Cultura CM Maia

Exposição Coleção Fora do Cofre - O Traje Maiato

18 Jun a 31 Ago
Adicionar a calendário 2024-06-18 00:00:00 2024-08-31 00:00:00 Europe/Lisbon Exposição Coleção Fora do Cofre - O Traje Maiato Evento
Exposição Coleção Fora do Cofre - O Traje Maiato

18 de junho a 31 de agosto

Exposição Coleção Fora do Cofre - O TRAJE MAIATO

A Câmara Municipal da Maia promove, a partir de amanhã, 18 de junho, no Fórum da Maia, a mostra “Coleção Fora do Cofre”. Nesta terceira edição, apresentamos ao público um conjunto de obras relacionadas com a história do Traje Maiato, do artista António Casimiro Moreira.

Esta edição da Coleção Fora do Cofre, vem uma vez mais, convidar a comunidade a conhecer e testemunhar a riqueza visual que compõe a Coleção de Obras de Arte da Câmara Municipal da Maia.

A forma de trajar nas Terras da Maia está relacionada com a atividade profissional, o estatuto económico-social, o profano e o religioso. Muito do saber sobre este tema chegou até aos nossos dias essencialmente através do interesse em manter viva a memória da nossa terra, perpetuada pelos diferentes grupos culturais, regionais e folclóricos, sem esquecer a importância das fontes verbais.

Pretende-se aqui relembrar que o património imaterial é, nas palavras de Armando Tavares, “algo que devemos transmitir de uma forma inata às gerações futuras (…). O conhecimento que chega até nós sobre a cultura popular é popular, de todos e para todos (…)”. Reconhecendo as suas tradições, a sua própria história e cultura, é-nos proporcionada uma forma de nos sentirmos mais próximos do passado.

De terça-feira a Domingo, 10h00 - 22h00.

Entrada livre.