Cultura CM Maia

Exposição “O Escudete da Terra da Maia”

22 Set a 14 Out
Adicionar a calendário 2018-09-22 16:25:00 2018-10-14 16:25:00 Europe/Lisbon Exposição “O Escudete da Terra da Maia” Evento
Exposição “O Escudete da Terra da Maia”
escudete

22 de setembro a 14 de outubro
Mira Maia Shopping
JORNADAS EUROPEIAS DO PATRIMÓNIO 2018 – PARTILHAR MEMÓRIAS
Exposição “O ESCUDETE DA TERRA DA MAIA”

O Museu de História e Etnologia da Terra da Maia em parceria com o Mira Maia Shopping, promove a exposição “Escudete da Terra da Maia”, no âmbito das Jornadas Europeias do Património 2018 – Partilhar Memórias.

A Terra da Maia, outrora possuidora de uma extensa área geográfica, terra fértil e húmida, proporcionou já do tempo da romanização, o desenvolvimento demográfico da região e, por consequência o desenvolvimento da habitação através dos tempos.

A existência de um grande número de casas agrícolas, com os seus portões e arcos de cantaria, não dispensam o ” ESCUDETE”. Para proteção dos maus agoiros e superstições, a simbiose de elementos simbólicos é notória. A presença de corações e outros elementos decorativos gravam a importância da família e a sua ostentação e riqueza.
Associado ao escudete, existe a “ALDRAVA”, peça em metal, de vários tamanhos e feitios, com ou sem elementos decorativos e, por vezes cunhavam a data de fabrico, geralmente pendurada na parte exterior do portão, em comunhão com o Escudete. A sua utilidade primeira serve de batente, quando acionada produz um forte som que facilmente é escutada pelo dono da casa, sinal que alguém se faz anunciar.

Assim sendo, entendemos organizar e produzir esta exposição temática sobre o “ESCUDETE”, onde poderemos mostrar aos munícipes da Maia, verdadeiras relíquias sobejamente conhecidas pelos mais idosos mas, também sabemos que a juventude terá a oportunidade de conhecer esta realidade tão usada pelos seus ancestrais.

Segunda a Quinta e Domingo das 8h30 às 22h30 | Sexta e Sábado das 8h30 às 23h00

Contactos: museu@cm-maia.pt | 229871144