Cultura CM Maia

Agenda dezembro_Biblioteca Municipal da Maia

02 a 30 Dez
Adicionar a calendário 2021-12-02 00:00:00 2021-12-30 00:00:00 Europe/Lisbon Agenda dezembro_Biblioteca Municipal da Maia Evento
Agenda dezembro_Biblioteca Municipal da Maia
Cultura

Agenda de atividades para dezembro da Biblioteca Municipal Doutor José Viera de Carvalho

2 a 17 de dezembro
Hora do conto
Contos Contigo Conto
Contos Contigo Conto é a atividade de contar histórias que a Biblioteca Municipal realiza diariamente para os mais novos e que permite o enriquecimento das experiências infantis, o desenvolvimento da linguagem, do imaginário, da criatividade e do potencial crítico das crianças.
Para os mais pequenos, o livro “Os dez desejos de Natal”, de Claire Freedman, e para os maiores, “Não te esqueças de mim, Pai Natal!”, de Norbert Landa.

2 a 30 de dezembro
Vem conhecer a tua Biblioteca
Esta atividade tem como objetivo dar a conhecer a missão e os objetivos da Biblioteca Municipal da Maia, através de uma visita aos diferentes espaços e serviços, aprendendo a rentabilizar os vários recursos deste sistema de informação.
Duração: 45m

4 de dezembro, 16h00
Encontro com autor
Apresentação do livro “Será que te amo?”, de Vitória Ferreira
O livro retrata uma jovem de 15 anos, Gabriela, que vivia em Lisboa, mas devido a algumas dificuldades muda-se com a mãe para o Porto, mais precisamente para a Maia, onde irá viver com o novo padrasto e irmã. O livro é um relato da sua mente e coração e da evolução de cada personagem. Na sequela poderemos continuar a acompanhar Gabriela nos seus dilemas amorosos, mas também as dificuldades e alegrias das diversas personagens que a rodeiam.

4, 11 e 18 de dezembro, 11h30
Histórias Fiadas
Sábados mágicos, histórias divertidas, fantasia e imaginação, contos maravilhosos e muita animação. A Biblioteca espera por ti com incríveis leituras para toda a família. A longo do mês de dezembro teremos a história “Não te esqueças de mim, Pai Natal!”, de Norbert Landa; “Uma prenda de Natal”, de M. Christina Butler; “O pai natal e o Menino Jesus”, de Luísa Ducla Soares.
Gratuito.

6 a 30 de dezembro
Biblioteca Municipal da Maia
“História da Língua Portuguesa”
A exposição “História da Língua Portuguesa” foi concebida pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, para atender ao público em idade escolar, tendo por objetivo suscitar um melhor entendimento do lugar que a nossa língua ocupa no mundo em que vivemos. Trata-se de um conjunto de imagens agrupadas em dezasseis temas de reflexão.
Horário: segunda das 18.00h às 23.00h / terça a sexta das 09.30h às 23.00h / sábado das 09.30h às 22.30h

9 e 10 de dezembro
Comunidade de leitores da Biblioteca Municipal da Maia
A edição da Comunidade de Leitores, de 2020 a 2022, denomina-se "IN LIVROS”, com o tema “Os livros dos leitores”, percorre as escolhas bibliográficas feitas pelos seus membros. No caso em concreto desta opção temática, acresce ainda uma outra mais-valia que se prende com a possibilidade de se poder incorporar novas escolhas de livros hoje desconhecidos e que sejam sugeridos por novos e atuais leitores, mantendo sempre dinâmico o ritmo e compromisso dos leitores.
Horário: Dia 09 às 15h00 e dia 10 às 21h00 - discussão do livro "O Sétimo Juramento”, de Pauline Chiziane.

18 de dezembro, 15h30
Territórios do Brincar – Construção de presépios com bonecos de lã
A Biblioteca Municipal da Maia promove um conjunto de oficinas intituladas “Territórios do Brincar”, brincar em qualquer idade, no coletivo e em harmonia. Esta oficina inclui a narração de um conto e a construção de presépios com bonecos de lã.

18 de dezembro, 16h00
Tertúlia
Asas de Poesia
O Grupo Asas de Poesia continua como espaço de comunicação da palavra escrita em forma de POESIA, procurando homenagear ao mesmo tempo grandes poetas desaparecidos e procurando apresentar géneros poéticos diferentes, cada sessão do grupo pretende ser uma agradável tarde de convívio entre a poesia, a música e o público.

18 de dezembro, 21h00
Apresentação do livro “O Amor não tem Género”, de Ana Ribeiro
Maria, uma mulher inexperiente, virgem aos 28 anos, não tinha a certeza quanto à sua sexualidade. Com os pais a viverem na província, com valores religiosos muito rigorosos, pressionavam-na a viver em função do que era expetável. Mas para atingir a felicidade, ela precisava, primeiro, de se aceitar a e si própria, para depois conseguir combater contra o preconceito. Será que Maria era suficientemente forte para lutar por aquilo que realmente queria? Ou optaria por atropelar os seus sentimentos, seguindo o caminho mais fácil, sem precisar de comprar uma batalha, vivendo a vida que sempre projetaram para ela, nem que para isso tivesse de sacrificar o que lhe ia no coração?

21, 22, 28 e 29 de dezembro
“Natal Ilustrado”
A Divisão de Cultura da Câmara Municipal da Maia através do serviço educativo da Biblioteca Municipal e do Centr’Arte promovem uma oficina intitulada “Natal Ilustrado”. Os participantes são convidados a fazer uma visita à exposição Uivo, à biblioteca e termina com uma oficina. Esta atividade tem por objetivo uma amostra documental de ilustração e das suas várias técnicas. Partindo do desenho à colagem cada um vai fazer um trabalho baseado do tema Natal.
Horário: 10h00 às 11h30 ou 14h30 às 16h00
Público-alvo: crianças dos 5 aos 10 anos.