Cultura CM Maia

Agenda Fevereiro_Biblioteca Municipal da Maia

01 a 26 Fev
Adicionar a calendário 2022-02-01 00:00:00 2022-02-26 00:00:00 Europe/Lisbon Agenda Fevereiro_Biblioteca Municipal da Maia Evento
Agenda Fevereiro_Biblioteca Municipal da Maia
Cultura

Agenda Biblioteca Municipal Doutor José Vieira de Carvalho para o mês de fevereiro.

1 a 25 de fevereiro
Hora do Conto - BiblioConto Sénior
Este projeto pretende levar ao público sénior o incentivo à leitura e combater a iliteracia. Unindo-se ao já serviço existente do Bibliobus pretende levar a leitura em voz alta para o público mais idoso e estreitar a relação com os livros através da troca de experiência entre diferentes gerações.
Duração: 45m
Contatos e inscrições tel.+ 351 22 940 86 38 I biblioteca@cm-maia.pt
Observações: atividade sujeita a marcação (mínimo de 5 inscrições)
Local: Lares e Centros de dia

1 a 25 de fevereiro
Hora do Conto - Contos Contigo Conto
Contos Contigo Conto é a atividade de contar histórias que a Biblioteca Municipal realiza diariamente para os mais novos e que permite o enriquecimento das experiências infantis, o desenvolvimento da linguagem, do imaginário, da criatividade e do potencial crítico das crianças. Para os mais pequenos, o livro “Definitivamente não abras este livro” de Andy Lee e para os mais crescidos, “João Camarão e o guisado pirata” de Lou Carter.
Duração: 20m
Contatos e inscrições: tel.+ 351 22 940 86 38, biblioteca@cm-maia.pt
Observações: atividade sujeita a marcação (mínimo de 5 inscrições)

5 a 26 de fevereiro
UIVINHO 4 - MOSTRA DE ILUSTRAÇÃO INFANTIL DA MAIA
De 5 a 26 de fevereiro está patente na Biblioteca Municipal Doutor José Vieira de Carvalho a exposição UIVINHO 4 – Mostra de Ilustração Infantil da Maia.
A UIVINHO é uma exposição com os trabalhos resultantes das oficinas de ilustração, realizadas no âmbito da UIVO 11 – Mostra de Ilustração da Maia, cujo tema foi “Ilustrário Imaginário”, realizados com os alunos das escolas do concelho da Maia e nas oficinas com famílias, em ações concebidas e orientadas pelo COLETIVO A R i S C A, Inês Soares, Patrícia do Vale e Raquel Sambade.
A atividade pretende dar palco aos “jovens artistas “que aqui expõem os trabalhos desenvolvidos através de processos lúdico-pedagógicos.
Horário: segunda-feira das 18h00 às 23h00 / terça-feira a sexta-feira das 09h30 às 23h00 / sábado das 09h30 às 22h30

5, 12, 19 e 26 de fevereiro, 11h30
Espetáculo - Histórias Fiadas
Sábados mágicos, histórias divertidas, fantasia e imaginação, contos maravilhosos e muita animação. A Biblioteca espera por ti com incríveis leituras para toda a família.
Público-alvo: famílias, com crianças até aos 10 anos

12 de fevereiro, 21h00
Encontro com Autor
Apresentação do livro "Covid-1 - A Tempestade Perfeita, História Clínica da Pandemia", de Cândido Ferreira

"Livro extraordinário no qual o autor 'disseca', com rara maestria, o 'pandemónio' da pandemia, à luz da evidência científica e através de textos muito bem elaborados, quer no plano técnico quer no plano pedagógico. É assim uma obra notável, pela sua minúcia descritiva, pela fundamentação e pela superior clarividência, mas também pela demolidora e arrasadora denúncia da impreparação e da arrogância dos responsáveis da saúde e do poder político que a tutela. À formulação diagnóstica segue-se uma perspetiva terapêutica e o indispensável prognóstico. Também notável é o remate desta obra, quando o seu autor se debruça sobre a crise da nossa democracia e dos valores que a informam."

17 e 18 de fevereiro

Comunidade de Leitores da Biblioteca Municipal da Maia
A edição da Comunidade de Leitores em 2022, denomina-se "IN LIVROS”, com o tema “Os livros dos leitores”, percorre as escolhas bibliográficas feitas pelos seus membros. No caso em concreto desta opção temática, acresce ainda uma outra mais-valia que se prende com a possibilidade de se poder incorporar novas escolhas de livros hoje desconhecidos e que sejam sugeridos por novos e atuais leitores, mantendo sempre dinâmico o ritmo e compromisso dos leitores.
Horário: Dia 17 às 15h00 e dia 18 às 21h00 – discussão do livro “Escavadoras", de Marta Pais Oliveira
Duração: 120 min
Contatos e inscrições: tel.+ 351 22 940 86 38, biblioteca@cm-maia.pt

19 de fevereiro, 17h00
Encontro com Autor
Apresentação do livro "Magia na Pandemia”, de Pedro Resende
A aventura de uma vida pode acontecer num contexto inesperado, como é o caso de uma pandemia?
Um momento mágico e único pode acontecer numa vila pacata e pitoresca de Portugal?
Pode uma cegonha ajudar uma criança a minorar os efeitos causados pelo transtorno e fobia com que ela ficou por causa da pandemia?
Descubram estas e outras respostas embarcando com a Maria numa aventura mágica e fiquem a conhecer uma espécie de tulipa muito especial e um segredo ancestral que une o ser humano e as cegonhas.
Contatos: tel.+ 351 22 940 86 38, biblioteca@cm-maia.pt
Observações: Lotação: limitada à capacidade da sala

26 de fevereiro, 15h00
Encontro com a autora Marta Pais Oliveira
A Biblioteca Municipal Maia, através da sua Comunidade de Leitores, promove o encontro com a escritora Marta Pais Oliveira em torno do seu livro “Escavadoras”. O encontro constitui uma oportunidade de dar a conhecer a escritora e as suas obras ao público maiato em geral.

26 de fevereiro, 16h00 – 18h00
Biblioteca Municipal da Maia
Tertúlia “Asas de Poesia”
O Grupo Asas de Poesia continua como espaço de comunicação da palavra escrita em forma de POESIA, procurando homenagear ao mesmo tempo grandes poetas desaparecidos e procurando apresentar géneros poéticos diferentes, cada sessão do grupo pretende ser uma agradável tarde de convívio entre a poesia, a música e o público.
Contatos: tel.+ 351 22 940 86 38, biblioteca@cm-maia.pt

O acesso às atividades obriga ao cumprimento das normas da DGS em vigor à data.