Passar para o Conteúdo Principal Top
Cultura CM Maia
Logótipo da Câmara Municipal de Maia

Agenda Janeiro_Biblioteca Municipal da Maia

03 a 31 Jan
Adicionar a calendário 2023-01-03 00:00:00 2023-01-31 00:00:00 Europe/Lisbon Agenda Janeiro_Biblioteca Municipal da Maia Evento
Agenda Janeiro_Biblioteca Municipal da Maia
Cultura

Agenda Janeiro 2023 - Biblioteca Municipal Doutor José Vieira de Carvalho

3 a 31 de janeiro

“Contos Contigo Conto”

Hora do Conto

Contos Contigo Conto é a atividade de contar histórias que a Biblioteca Municipal realiza diariamente para os mais novos e que permite o enriquecimento das experiências infantis, o desenvolvimento da linguagem, do imaginário, da criatividade e do potencial crítico das crianças. Para os mais crescidos, o livro “Querido Monstro”, de Dita Zipfel, e para os mais pequeninos, “A Caixa das Preocupações”, de Suzanne Chiew.

Duração | 20 min

LOCAL | Escolas / Biblioteca Municipal

PÚBLICO-ALVO | infantil

INSCRIÇÕES (se aplicável) | tel.+ 351 22 940 86 38; biblioteca@cm-maia.pt

OBSERVAÇÕES | atividade sujeita a marcação (mínimo de 5 inscrições)

3 a 31 de janeiro

“Vem conhecer a tua Biblioteca”

Esta atividade tem como objetivo dar a conhecer a missão e os objetivos da Biblioteca Municipal da Maia, através de uma visita aos diferentes espaços e serviços, aprendendo a rentabilizar os vários recursos deste sistema de informação.

Duração | 45 min

LOCAL | Biblioteca Municipal da Maia

INSCRIÇÕES (se aplicável) | tel.+ 351 22 940 86 38; biblioteca@cm-maia.pt

OBSERVAÇÕES | atividade sujeita a marcação (mínimo de 5 inscrições)

3 a 31 de janeiro

“BiblioConto Sénior”

Hora do Conto

Este projeto pretende levar ao público sénior o incentivo à leitura e combater a iliteracia. Unindo-se ao já serviço existente da Biblioteca Itinerante pretende levar a leitura em voz alta ao público mais idoso e estreitar a relação com os livros através da troca de experiências entre diferentes gerações.

Duração | 45 min

LOCAL | Lares e Centros de dia

INSCRIÇÕES (se aplicável) | tel.+ 351 22 940 86 38; biblioteca@cm-maia.pt

OBSERVAÇÕES | atividade sujeita a marcação (mínimo de 5 inscrições)

3 a 31 de janeiro

“Atreve-te e leva”

Este projeto pretende oferecer aos leitores kits literários surpresa. Cada kit literário terá uma temática e será constituído por vários documentos - livros, jogos, DVD e CD - selecionados pela equipa técnica da biblioteca. Desafia-se assim o leitor a explorar o tema que mais gosta mesmo não sabendo com que autor ou realizador se vai deparar.

HORÁRIO | segunda das 18.00h às 23.00h / terça a sexta das 09.30h às 23.00h / sábado das 09.30h às 22.30h

9 a 28 de janeiro

“Mapa de Memórias da Maia”

Exposição

Celebra-se este ano a 26 de janeiro o Dia Nacional da Participação, que visa reforçar a importância da participação cívica nos modelos de governação democrática.

Para assinalar a efeméride, a Biblioteca Municipal apresenta a Exposição “Mapa de Memórias da Maia”, uma mostra realizada por Gil Moreira, em parceria com a Câmara Municipal da Maia e a comunidade maiata.

Esta exposição apresenta um conjunto de Mapas de Memórias que, através de ilustrações ficcionadas pelos cidadãos da Maia, se traduz num registo gráfico inovador. Com recurso à técnica de desenho à mão livre, a exposição de Gil Moreira é inspirada nos dialectrogramas de Mitch Miller.

O desenvolvimento deste projeto teve como base as memórias coletivas dos cidadãos, que foram convidados pelo artista a partilharem as suas recordações e a construírem um diagnóstico colaborativo para esta exposição.

