Cultura CM Maia

22 Out
Adicionar a calendário 2022-10-22 00:00:00 2022-10-22 00:00:00 Europe/Lisbon Lançamento do livro “O inferno do nosso (des)confinamento” de Carlos Magalhães Evento

22 de outubro, 18h30
Biblioteca Municipal da Maia
Lançamento do livro “O inferno do nosso (des)confinamento” de Carlos Magalhães

Este livro aborda, entre outras reflexões produzidas no contexto dos confinamentos a que fomos coagidos pela covid-19 e das restrições impostas pela tutela sanitária, a questão da (in)violabilidade da liberdade do cidadão, inclusive em expressar-se.
Há muito que a gestão política da covid se tornara evidente. Com a vacinação das crianças pequenas, por exemplo, confirmou-se que a saúde pública nunca foi a questão central e que, concomitantemente, a democracia se desvanecia. O governo e a DGS assumiram laivos de perversidade quando usaram as crianças como escudos dos medos e dos fantasmas dos adultos e comportam-se, ainda, de forma antidemocrática quando instrumentalizam os bens comuns.
Já morreram, entretanto, milhares de portugueses com outras doenças, negligenciadas com a "obsessão" covid, mas a narrativa oficial foi essa mesma da covid, acima de tudo e de todos, mesmo que isso acarretasse restrições absurdas dos nossos direitos e garantias. Não estaria na altura de investir os dinheiros públicos em melhores e razoáveis opções, como no fortalecimento do serviço nacional de saúde, nomeadamente na aquisição de mais e melhores equipamentos e na contratação de mais pessoal? Não seria mais racional investir na prevenção?
Nestas suas “memórias” o autor, além da gestão da pandemia e da crise de saúde pública que ainda se mantém, e do modo como as nossas autoridades com elas lidaram ou lidam, aborda temas como a reforma do sistema político e eleitoral, a descredibilização da política e dos políticos e o exercício das liberdades e garantias dos cidadãos.

PÚBLICO-ALVO | geral