Cultura CM Maia

Joana Raquel, Miguel Meirinhos - 'Ninhos'

17 Jun
Adicionar a calendário 2022-06-17 00:00:00 2022-06-17 00:00:00 Europe/Lisbon Joana Raquel, Miguel Meirinhos - "Ninhos" Evento
Joana Raquel, Miguel Meirinhos - "Ninhos"
Cultura

Devido à previsão de condições meteorológicas adversas o evento será realizado no Grande Auditório do Fórum da Maia.

17 de junho, 21h30

Grande Auditório do Fórum da Maia
Jazz no Parque Central da Maia 2022
Joana Raquel, Miguel Meirinhos - "Ninhos"

"Ninhos" nasce de uma primeira colaboração entre Joana e Miguel em que a palavra conduz a criação da música. Deste encontro surgiu uma série de temas que incorpora elementos do jazz e da música erudita. Procura, acima de tudo, ascender à organicidade que amarra os momentos escritos aos improvisados, numa temática que apela ao desamarrar das cordas:
“Acordámos num lugar livre. Livre das cordas com que nós próprios nos amarrámos. Acordámos num local amplo, diferente daquele onde adormecemos. Livres da própria redoma, respiramos infinitamente, sem que o oxigénio se esgote.”
Depois de desenvolver o projeto em duo foi sentida a necessidade de expandir esta música e respetiva temática, criando-se assim um quarteto de piano, voz, contrabaixo e bateria, juntando-se Demian Cabaud e João Cardita.
Relata-se o libertar das amarras e a viagem de um chamariz, protagonista destas músicas e representação voadora de nós próprios. Conta-nos, através de letras, as adversidades da sua jornada pelos ares depois da sua emancipação.

Joana Raquel - voz, letras e composição
Miguel Meirinhos - piano e composição
Demian Cabaud - contrabaixo
João Cardita - bateria