O artista Gil Moreira acredita que este trabalho reflete uma visão romântica do passado, mas também representa um enorme valor para o futuro do Município. Devido ao esforço coletivo de identificação de imagens, narrativas e vivências, a exposição poderá inspirar a construção de novos futuros para o território da Maia.

Com o intuito de ser um tributo a todos os cidadãos que participaram neste inovador processo de envolvimento na construção do Plano Diretor Municipal da Maia, a mostra “Mapa de Memórias da Maia” pretende evidenciar o valor da comunidade como um dos maiores recursos para pensar o futuro dos territórios.

HORÁRIO | segunda das 18.00h às 23.00h / terça a sexta das 09.30h às 23.00h / sábado das 09.30h às 22.30h

7, 14, 21 e 28 de janeiro, 11h30

“Histórias Fiadas”

Hora do Conto

Sábados mágicos, histórias divertidas, fantasia e imaginação, contos maravilhosos e muita animação. A Biblioteca espera por ti com incríveis leituras para toda a família.

Gratuito

12 de janeiro, 15h00 l 13 de janeiro, 21h00

Comunidade de Leitores

O ciclo da comunidade de leitores da Biblioteca Municipal da Maia adota a denominação de leitura em movimento como sinal de dinâmica e do reforço da importância que a leitura tem para a formação, sempre incompleta do indivíduo. Espraia-se por duas linhas orientadoras. Leituras do mundo e leituras nacionais. Este mês o livro proposto para discussão é “Todas as Almas”, de Javier Marías.

Gratuito

21 de janeiro, 15h00

Apresentação do livro “Da Maia nasceu Portugal”, de Carlos Magalhães

Na formação de Portugal, mais importante que o locus é a génese. Na verdade, o nascimento de Portugal como reino independente é sobretudo uma pretensão dos nobres portucalenses, que aspiravam a uma posição de relevo e poder na velha Lusitânia, só possível com uma autonomia governativa formatada pela independência administrativa e política. Se Guimarães, para onde muitos anos antes se deslocalizara o presor Vímara Peres, o primeiro conde portucalense, foi o marco geográfico da contenda que derrotou o conde de Trava e a rainha Dona Teresa e assinalou a data informal da independência do reino, só mais tarde ratificada com o tratado de Zamora e a bula Papal, foi na linhagem dos ricos-homens da terra da Maia que a revolução separatista se engendrou. Também se, por volta de 1119, o príncipe Afonso passa a residir em Guimarães, sobre ele incide necessariamente a influência inalienável do arcebispo de Braga, D. Paio Mendes da Maia, segundo muitos o verdadeiro mentor das pretensões independentistas do nosso primeiro rei. Por tudo isto acreditamos que, no ocaso do século XI e no dealbar do século XII, Portugal Nasceu da Maia.

Esta edição contou com o apoio da Divisão da Cultura da Câmara Municipal da Maia.

Gratuito

28 de janeiro, 15h00

Encontro com o Escritor Richard Zimler

A Biblioteca Municipal Maia, através da sua Comunidade de Leitores, promove o encontro com o escritor Richard Zimler em torno do seu livro “A Aldeia das Almas Desaparecidas - A Floresta do Avesso”. Corre o ano de 1671 e Isaaque Zarco, um rapaz de nove anos, leva uma existência tranquila na pacata aldeia de Castelo Rodrigo. No entanto, nem mesmo esse recanto perdido no Norte de Portugal escapa à sombra de uma força nefasta poderosíssima, que alastra, insidiosa, no peito de uma população até então pacífica. E, em pouco tempo, com o desaparecimento misterioso de uma família amiga e o assassinato de um vizinho, os pilares que haviam sustentado o mundo de Isaaque começam a ruir, pondo em risco a sua própria vida…

O encontro constitui uma oportunidade de dar a conhecer a escritora e as suas obras ao público maiato em geral.

Gratuito

28 de janeiro, 16h00

Asas de Poesia

O grupo “Asas de Poesia” continua como espaço de comunicação da palavra escrita em forma de POESIA, procurando homenagear ao mesmo tempo grandes poetas desaparecidos e procurando apresentar géneros poéticos diferentes. Cada sessão do grupo pretende ser uma agradável tarde de convívio entre a poesia, a música e o público.

Gratuito