Passar para o Conteúdo Principal Top
Cultura CM Maia
Logótipo da Câmara Municipal de Maia

Música Pelo Concelho, Música Pelo Património 2023 I MANÉ FERNANDES

06 Out
Adicionar a calendário 2023-10-06 00:00:00 2023-10-06 00:00:00 Europe/Lisbon Música Pelo Concelho, Música Pelo Património 2023 I MANÉ FERNANDES Evento
Música Pelo Concelho, Música Pelo Património 2023 I MANÉ FERNANDES
Cultura

Música Pelo Concelho, Música Pelo Património 2023

Outubro é o mês da música e para celebrar em pleno esta arte performativa, a Divisão de Cultura da Câmara Municipal da Maia, com colaboração das Juntas de Freguesia, promove mais uma edição do projeto musical “Música pelo Concelho – Música pelo Património”, que assenta na valorização e promoção do património cultural do concelho.

Com vista à descentralização cultural, esta iniciativa consiste na realização de atuações musicais em imóveis do património arquitetónico existente em cada freguesia, possibilitando ao público em geral a fruição de concertos mais intimistas, de diferentes estilos musicais, contribuindo, assim, para a criação e fidelização de públicos.

Durante os meses de setembro e outubro, será apresentado um programa com distintas expressões musicais, onde se celebra a música e o património.

6 de outubro, sexta-feira, 21h30

Capela de São Miguel-o-Anjo

Entrada livre

MANÉ FERNANDES Solo - the_backward_step

Mané Fernandes é um guitarrista, compositor e improvisador, natural da Maia.

Neste concerto, Mané Fernandes apresenta uma meditação de guitarra eléctrica e efeitos electrónicos, improvisada na sua totalidade ou a partir de premissas composicionais.

Tendo a vulnerabilidade e a escuta como ponto de partida, deixa as suas explorações rítmicas e curiosidade harmónica encontrarem o fluxo onde a Música acontece por si mesma.

“Músico de visão transcendente, Mané Fernandes tem-se afirmado como nome maior da música nacional. Desde que, no ano passado, lançou ENTER THE sQUIGG pela Clean Feed Records, os holofotes têm-se voltado para ele, curiosos por perceber que música tão

engenhosa é esta, repleta de texturas, cor e grooves balançantes que o guitarrista e compositor tem criado. Mané é uma verdadeira esponja de influências — absorve com a facilidade com que só as grandes mentes o fazem. Mas o seu brilhantismo não advém de uma mera síntese de correntes separadas, antes de um pensamento independente que, com a dose certa de teimosia, sabe como fazê-las convergir em algo fresco e singular.

Com novo álbum editado pelo Carimbo Porta-Jazz, Mané Fernandes apresenta-se, assim, em 2023, com a mesma frescura com que o ouvimos em anos anteriores. matriz_motriz consiste num trabalho multidisciplinar em que jazz, hip hop, soul e música minimalista se fundem com dança, movimento, ritmo e swing numa nova unidade significante. Concebido no âmbito da parceria entre o Festival Guimarães Jazz e a Associação Porta-Jazz, este projeto confirma com distinção o valor das ideias de Mané Fernandes e a validade das estratégias através das quais as põe em prática.

A riqueza e inovação artísticas deste guitarrista nascido e criado na Maia não se circunscrevem, contudo, à avidez com que assimila e à destreza com que manipula informação musical vinda de diferentes universos estéticos. Na sua metodologia de pesquisa — e na

obstinação e obsessão com que a leva a cabo — encontram-se traços de personalidade que seriam valiosos em qualquer outra área do conhecimento. Não é, por isso, surpreendente que

se estabeleçam pontes de ligação entre conceitos pós-tonais, as teorias rítmicas de Malcom Braff, a filosofia do movimento ou a filosofia da mente. Tivesse nascido há 2500 anos e em Éfeso, e estaríamos agora a chamar-lhe Heráclito pela forma articulada como plasma o devir em explorações sobre o movimento físico, rítmico, harmónico e tímbrico.

Depois de um período a viver na Dinamarca, a prioridade de Mané tem radicado em dar enfâse à experiência subjetiva — a qualia, como gosta de lhe chamar. Paralelamente ao trabalho

desenvolvido em ENTER THE sQUIGG, matriz_motriz tem sido outra via predileta para materializar a sua concepção de uma “drum machine machine do futuro, feita de sonhos”.

João Morado em “Rimas e Batidas”

 

PROGRAMA

22 setembro , sexta, 21h30

MARIA MONDA

CASTÊLO DA MAIA - Igreja Paroquial de São Pedro de Avioso

30 setembro, sábado, 21h30

FRANCISCO LUÍS

CIDADE DA MAIA - Igreja Paroquial de Vermoim

6 outubro, sexta, 21h30

MANÉ FERNANDES SOLO

S. PEDRO FINS - Capela S. Miguel O Anjo

7 outubro, sábado, 21h30

LEIDA

MOREIRA DA MAIA - Mosteiro de Moreira

13 outubro, sexta, 21h30

JOÃO PIRES - GUARIDA

FOLGOSA - Capela de Santo Ovídio

14 outubro, sábado, 21h30

RITMOS DO SUL DA EUROPA I PEDRO VIANA - JOÃO MARTINS – DIANA FERREIRA

ÁGUAS SANTAS - Igreja de Nosso Senhor dos Aflitos de Ardegães

20 outubro, sexta, 21h30

IN.DIA – HUGO GAMBOIAS E DIOGO PASSOS

VILA NOVA DA TELHA - Igreja Nossa Senhora do Ó

21 outubro, sábado, 21h30

MARIA SÁ SILVA - SAUDADE

MILHEIRÓS - Igreja Paroquial de S. Tiago de Milheirós

27 outubro, sexta, 21h30

ENSEMBLE MED - DIÁLOGO INTERCULTURAS NO MEDITERRÂNEO MEDIEVAL

PEDROUÇOS - Igreja de Pedrouços

28 outubro, sábado, 21h30

ALICIA CORRAL & RICARDO PASSOS

NOGUEIRA E SILVA ESCURA - Igreja Paroquial de Santa Maria de Silva Escura