Cultura CM Maia

25 Mar
Adicionar a calendário 2019-03-25 14:35:00 2019-03-25 14:35:00 Europe/Lisbon Ensaio Aberto “Os Anos que Abalaram o (Nosso) Mundo!” - 111ª Criação do Teatro Art´Imagem Evento

25 de março, 17h00
Quinta da Caverneira
Ensaio Aberto “Os Anos que Abalaram o (Nosso) Mundo!” - 111ª Criação do Teatro Art´Imagem M/12 120M
INSERIDO NA PRIMAVERA DO TEATRO – COMEMORAÇÕES DO DIA MUNDIAL DO TEATRO

O texto principal da peça é original e "conta" a história de vida de uma personagem, um homem nascido em 1945 (27 anos então) e que através das suas próprias memórias e do seu forte envolvimento na vida social, política e cultural vai acompanhando os grandes momentos que mudaram radicalmente a sociedade portuguesa. José, Pedro ou mesmo Isabel, vive no Porto, é trabalhador de um banco, casado e já com dois filhos, rapaz e rapariga de 8 e 7 anos. Leitor compulsivo de livros, revistas e jornais, sindicalista e militante político, viajante em construção, cineclubista, desportista, animador cultural e espectador atento de teatro...vive intensamente o golpe de estado que se transforma numa revolução popular porque o povo toma as ruas e luta para que as mudanças não sejam apenas cosméticas ("é preciso mudar alguma coisa, para que tudo fique na mesma") e tudo foi posto em causa, e tudo foi pedido em nome de um Portugal outro, melhor. Não sendo apenas um espetáculo sobre a memória, a perceção hoje de uma vida vivida, física ou efetivamente, é também sobre a história de um país, de uma persona que carrega em si características de diversas personagens, abordando factos precisos e acontecimentos reais, opiniões, perceções, testemunhos, a nível pessoal, político, social e cultural. Não se confundindo, os dois conceitos alicerçam-se porém em acontecimentos do passado, recordados hoje. Assim, várias camadas de realidade e ficção se entrelaçam quando são evocados acontecimentos, factos passados, na tentativa de compreensão do presente através da inscrição e conhecimento vivenciado ou tendo tomado conhecimento deles através de variados meios de divulgação. Abrimos as portas para os que queiram saber o que é e como é um ensaio de criação de um espetáculo profissional ainda em fase de aquecimento.

Encenação: José Leitão