Cultura CM Maia

Agenda Janeiro_Biblioteca Municipal da Maia

04 a 29 Jan
Adicionar a calendário 2022-01-04 00:00:00 2022-01-29 00:00:00 Europe/Lisbon Agenda Janeiro_Biblioteca Municipal da Maia Evento
Agenda Janeiro_Biblioteca Municipal da Maia
2022_01_asas_de_poesia_cmm
2022_01_biblioconto_senior_cmm
2022_01_bibliotecas_itinerantes_cmm
2022_01_comunidade_de_leitores_2_cmm
2022_01_comunidade_de_leitores_cmm
2022_01_contos_contigo_conto_cmm
2022_01_emanuel_mendes_cmm
2022_01_historias_fiadas_cmm
2022_01_jose_paiva_cmm
2022_01_visita_cmm
Cultura

Agenda de atividades para o mês de janeiro na Biblioteca Municipal Doutor José Vieira de Carvalho – Maia

4 a 28 de janeiro
Hora do conto
“BiblioConto Sénior”
Este programa pretende levar ao público sénior o incentivo à leitura e combater a iliteracia. Unindo-se ao já serviço existente do Biblobus pretende levar a leitura em voz alta para o público mais idoso e estreitar a relação com os livros através da troca de experiência entre diferentes gerações.

6 e 27 de janeiro
Comunidade de Leitores da Biblioteca Municipal da Maia
A edição da Comunidade de Leitores em 2022, denomina-se "IN LIVROS”, com o tema “Os livros dos leitores”, percorre as escolhas bibliográficas feitas pelos seus membros. No caso em concreto desta opção temática, acresce ainda uma outra mais-valia que se prende com a possibilidade de se poder incorporar novas escolhas de livros hoje desconhecidos e que sejam sugeridos por novos e atuais leitores, mantendo sempre dinâmico o ritmo e compromisso dos leitores.
Horário: Dias 06, às 15h00, e, 07, às 21h00 - discussão do livro "A Sangrada Família", de Sandro William Junqueira.
Dia 27, às 15h00, e, 28, às 21h00 – discussão do livro “A Cadela", de Pilar Quintana

11 e 28 de janeiro
Biblioteca Municipal da Maia
“Vem conhecer a tua Biblioteca”
Esta atividade tem como objetivo dar a conhecer a missão e os objetivos da Biblioteca Municipal da Maia, através de uma visita aos diferentes espaços e serviços, aprendendo a rentabilizar os vários recursos deste sistema de informação.

11 a 28 de janeiro
Hora do Conto
“Contos Contigo Conto”
Contos Contigo Conto é a atividade de contar histórias que a Biblioteca Municipal realiza diariamente para os mais novos e que permite o enriquecimento das experiências infantis, o desenvolvimento da linguagem, do imaginário, da criatividade e do potencial crítico das crianças. Para os mais pequenos, o livro “Definitivamente não abras este Livro”, de Andy Lee, e para os mais crescidos, “João Camarão e o Guisado Pirata”, de Lou Carter.

10 a 29 de janeiro
Biblioteca Municipal da Maia
“Bibliotecas Itinerantes - lugares de futuro”
No âmbito da IX edição da Maratona de Leitura da Sertã, este ano sob o lema "Palavra ao Planeta", e surgindo como uma alternativa à ausência física das bibliotecas itinerantes que habitualmente integram a programação deste evento (situação que a conjuntura pandémica não permitiu) foi realizada uma exposição temática com o objetivo de apresentar os serviços itinerantes de leitura em atividade no território nacional, dinamizados quer por municípios, quer por instituições de cariz social e comunitário.
Horário: segunda das 18h00 às 23h00 / terça a sexta das 09h30 às 23h00 / sábado das 09h30 às 22h30

15, 22 e 29 de janeiro, 11h30
Espetáculo
“Histórias Fiadas”
Vem viajar connosco pelo mundo mágico das histórias. Tudo pode acontecer ao sábado de manhã na biblioteca… Filmes, oficinas e claro muitas histórias divertidas! A partir de incríveis leituras para toda a família… fica instalada a diversão…
Duração: mínimo 20m
Para famílias, com crianças até aos 10 anos
Outras informações e inscrições: 351 22 940 86 38, biblioteca@cm-maia.pt
Lotação: limitada à capacidade da sala

15 de janeiro, 21h00
Encontro com Autor
Apresentação do livro "Nunca Pares”, de Emanuel Mendes
A presente obra retrata uma série de Caminhos de Santiago e de Fátima que foram percorridos pelo autor.
Ao longo da obra os diversos capítulos abordam a descrição de como surgiu a ideia de percorrer estes Caminhos, uma breve abordagem histórica, a simbologia associada ao Caminho de Santiago, o planeamento e os ensinamentos aprendidos.
Cada Caminho é descrito em forma de diário de viagem, abordando: Caminho Central Português; Lisboa – Fátima; Porto – Fátima; Caminho Português da Costa; Caminho Francês; Aveiro – Fátima; Tomar – Fátima – Santiago de Compostela – Muxia – Fisterra.

22 de janeiro, 16h00
Encontro com Autor
Apresentação do livro "Os Nós e as Sombras”, de José Paiva
Em “Os Nós e as Sombras” pretendo partilhar a minha história dos sentidos expressos em verso que criam os nós que surgem e se consolidam nas paixões e nos afetos. Mas também das sombras que nos cobrem e, tantas vezes, nos tornam os sentimentos desconexos e inexplicáveis. São 50 poemas ilustrativos de uma vida respirada com paixão.

29 de janeiro, 16h00 – 18h00
Tertúlia - Asas de Poesia
O Grupo Asas de Poesia continua como espaço de comunicação da palavra escrita em forma de POESIA, procurando homenagear ao mesmo tempo grandes poetas desaparecidos e procurando apresentar géneros poéticos diferentes, cada sessão do grupo pretende ser uma agradável tarde de convívio entre a poesia, a música e o público.
Gratuito

O acesso e participação nas atividades está dependente do cumprimento das normas da DGS em vigor na data do evento.