Passar para o Conteúdo Principal Top
Cultura CM Maia
Logótipo da Câmara Municipal de Maia

Joris Verdin - Festival Internacional de Órgão e Música Sacra

28 Out
Adicionar a calendário 2022-10-28 00:00:00 2022-10-28 00:00:00 Europe/Lisbon Joris Verdin - Festival Internacional de Órgão e Música Sacra Evento
Joris Verdin - Festival Internacional de Órgão e Música Sacra
Cultura

28 de outubro, 21h30
Igreja Matriz de Milheirós
Joris Verdin

"Joris Verdin é organista e musicólogo . Essa combinação é a razão de sua preferência por reviver músicas esquecidas ao mesmo tempo em que cria composições contemporâneas. Gravou mais de quarenta CDs como solista, abrangendo várias épocas e estilos musicais. Depois de várias atividades como acompanhante, arranjador e produtor, ele agora se concentra no órgão e no harmônio e se tornou um especialista internacionalmente reconhecido. Ele ensina órgão no Conservatório Real de Antuérpia e é professor na Universidade de Lovaina, Bélgica.
Master classes, edições musicais e artigos são uma parte importante de suas atividades. Entre eles, a primeira edição completa das obras harmônicas de César Franck e o primeiro manual de técnica harmônica. A cidade espanhola Torre de Juan Abad (Ciudad Real) nomeou Joris Verdin como organista honorário do órgão histórico construído por Gaspar de la Redonda em 1763. Obteve Diapason d'Or (e “Evento do mês”) (França) e Cecilia- prêmio (Belgian Press) em 2001 por sua gravação de obras de órgão Franck. Uma compilação das suas obras para órgão foi gravada em 1998 (RIC 233442) e relançada em 2014. Músico do ano do Festival da Flandres 2002. Conselheiro artístico e inauguração do “orgue-piano” Liszt em Viena, 2005. Desde 2007, após inaugurando o restaurado órgão Cavaillé-Coll 1864, líder artístico do Programa “Voix Célestes” da Fondation Royaumont, França. Obteve “Le meilleur Widor” pela ClassiqueInfo para sua gravação das sinfonias I-IV de Widor. Em 2011 recebeu o "Preis der deutschen Schallplattenkritik". A edição de novembro de 2011 do "American Record Guide" de novembro de 2011 coloca desta forma: "Verdin, o aparente reitor dos tocadores de harmônio, certamente sabe como tirar o máximo proveito do harmônio". Em março de 2012, sua gravação de Lefébure-Wely's Suites pour Harmonicorde foi homenageada com o "Diapason d'Or" (imprensa musical francesa). Em setembro de 2012 sua gravação de música de órgão por Willaert, em colaboração com a Capilla Flamenca, recebeu "Choc de la Musique", "Diapason d'Or", "Prêmio Klara" (Rádio Flamengo) e Cecilia-prêmio. 2014: "

O FIOMS • Festival Internacional de Órgão e Música Sacra está de volta, pelo segundo ano consecutivo, para uma nova edição de 13 de outubro a 6 de novembro.
Maia, Porto, Valongo, Gondomar, Arouca e Oliveira de Azeméis são os Municípios que vão receber os cerca de 30 concertos, 4 master classes e uma conferência, envolvendo mais de 100 intérpretes nacionais e internacionais. Os concertos vão ser realizados em algumas das mais emblemáticas igrejas da região (com entrada gratuita) e na Casa da Música.

Programa na Maia:

22 de outubro, 10h00 - 13h00
Igreja de Nossa Senhora da Maia
Masterclasses"Bach", por Lorenzo Ghielmi

22 de outubro, 21h30
Igreja de Gueifães
Javier Artigas Pina

23 de outubro, 17h00
Igreja do Mosteiro de Moreira
Lorenzo Ghielmi

25 de outubro, 09h00 - 17h00
Igreja de Nossa Senhora da Maia
(Sessão para Crianças)
"A Aldeia do Dó-Mi-Sol", por Inês Machado

28 de outubro, 21h30
Igreja Matriz de Milheirós
Joris Verdin

29 de outubro, 21h30
Igreja de Nossa Senhora da Maia
Orquestra Sinfónica da Esmae, David Cassan & Jan Wierzba

30 de outubro, 17h00
Capela de Nª Sª da Guadalupe
MVSICA ANTIQVA PORTO, Fabiana Magalhães & Rui Soares

O FIOMS surgiu em 2021, em linha com os grandes festivais internacionais de órgão realizados no Porto até 2015, com o objetivo de preservar, promover e valorizar o vasto e rico património organístico da Diocese e Área Metropolitana do Porto, estimular o interesse pela Música Sacra vocal e de órgão e incentivar o despertar de novos talentos através da implementação de uma oferta cultural que seja sustentável, descentralizada, regular e bem articulada entre todos os municípios da região.
Na programação estão ainda incluídos concertos para crianças entre os 3 e os 13 anos de idade, em parceria com os estabelecimentos de ensino.
Este ano, o FIOMS consolida-se no Porto, Maia, Valongo e Gondomar (presentes na edição anterior) e alarga a sua ação a Arouca e Oliveira de Azeméis, indo ao encontro de um dos objetivos mais importantes: a descentralização cultural.
No ano comemorativo do bicentenário do nascimento do compositor e organista César Franck (1822 - 1890), o FIOMS dará particular importância à sua música com a apresentação da obra integral para órgão interpretada pelo organista francês Eric Lebrun que ainda orientará uma master classe com incidência na obra do compositor. Neste contexto, serão ainda apresentadas a monumental Sinfonia em Ré menor pela Orquestra Sinfónica da ESMAE, sob a direção de Jan Wierzba e L’Organiste (coleção de peças para harmónio) pelo belga Joris Verdin.
Outros destaques da programação são os concertos realizados nos órgãos históricos que, este ano, incluem os órgãos recentemente restaurados da Igreja de Santa Clara, no Porto, e os monumental órgão histórico do Mosteiro de Arouca, a presença do famoso Colegium Vocalle de Gent, acompanhados pelo ensemble instrumental Het Collectief sob a direção do maestro britânico James Wood assim como a conferência “Música na Igreja: desafio de permamente inculturaçao” que será proferida por D. Carlos Azevedo, Delegado para o Conselho Pontifício da Cultura.


Outras informações:
https://fioms.pt/