Cultura CM Maia

Conferência 'Forais Manuelinos do Porto e seu Termo', Prof. Doutor Francisco Ribeiro da Silva.

14 Dez
Adicionar a calendário 2019-12-14 12:00:00 2019-12-14 12:00:00 Europe/Lisbon Conferência "Forais Manuelinos do Porto e seu Termo", Prof. Doutor Francisco Ribeiro da Silva. - Lançamento do livro "O Foral da Maia" - Salão Nobre da Câmara Municipal da Maia Câmara Municipal da Maia
CulturaInstitucional

- Lançamento do livro "O Foral da Maia" -

D. João I criou um espaço territorial que ficou conhecido como “Termo do Porto”, constituído por diversos concelhos vizinhos, e que se destinava a tornar a cidade “sustentável”.
A todos esses concelhos D. Manuel I concedeu forais.
Apresenta-se uma visão comparativa desses documentos que, mesmo sendo de datas diferentes, são todos muito próximos cronologicamente.

O Prof. Francisco Ribeiro da Silva é Doutor em História e Professor Catedrático (ap) da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
É autor de numerosos livros e artigos publicados em revistas da especialidade em Portugal e no estrangeiro.
Entre muitos outros cargos, foi vice-reitor da Universidade do Porto entre 2001 e 2006, e representante da UP no Conselho de Fundadores da Fundação de Serralves.
É membro de várias associações científicas e culturais, entre as quais se destacam a Academia Portuguesa da História e o Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais.
É, no presente, Mesário da Cultura da Santa Casa da Misericórdia do Porto.

Gratuito.

Horário: