Cultura CM Maia

'DES(CONSTRUÇÕES)', de João Araújo

17 Set a 09 Out
Adicionar a calendário 2022-09-17 00:00:00 2022-10-09 00:00:00 Europe/Lisbon "DES(CONSTRUÇÕES)", de João Araújo Evento
"DES(CONSTRUÇÕES)", de João Araújo

17 de setembro a 9 de outubro
Fórum da Maia
"DES(CONSTRUÇÕES)", de João Araújo

Após “Contradições” (2014), João Araújo regressa ao Fórum da Maia com “Des(construções)”, de 17 setembro a 9 de outubro, uma exposição promovida pelo Pelouro da Cultura da Câmara Municipal da Maia resultante de um processo de criação através da transformação, consciente ou não, de construção de imagens plásticas e harmónicas com um significado estético e produção de reflexões.

Estas imagens, resultam da desconstrução de outras, agregando recortes, tintas e traços que se combinam, sem pretensões figurativas, proporcionando um caminho de observação, numa estética, por vezes incoerente, mas visualmente equilibrada, na perspetiva do autor.
O conteúdo das pinturas não é referente, antes adquire um caráter de interjeição, ou um pretexto de exclamação, deixando ao critério de cada um a interpretação que as imagens sugerem, como janelas de diferentes possibilidades.
A proximidade ou a distância do observador relativamente a cada imagem, permite leituras visuais dissonantes dando conteúdo ao título da exposição.

Patente: de 17 de setembro a 9 de outubro
Horário: terça a domingo, das 10h00 às 22h00
Inauguração: 17 de setembro, às 17h00
Local: Galeria D. Manuel II, Fórum da Maia
Entrada livre

NOTAS BIOGRÁFICAS
JOÃO ARAÚJO
Nasceu no Porto, vive há mais de 20 anos no Concelho da Maia.
Licenciado e Mestre em Gestão, dedica-se à pintura há 25 anos.
Após conclusão do curso de desenho e pintura do Instituto das Artes e Imagem, frequentou o atelier artístico de pintura da Cooperativa Árvore durante uma década.
Concluiu ainda o curso de História de Arte Moderna e Contemporânea, promovido pela Fundação de Serralves.
Participou em diversas exposições coletivas, destacando apenas as exposições individuais:
2014 – “Contradições” – Fórum da Maia;
2007 – “A Ceia” – Casa do Alto – Maia;
2005 – Esteta Galeria – Porto;
2003 – “Estátuas” – Galeria da Ordem dos Médicos – Porto;
2001 – “Porto” – Galeria do C.R.U.A.R.B. – Porto;
1999 – “Vila Água” – Auditório Municipal de Vila do Conde.

Organização:
Câmara Municipal da Maia