Cultura CM Maia

Apresentação do livro 'Os filhos dos padres nos Campos de Deus', 2.ª parte, de Carlos Paiva

31 Mar
Adicionar a calendário 2022-03-31 00:00:00 2022-03-31 00:00:00 Europe/Lisbon Apresentação do livro "Os filhos dos padres nos Campos de Deus", 2.ª parte, de Carlos Paiva Evento

31 de março, 21h00
Biblioteca da Quinta da Caverneira

Apresentação e leitura partilhada de excertos da obra "Os filhos dos padres nos Campos de Deus", 2.ª parte, de Carlos Paiva.
«Em fevereiro de 1753, junto ao posto ganadeiro de Santa Tecla, os guarani das missões opunham-se à passagem da coluna militar espano-portuguesa que marcava o novo traçado fronteiriço. As coroas ibéricas tinham de reagir. Adivinhava-se o conflito armado que está no centro da narrativa.
Com o fim da guerra, os cenários privilegiados passam a ser os europeus, com destaque para Lisboa e São Julião da Barra.
Os protagonistas da conquista das Américas e da sua colonização morreram. Mas a História é como um rio que leva muitas sementes de opressão... algumas ficam espalhadas pelas margens, continuando, ainda hoje, a germinar e a prosperar neste — nosso — planeta azul.
A vida de cada ser humano é, em grande medida, determinada pelo passado coletivo. O espírito dos “conquistadores” permanece vivo e atuante… basta olhar em redor.»
Depois da apresentação do primeiro volume da obra em 2020, apresentanos o seu segundo livro. Carlos Paiva desenvolveu a sua atividade profissional como engenheiro eletrotécnico e como professor dos ensinos básico e secundário. Atualmente está aposentado. Em 2008, escreveu o livro O Ensino Básico vai de mal a pior – uma abordagem pedagógica e política. Foi formando da Oficina de Teatro, atividade organizada pelo Teatro Art’Imagem e da Oficina de Dramaturgia desenvolvida no âmbito do Fundo Teatral Art’Imagem/CMMaia.

Gratuito.

Condições de acesso de acordo com as normas em vigor decretadas pela DGS.