Cultura CM Maia

Agenda Maio_Biblioteca Municipal da Maia

03 a 31 Mai
Adicionar a calendário 2022-05-03 00:00:00 2022-05-31 00:00:00 Europe/Lisbon Agenda Maio_Biblioteca Municipal da Maia Evento
Agenda Maio_Biblioteca Municipal da Maia

Hora do Conto
“Contos Contigo Conto”
“Contos Contigo Conto” é a atividade de contar histórias que a Biblioteca Municipal realiza diariamente para os mais novos e que permite o enriquecimento das experiências infantis, o desenvolvimento da linguagem, do imaginário, da criatividade e do potencial crítico das crianças. Para os mais pequenos, o livro “O livro com fome” de André Lee e para os mais crescidos, “Oh, não! Adotei um elefante!” de David Walliams
Contatos e inscrições: tel.+ 351 22 940 86 38, biblioteca@cm-maia.pt
Atividade para Escolas.

Hora do Conto
“BiblioConto Sénior”
Este projeto pretende levar ao público sénior o incentivo à leitura e combater a iliteracia. Unindo-se ao já serviço existente da Biblioteca Itinerante pretende levar a leitura em voz alta ao público mais idoso e estreitar a relação com os livros através da troca de experiências entre diferentes gerações.
Contatos e inscrições: tel.+ 351 22 940 86 38, biblioteca@cm-maia.pt
Atividade para Lares e Centros de dia

Vem conhecer a tua Biblioteca
Esta atividade tem como objetivo dar a conhecer a missão e os objetivos da Biblioteca Municipal da Maia, através de uma visita aos diferentes espaços e serviços, aprendendo a rentabilizar os vários recursos deste sistema de informação.
Contatos e incrições: tel.+ 351 22 940 86 38, biblioteca@cm-maia.pt

7, 14, 21 e 28 de maio, 11h30
“Histórias Fiadas”
Sábados mágicos, histórias divertidas, fantasia e imaginação, contos maravilhosos e muita animação. A Biblioteca espera por ti com incríveis leituras para toda a família.

7 de maio, 16h00
Encontro com o escritor
“Paisagens religiosas efémeras, crenças religiosas perenes: o culto à senhora da saúde no subidouro - Maia”, de Pedro Pereira.
“Paisagens religiosas efémeras, crenças religiosas perenes: o culto à senhora da saúde no subidouro - Maia”, de Pedro Pereira que será apresentado no próximo dia 7 de maio às 18h00, é uma obra editada pela Câmara Municipal da Maia, no âmbito da missão de “conservar, valorizar, promover e difundir o património cultural do concelho, contribuindo para reforçar a identidade cultural da região.

Pedro Pereira é licenciado, mestre, doutor e pós-doutorado em Antropologia, possui uma pós-graduação em práticas terapêuticas e diversidade cultural e outra em dinâmicas religiosas. É professor adjunto do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, lecionando diversas unidades curriculares de âmbito antropológico em cursos de diferentes níveis e áreas, nomeadamente: turismo, desing, enfermagem, gestão e gestão artística e cultural.

9 a 30 de maio
“Voltar aos passos que foram dados”
No final de Viagem a Portugal, José Saramago diz-nos: “É preciso voltar aos passos que foram dados, para repetir e para traçar caminhos novos ao lado deles. É preciso recomeçar a viagem. Sempre. O viajante volta já”.
Com a exposição “Voltar aos passos que foram dados”, com seleção e composição de textos de Carlos Reis e Fernanda Costa, e design de André Letria, aceitámos o desafio do escritor e construímos uma mostra que faz uma “viagem” pela biografia literária de José Saramago. Deduz-se daí uma “narrativa” que nos leva a encontrar ou a reencontrar, em formato expositivo, as obras e o legado cultural e cívico de um grande escritor.
Segunda-feira: 18h00 – 23h00 I Terça a sexta-feira: 09h30 – 23h00 I Sábado: 09h30 – 22h30

12 de maio, 15h00 I 13 de maio, 21h00
Comunidade de Leitores
A edição da Comunidade de Leitores em 2022, denomina-se "IN LIVROS”, com o tema “Os livros dos leitores”, percorre as escolhas bibliográficas feitas pelos seus membros. No caso em concreto desta opção temática, acresce ainda uma outra mais-valia que se prende com a possibilidade de se poder incorporar novas escolhas de livros hoje desconhecidos e que sejam sugeridos por novos e atuais leitores, mantendo sempre dinâmico o ritmo e compromisso dos leitores. Este mês o livro proposto para discussão é “Um amor" de Sara Mesa.
Gratuito
Contatos e inscrições: tel.+ 351 22 940 86 38, biblioteca@cm-maia.pt www.cm-maia.pt

28 de maio, 16h00 – 18h00
Tertúlia “Asas de Poesia”
O grupo “Asas de Poesia” continua como espaço de comunicação da palavra escrita em forma de POESIA, procurando homenagear ao mesmo tempo grandes poetas desaparecidos e procurando apresentar géneros poéticos diferentes, cada sessão do grupo pretende ser uma agradável tarde de convívio entre a poesia, a música e o público.

28 de maio, 21h00
Encontro com a escritora
Apresentação do livro “Acordem-me por favor”, de Ana Ribeiro.
Rita era muito terra-a-terra, apesar de viver junto ao mar. Ironia do destino, era precisamente o oceano, que lhe ia trazer o grande amor da sua vida. Lentamente, começou a baixar a guarda, não só perdendo essa fobia, como se aventurando aos poucos em atividades marítimas. Quando pensava dominar esse gigante, bastaram uns segundos de desatenção para perceber, que essa força da natureza, era impossível de domar. Mas percebeu tarde demais, e as consequências foram devastadoras, mudando por completo o rumo da sua vida.