, cerralivros.associacao@gmail.com
Inscrições: cerralivros.associacao@gmail.com