Cultura CM Maia

Música Pelo Concelho - Música Pelo Património 2023 I MARIA MONDA

22 Set
Adicionar a calendário 2023-09-22 00:00:00 2023-09-22 00:00:00 Europe/Lisbon Música Pelo Concelho - Música Pelo Património 2023 I MARIA MONDA Evento
Música Pelo Concelho - Música Pelo Património 2023 I MARIA MONDA

Música Pelo Concelho - Música Pelo Património 2023

Outubro é o mês da música e para celebrar em pleno esta arte performativa, a Divisão de Cultura da Câmara Municipal da Maia, com colaboração das Juntas de Freguesia, promove mais uma edição do projeto musical “Música pelo Concelho – Música pelo Património”, que assenta na valorização e promoção do património cultural do concelho.

Com vista à descentralização cultural, esta iniciativa consiste na realização de atuações musicais em imóveis do património arquitetónico existente em cada freguesia, possibilitando ao público em geral a fruição de concertos mais intimistas, de diferentes estilos musicais, contribuindo, assim, para a criação e fidelização de públicos.

Durante os meses de setembro e outubro, será apresentado um programa com distintas expressões musicais, onde se celebra a música e o património.

22 de Setembro, sexta-Feira, 21h30

Castêlo da Maia - Igreja Paroquial de São Pedro de Avioso

Entrada livre

MARIA MONDA

Sofia Adriana Portugal, Susana Quaresma e Tânia Cardoso partilham o gosto pela pesquisa vocal, sonora e cénica. Estas são as três mulheres que mondam canções e saberes antigos de forma contemporânea, através do canto polifónico e dos ritmos da percussão. Cantam repertório do cancioneiro lusófono ou ibérico, mas também composições originais que acentuam a força da palavra e da poesia. Mondar significa limpar e afastar o supérfluo e para as Maria Monda o essencial é o tecer das vozes ora em sedas suaves, ora em mantas rudes, cantando em homenagem à Terra-Mãe, de nome Maria.

Disco de Estreia Maria Monda

Cada voz é única, é uma identidade.

A forma como a usamos conta uma história, traça um caminho desde a coordenada espaço-tempo onde nascemos até ao “aqui” e “agora” em que nos encontramos.

A forma como a usamos em conjunto e em partilha cruza a unicidade, a identidade, a viagem de cada uma de nós e transforma-a, ramifica-a, enraizando-se cada vez mais no solo, ao mesmo tempo que se ergue em direção ao céu.

Com percursos musicais tão distintos como a música erudita, o teatro musical ou a música de raiz popular, desde a exploração tímbrica das suas vozes – individualmente e em conjunto – à

percussão corporal e vocal, as Maria Monda recriam, neste trabalho, temas de autores como

Amélia Muge, José Afonso, Milton Nascimento e Chico Buarque, assim como temas originais da autoria de Rodrigo Crespo ou José Manuel David, inspirados pela poesia de Fernando Pessoa e Almada Negreiros, passando também pelos poetas e compositores anónimos da nossa música tradicional, numa intensidade sonora que só a singularidade partilhada das vozes permite.

O imaginário musical deste disco de estreia entrelaça-se num tear de “círculos órficos” da artista Sonia Delaunay, na relação e movimento das suas cores vibrantes, tal como é a relação entre as vozes destas três cantoras; viaja entre a poética de vanguarda dos modernistas Almada e Pessoa e a força da paisagem rural portuguesa, abraçando também a cor da lusofonia do outro lado do Atlântico; Com arranjos vocais de Sofia Adriana Portugal e Susana Quaresma, três temas inéditos da autoria de José Manuel David e Rodrigo Crespo, e algumas “paisagens sonoras” e “desconstruções poéticas”, criadas por Tânia Cardoso.

O álbum de estreia das Maria Monda é a confirmação da primeira viagem que cruzou os caminhos destas três mulheres. Nele sente-se a brisa quente ao fim da tarde, o fraquejar das pernas cansadas na alegria de quem dança, o orvalho, o cheiro a terra molhada depois da chuva, o suor de ser-se Mãe e o cio de ser-se Terra.