Cultura CM Maia

Agenda Dezembro_Biblioteca Municipal da Maia

02 a 30 Dez
Adicionar a calendário 2022-12-02 00:00:00 2022-12-30 00:00:00 Europe/Lisbon Agenda Dezembro_Biblioteca Municipal da Maia Evento
Agenda Dezembro_Biblioteca Municipal da Maia

Escolas e Biblioteca Municipal da Maia

Contos Contigo Conto

Hora do Conto

Contos Contigo Conto é a atividade de contar histórias que a Biblioteca Municipal realiza diariamente para os mais novos e que permite o enriquecimento das experiências infantis, o desenvolvimento da linguagem, do imaginário, da criatividade e do potencial crítico das crianças. Para os mais crescidos, o livro “Os sapatos do pai natal” de José Fanha e para os mais pequeninos, “Uma estrela especial: um conto de Natal” de M. Christina Butler.

HORÁRIO | 20 min

PÚBLICO-ALVO | infantil

INSCRIÇÕES tel.+ 351 22 940 86 38; biblioteca@cm-maia.pt

OBSERVAÇÕES | atividade sujeita a marcação (mínimo de 5 inscrições)

Vem conhecer a tua Biblioteca

Esta atividade tem como objetivo dar a conhecer a missão e os objetivos da Biblioteca Municipal da Maia, através de uma visita aos diferentes espaços e serviços, aprendendo a rentabilizar os vários recursos deste sistema de informação.

INSCRIÇÕES tel.+ 351 22 940 86 38; biblioteca@cm-maia.pt

OBSERVAÇÕES | atividade sujeita a marcação (mínimo de 5 inscrições)

BiblioConto Sénior

Este projeto pretende levar ao público sénior o incentivo à leitura e combater a iliteracia. Unindo-se ao já serviço existente da Biblioteca Itinerante pretende levar a leitura em voz alta ao público mais idoso e estreitar a relação com os livros através da troca de experiências entre diferentes gerações.

LOCAL | Lares e Centros de dia

PÚBLICO-ALVO | público sénior

3 de dezembro, 15h30

Biblioteca Municipal da Maia

Apresentação do livro “Mira a cadela que nasceu para amar” de Elizabeth Deschauer

Este livro infantil apresenta a história da Mira, baseada em factos reais, é para todos nós um exemplo de como o amor sempre fez e continua a fazer a diferença. E os cães de assistência são intensas fontes deste amor tão puro, manso e corajoso. Nestas páginas, entendemos mais sobre a diferença e também sobre a inclusão, e como todos desejamos ser aceites como somos!

5 a 30 de dezembro

Biblioteca Municipal da Maia

Exposição “Livros Antigos de Temática Religiosa”

Exposição de livros antigos de temática religiosa da Biblioteca Municipal no âmbito das comemorações dos 400 anos do Mosteiro de Moreira.

HORÁRIO | segunda das 18.00h às 23.00h / terça a sexta das 09.30h às 23.00h / sábado das 09.30h às 22.30h

LOCAL | Biblioteca Municipal

8 de dezembro, 10h30

Biblioteca Municipal da Maia

Natal ilustrado – oficina para famílias

A Divisão de Cultura da Câmara Municipal da Maia através do serviço educativo da Biblioteca Municipal e do Centr’Arte promovem uma oficina intitulada “Natal Ilustrado”. Os participantes são convidados a ouvirem a narração de um conto e termina com uma oficina baseada no tema Natal.

INSCRIÇÕES tel.+ 351 22 940 86 38; biblioteca@cm-maia.pt i

10 de dezembro, 15h30

Biblioteca Municipal da Maia

Apresentação do livro “Lobos Sedentos da Respiração dos Dias”, de Ana Gil Campos

Romance com forte inspiração na pandemia de Covid 19, é, ao mesmo tempo, uma reflexão profunda sobre a felicidade.

Acontece entre duas cidades, a Cidade Velha, semelhante às que conhecemos atualmente, e a Cidade Nova, construída com o objetivo de proteger a sua população de qualquer vírus tendo assim surgido, como consequência, uma nova sociedade. Contudo, os habitantes de ambas as cidades podem fluir de uma para a outra segundo determinadas regras. Aurora, Vitória, David, Constâncio e Túlia são as personagens que dão voz às paixões e inquietações de cada um de nós.

13 a 22 de dezembro, 10h00 – 11h30 I 14h30 – 16h00

Natal Ilustrado – oficina para escolas

LOCAL | Escolas / Biblioteca Municipal

PÚBLICO-ALVO | infantil

INSCRIÇÕES tel.+ 351 22 940 86 38; biblioteca@cm-maia.pt infocultura@cm-maia.pt

15 e 16 de dezembro

Comunidade de Leitores

A edição da Comunidade de Leitores em 2022, denomina-se "IN LIVROS”, com o tema “Os livros dos leitores”, percorre as escolhas bibliográficas feitas pelos seus membros. No caso em concreto desta opção temática, acresce ainda uma outra mais-valia que se prende com a possibilidade de se poder incorporar novas escolhas de livros hoje desconhecidos e que sejam sugeridos por novos e atuais leitores, mantendo sempre dinâmico o ritmo e compromisso dos leitores. Este mês o livro proposto para discussão é "Os anos", de Annie Ernaux.

HORÁRIO | Dia 15 às 15h e dia 16 às 21h

17 de dezembro, 16h00

Asas de Poesia

O grupo “Asas de Poesia” continua como espaço de comunicação da palavra escrita em forma de POESIA, procurando homenagear ao mesmo tempo grandes poetas desaparecidos e procurando apresentar géneros poéticos diferentes. Cada sessão do grupo pretende ser uma agradável tarde de convívio entre a poesia, a música e o público.