Cultura CM Maia

Agenda março_Biblioteca Municipal da Maia

01 a 31 Mar
Adicionar a calendário 2023-03-01 00:00:00 2023-03-31 00:00:00 Europe/Lisbon Agenda março_Biblioteca Municipal da Maia Evento
Agenda março_Biblioteca Municipal da Maia

Contos Contigo Conto

Hora do Conto

Contos Contigo Conto é a atividade de contar histórias que a Biblioteca Municipal realiza diariamente para os mais novos e que permite o enriquecimento das experiências infantis, o desenvolvimento da linguagem, do imaginário, da criatividade e do potencial crítico das crianças. Para os mais crescidos, o livro “Querido monstro” de Dita Zipfel e para os mais pequeninos, “A caixa das preocupações” de Suzanne Chiew.

LOCAL | Escolas / Biblioteca Municipal

INSCRIÇÕES tel.+ 351 22 940 86 38; biblioteca@cm-maia.pt

OBSERVAÇÕES | atividade sujeita a marcação (mínimo de 5 inscrições)

Vem conhecer a tua Biblioteca

Esta atividade tem como objetivo dar a conhecer a missão e os objetivos da Biblioteca Municipal da Maia, através de uma visita aos diferentes espaços e serviços, aprendendo a rentabilizar os vários recursos deste sistema de informação.

BiblioConto Sénior

Hora do Conto

Este projeto pretende levar ao público sénior o incentivo à leitura e combater a iliteracia. Unindo-se ao já serviço existente da Biblioteca Itinerante pretende levar a leitura em voz alta ao público mais idoso e estreitar a relação com os livros através da troca de experiências entre diferentes gerações.

LOCAL | Lares e Centros de dia

PÚBLICO-ALVO | público sénior

INSCRIÇÕES tel.+ 351 22 940 86 38; biblioteca@cm-maia.pt

HORÁRIO | por marcação

Oficina Expressão Dramática - Unir, Criar e Explorar

A expressão dramática não é propriamente teatro, tem os seus próprios objetivos e utiliza jogos dramáticos e um conjunto de atividades lúdicas. Pode designar-se de jogo dramático ou de arte dramática.

LOCAL | Escolas

PÚBLICO-ALVO | infantil

Atreve-te e leva

Este projeto pretende oferecer aos leitores a possibilidade de requisitar kits literários surpresa. Cada kit literário terá uma temática diferente e será constituído por vários documentos - livros, jogos, DVD e CD - selecionados pela equipa técnica da Biblioteca. Desafiaremos assim o leitor a explorar o tema que mais lhe agrada mesmo não sabendo com que autor ou realizador se irá deparar.

HORÁRIO | segunda das 18.00h às 23.00h / terça a sexta das 09.30h às 23.00h / sábado das 09.30h às 22.30h

4, 11, 18 e 25 de março, 11h30

Histórias Fiadas

Hora do Conto

Sábados mágicos, histórias divertidas, fantasia e imaginação, contos maravilhosos e muita animação. A Biblioteca espera por ti com incríveis leituras para toda a família.

7 a 27 de março

Exposição “A Maia e a sua Gente”

É habitual dizer-se que o maior património de uma terra é o seu povo.

A Maia não é exceção. Aqui faremos uma incursão pela “nação” da Maia, numa viagem pelo séc. XX maiato.

Reviva através de imagens, as pessoas, os momentos marcantes, as efemérides, as conquistas de gente que marcou a nossa terra.

HORÁRIO| segunda das 18h00h às 23h00 / terça a sexta das 09h30h às 23h00h / sábado das 09h30 às 22h30

11 de março, 15h00

Encontro com o escritor Richard Zimler

A Biblioteca Municipal Maia, promove o encontro com o escritor Richard Zimler em torno do seu livro “A Aldeia das Almas Desaparecidas - A Floresta do Avesso”. Corre o ano de 1671 e Isaaque Zarco, um rapaz de nove anos, leva uma existência tranquila na pacata aldeia de Castelo Rodrigo. No entanto, nem mesmo esse recanto perdido no Norte de Portugal escapa à sombra de uma força nefasta poderosíssima, que alastra, insidiosa, no peito de uma população até então pacífica. E, em pouco tempo, com o desaparecimento misterioso de uma família amiga e o assassinato de um vizinho, os pilares que haviam sustentado o mundo de Isaaque começam a ruir, pondo em risco a sua própria vida.

16 e 17 de março

Comunidade de Leitores

O ciclo da Comunidade de Leitores da Biblioteca Municipal da Maia adota a denominação de “leitura em movimento” como sinal de dinâmica e do reforço da importância que a leitura tem para a formação, sempre incompleta do indivíduo. Espraia-se por duas linhas orientadoras. Leituras do mundo e leituras nacionais. Este mês o livro proposto para discussão é “Intimidades”, de Katie Kitamura.

HORÁRIO | Dia 16 às 15h e dia 17 às 21h

20 a 25 de março

Semana da Poesia

No âmbito da comemoração do Dia Mundial da Poesia (21 de março) a Biblioteca Municipal desenvolve, entre 20 e 25 de março, um conjunto de atividades promotoras do género literário poético.

Programa:

De 20 a 25 (por marcação) - Hora do conto: Histórias com poesia;

Dia 21 (das 15h00 às 17h00) – Workshop “A Poesia como Ferramenta para a Interpretação do Mundo”, dinamizado por Leandro Emanuel Pereira;

Dia 24 (21h00) – Apresentação do livro “Um Livro para Morar”, da autoria de Leandro Emanuel Pereira;

Dia 25 (11h30h – Histórias Fiadas - especial poesia, com Susana Inês;

Dia 25 (16h00) – Tertúlia poética “Asas de Poesia” - 10º aniversário

INSCRIÇÕES - 22 940 86 38; biblioteca@cm-maia.pt

24 de março, 21h00

Apresentação do livro “Um Livro para Morar”, de Leandro Emanuel Pereira

Obra poética de interseção entre sentimentos e convicções sobre a natureza e vulnerabilidade do ser humano, um olhar desafiante sobre a maneira de estar no mundo, mensagens que nos lembram que o tempo para amar os outros é precioso e… quem se ama a si próprio não tem rivais.

25 de março, 16h00

Asas de Poesia

O grupo “Asas de Poesia” continua como espaço de comunicação da palavra escrita em forma de POESIA, procurando homenagear ao mesmo tempo grandes poetas desaparecidos e procurando apresentar géneros poéticos diferentes. Cada sessão do grupo pretende ser uma agradável tarde de convívio entre a poesia, a música e o públic