Cultura CM Maia

Maia BD I Workshop “Criação de Personagens - Do Vazio à Forma”

17 Jun
Adicionar a calendário 2023-06-17 00:00:00 2023-06-17 00:00:00 Europe/Lisbon Maia BD I Workshop “Criação de Personagens - Do Vazio à Forma” Evento
Maia BD I Workshop “Criação de Personagens - Do Vazio à Forma”

17 de junho, 11h00 – 13h00

Fórum da Maia

Workshop “Criação de Personagens - Do Vazio à Forma” com a Joana Afonso

No sábado, dia 17 de junho, das 11h00 às 13h00 vai decorrer no festival Maia BD, no Fórum da Maia, o workshop “Criação de Personagens - Do Vazio à Forma” com a Joana Afonso. O workshop é gratuito e requer pré-inscrição.

Neste workshop, que vai partir da folha em branco, os participantes vão experimentar abordagens descomprometidas de criação de personagens, que em última análise, podem ser transpostas para qualquer imagem que se queira criar. Partindo do aleatório para uma melhor compreensão das formas, os participantes vão descobrir de que maneira estas podem ajudar a compreender melhor as personagens que se podem criar.

Doutorada em Desenho pela FBAUL, Joana Afonso é docente e desenvolve trabalho freelancer nas áreas de ilustração e banda desenhada. Publicou o álbum "O Baile", com argumento de Nuno Duarte, com o qual ganhou o prémio da Amadora BD 2013 de Melhor Álbum e os Prémios Profissionais de BD de Melhor Desenho e Cor. Foi autora em destaque no Festival Internacional Amadora BD 2014 e conta com colaborações em revistas e produtoras com trabalhos desde ilustração a concept artist. Publicou e expôs internacionalmente. De entre as várias obras publicadas, destacam-se “Bestiário da Isa”, “Zahna”, “Deixa-me Entrar”, “Living Will #1#2#3#5#7” e “O Baile”. Acaba de lançar o álbum “Auto da Barca do Inferno”, uma adaptação do clássico de Gil Vicente, com texto de João Miguel Lameiras, na coleção “Clássicos da Literatura em Banda Desenhada”, e que terá direito a uma exposição no #MaiaBD.

Informações:

Duração: 2h

Nº de participantes: Até 20 (sem idade mínima)

Materiais obrigatórios: Papel (qualquer tipo, não precisa de ser nada de especial); Lápis e/ou Caneta (até pode ser Bic).

Opcionais: Borracha; Tinta-da-china; Lápis-de-cor; Marcadores.

Inscrições até dia 14 de junho, através do e-mail maiabd.festival@gmail.com com o título “Workshop Criação de Personagens”, a indicar nome e contacto.