Passar para o Conteúdo Principal Top
Cultura CM Maia
Logótipo da Câmara Municipal de Maia

Música Pelo Concelho - Música Pelo Património 2023 I FRANCISCO LUÍS

30 Set
Adicionar a calendário 2023-09-30 00:00:00 2023-09-30 00:00:00 Europe/Lisbon Música Pelo Concelho - Música Pelo Património 2023 I FRANCISCO LUÍS Evento
Música Pelo Concelho - Música Pelo Património 2023 I FRANCISCO LUÍS
Cultura

Música Pelo Concelho - Música Pelo Património 2023

Outubro é o mês da música e para celebrar em pleno esta arte performativa, a Divisão de Cultura da Câmara Municipal da Maia, com colaboração das Juntas de Freguesia, promove mais uma edição do projeto musical “Música pelo Concelho – Música pelo Património”, que assenta na valorização e promoção do património cultural do concelho.

Com vista à descentralização cultural, esta iniciativa consiste na realização de atuações musicais em imóveis do património arquitetónico existente em cada freguesia, possibilitando ao público em geral a fruição de concertos mais intimistas, de diferentes estilos musicais, contribuindo, assim, para a criação e fidelização de públicos.

Durante os meses de setembro e outubro, será apresentado um programa com distintas expressões musicais, onde se celebra a música e o património.

30 de Setembro, sábado, 21h30

Cidade da Maia - Igreja Paroquial de Vermoim

Entrada livre

FRANCISCO LUÍS

Vencedor de mais de 40 prémios internacionais, Francisco Luís destaca-se como um dos guitarristas mais preponderantes da sua geração. Francisco nasceu nas Caldas da Rainha, a 22 de Julho de 1998. Aos 10 de anos de idade, iniciou os seus estudos no Conservatório das Caldas da Rainha, com o professor Luís Roldão.

Após 5 anos na sua cidade natal, Francisco foi admitido à Escola de Música do Conservatório Nacional de Lisboa, onde estudou com o professor Eurico Pereira. Francisco também teve a oportunidade de estudar Baixo Contínuo com a professora Helena Raposo, bem como análises e técnicas de composição com os professores Daniel Schvetz e Eurico Carrapatoso.

Terminados os seus estudos em Lisboa, Francisco Luís prosseguiu o seu percurso académico no Conservatorium Maastricht, onde iniciou a licenciatura com Carlo Marchione. Depois de terminar com distinção (10/10), Francisco mudou-se para Den Haag, onde concluiu o mestrado

no Conservatório Real de Haia, com o professor Zoran Dukic.

Aos 25 anos de idade, Francisco Luis já tocou em várias salas de enorme prestígio pela Europa. Em 2015, Francisco interpretou o emblemático Concerto de Aranjuez de J. Rodrigo com a Orquestra Sinfónica do Conservatório Nacional de Lisboa, no Cinema/Teatro São Jorge.

Francisco também se apresentou em mais de 10 países diferentes, destancando-se auditórios como Musikverein (Wien), Casa da Música (Porto), Palácio da Ajuda (Lisboa), Parkstad Limburg Theatres (Heerlen), e muito mais.

Em 2023, Francisco Luis fez a sua estreia na América Central, tocando como artista e professor convidado no famoso Festival Internacional de Guitarra do México, em Saltillo.

Francisco tornou-se membro do projeto Eurostrings 2020-2021, sendo o primeiro e único guitarrista português a fazer parte deste programa, onde digressou pela Europa, tocando vários concertos e sendo professor convidado para masterclasses em diversos festivais europeus (Zagreb Guitar Festival, Twents Guitar Festivals, Rust Festival de Guitarra etc.)

Francisco Luis foi premiado em diversos concursos internacionais, incluindo 20 primeiros prémios. Entre estes, obteve o 1o prémio no concurso Florida Guitar Foundation, 1o prémio no concurso Dutch Guitar Foundation, 1o prémio no Iserlohn International Guitar Festival, 1o no Harmonia Cordis International guitar festival, 1o prémio no Aalborg Guitar Festival, 1o

prémio no Festival de Guitarra do Báltico,etc. Francisco também recebeu muito recentemente o 2o prémio (1o não atribuído) no célebre Concurso Internacional de Guitarra de Koblenz (Hubbert Kappel).

Realizou várias gravações profissionais em estúdios aclamados, destacando-se a Siccas Guitars, em Karlsruhe (Alemanha) e a Galerie de Luthiers em Lyon (França). Francisco é também artista oficial do canal Resonant Connections Media (Holanda), pertencente a Michael Ibsen (Canadá) e Steven den Toom (Holanda), onde não só gravou a solo mas também os seus próprios arranjos de peças de Fauré e Schubert (The Hague Guitar duo).

As habilidades técnicas e interpretações expressivas de Francisco sensibilizaram vários públicos, apresentando uma ampla variedade estílistica no seu repertório e demonstrando também qualidade em vertentes como improvisação

clássica, arranjos e composição.

Carlo Marchione, renomeado guitarrista italiano, escreveu:

"Francisco incorpora todas as qualidades esperadas de um grande músico, inclusive a habilidade, impossível de aprender (mas fruto de um precioso e raro talento natural) de executar a sua música com uma comovente sensação de

inevitabilidade e naturalidade”.