Cultura CM Maia

10 a 12 Mai
Adicionar a calendário 2022-05-10 00:00:00 2022-05-12 00:00:00 Europe/Lisbon Jornadas 40 anos de Teatro Evento

10, 11 e 12 de maio
Quinta da Caverneira
Como o teatro se desenvolveu nos últimos 40 anos em Portugal
Fundo Teatral Art’Imagem/C.M.Maia

A propósito das celebrações dos 40 anos do Teatro Art’Imagem, a companhia abre as suas portas, durante três dias, a uma reflexão sobre o teatro em Portugal nas últimas quatro décadas. Propomos, deste modo, um espaço de pensamento entre fazedores de teatro (investigadores, profissionais de teatro de relevância e de áreas que se cruzam com as artes de palco), de atualização e visão para o futuro das artes cénicas, contando, para isso, com o contributo de quatro painéis que refletem temáticas fundamentais na evolução do teatro no nosso país. Este espaço, também aberto à comunidade, será um convite para um diálogo crítico e mais alargado sobre a arte teatral, porque o teatro é o mundo e somos todos nós.

14h00 | Sessão de abertura
Com José Leitão e Micaela Barbosa.
Lançamento do livro "O que acontece quando não se passa nada no Teatro Art'Imagem", de Manuel Jorge Marmelo.

19h00 | Espectáculo
“Ai o Medo Que (Nós) Temos de Existir” - Teatro Art’Imagem

10h30 | Painel 1 – Teatro e Intervenção
Com Rui Pina Coelho, José Leitão, Rita Alves Miranda e José Soeiro.

14h30 | Painel 2 – Teatro: Praxis e Academia
Com Fernando Matos Oliveira, António Capelo, Manuela Bronze, Eugénia Vasques e Francesca Rayner.

10h30 | Painel 3 – Descentralização Teatral
Com Helena Santos, Centro Dramático de Évora, Companhia de Teatro de Braga, Comédias do Minho e Américo Rodrigues.

14h30 | Painel 4 – As minorias e o Teatro
Com Flávio Hamilton, Zia Soares, Marta Lança, Francesca Negro, Vanesa Sotelo e Maria João Vaz.

17h00 | Sessão de Encerramento
Com Maria Vlachou