Passar para o Conteúdo Principal Top
Cultura CM Maia
Logótipo da Câmara Municipal de Maia

Mês da Arquitetura da Maia 2021

06 Abr a 16 Mai
Adicionar a calendário 2021-04-06 00:00:00 2021-05-16 00:00:00 Europe/Lisbon Mês da Arquitetura da Maia 2021 Evento
Mês da Arquitetura da Maia 2021
mam21_web_01
mam21_foto_01
mam21_foto_02
mam21_foto_03
mam21_foto_04
mam21_foto_05
mam21_foto_05
mam21_foto_06
Cultura

6 de abril a 16 de maio
Fórum da Maia
Mês da Arquitetura da Maia 2021

A Arquitetura e a Cidade
17 projetos que marcaram a construção da cidade
[uma leitura da construção do centro da cidade da Maia a partir das arquiteturas e do discurso dos seus arquitetos]

“Ninguém sabe melhor do que tu, sábio Kublai, que nunca se deve confundir a cidade com o discurso que a descreve. E contudo entre eles há uma relação.” [CALVINO, Italo, “As Cidades Invisíveis”, trad., 1972]

No contexto da recente celebração dos 500 anos do Foral da Maia, o Mês da Arquitetura da Maia 2021 propõe uma narrativa, entre muitas possíveis, da construção da cidade da Maia e do seu centro, ou seja, do lugar ou dos lugares em que os efeitos de concentração das atividades humanas, da urbanização e das arquiteturas adquiriram, nas últimas décadas, maior expressão.
Trata-se de uma visão configurada através de um conjunto de obras de arquitetura que, em si próprias, e através das relações que estabelecem entre si e com a cidade, são capazes de explicar ou, pelo menos, testemunhar, alguns dos principais processos da transformação urbana ocorrida, em particular, nos últimos sessenta anos.
Privilegia-se a diversidade de formas arquitetónicas e de programas, de escalas e de sistemas construtivos, mostrando a complexidade da disciplina da arquitetura e da sua prática.
Para além da arte, da técnica, dos desenhos, do virtuosismo dos autores, da obra realizada, esta exposição pretende evidenciar o processo do “fazer arquitetura” – o imenso e extraordinário labor dos que a criam e constroem, umas vezes com maior atenção mediática, outras no silêncio do anonimato. Em contínua mutação, a cidade é feita de milhões de vidas, ações, decisões, formas, materiais e vontades, que se traduzem fisicamente em construções e arquiteturas.
Qualquer descrição da cidade é insuficiente para a explicar. Esta é, ainda assim, uma tentativa de compreender melhor a Maia, deixando um registo para o futuro e um contributo para o discurso que cada um possa fazer da cidade, a cidade que está diante de nós, e que, muitas vezes, passa despercebida.

O Mês da Arquitetura da Maia é uma iniciativa da Câmara Municipal da Maia, promovida pelo Pelouro da Cultura, sob vereação do Dr. Mário Nuno Neves.
Assumem o comissariado do evento Nuno Antunes Lopes, arquiteto maiato licenciado e mestre pela Faculdade de Arquitetura da Universidade do porto (FAUP), responsável pela Unidade de Gestão de Projetos e Reabilitação Urbana da Espaço Municipal – Renovação Urbana e Gestão do Património, E.M., S.A., e Sérgio Amorim, arquiteto doutorado, professor universitário e investigador do CITAD (Universidade Lusíada) e do Centro de Estudos de Arquitetura e Urbanismo (CEAU) da FAUP, no Grupo de Investigação T2P – Teoria e Práticas de Projeto. O design gráfico é da autoria de Miguel Brugo Rocha.

Gratuito