Passar para o Conteúdo Principal Top
Cultura CM Maia
Logótipo da Câmara Municipal de Maia

Agenda Cultural_fim de semana

01 a 06 Fev
Adicionar a calendário 2023-02-01 00:00:00 2023-02-06 00:00:00 Europe/Lisbon Agenda Cultural_fim de semana Evento
Agenda Cultural_fim de semana
Cultura

FÓRUM DA MAIA

Até 26 de fevereiro

UIVO - 12ª MOSTRA DE ILUSTRAÇÃO DA MAIA

"Expedições – Do Real e do Fantástico"

A Câmara Municipal da Maia, através do Pelouro da Cultura, promove, a 12ª edição da UIVO - Mostra de Ilustração da Maia, que estará patente nas Galerias do Fórum da Maia, até 26 de fevereiro.

A cada edição a UIVO revela a importância da ilustração no panorama artístico nacional, reunindo sempre um conjunto eclético de artistas e ilustradores com trabalho reconhecido na área, apresentando também novos autores.

O programa da Mostra é direcionado a públicos de todas as idades.

A UIVO compõe-se, na sua 12ª edição, de uma exposição dentro e fora de portas, na qual participam mais de 35 artistas e ilustradores nacionais e estrangeiros um programa de Serviço Educativo que integra ateliers de ilustração para crianças e famílias e um conjunto de oficinas desenhado para escolas do concelho, e a 5ª edição da UIVINHO - Mostra de Ilustração Infantil da Maia que apresenta os trabalhos resultantes do serviço educativo.

Sob o tema "Expedições - Do Real e do Fantástico", a proposta de curadoria de Cláudia Melo para esta nova edição, assenta na ideia das possibilidades do conhecimento do mundo através da ilustração nas suas diversificadas expressões e materializações. Natureza, ciência e seus necessários desvios misturam-se para que haja lugar à elucidação.

A exposição, composta por 3 núcleos - desenho, ilustração científica e ilustração conceptual propõe um diálogo entre diferentes temporalidades, formas de fazer e de pensar a ilustração.

Apresentam-se entrosamentos entre desenho e ilustração, condição rizoma. Toma-se a Natureza como referência e referente (entidade, real ou não, para a qual remete o signo). Instiga-se um olhar de novo.

No essencial misturam-se realidades para que esta possa efetivamente sobrevir no espaço entre umas e outras.

As múltiplas expedições pessoais e/ou coletivas, incorrem em diversos e inquietos caminhos – os da biologia, fauna, flora, corpo, paisagem, territórios, das lendas, da arqueologia e até da astronomia - com um propósito sempre comum, o do apelo à descoberta e compreensão do mundo através de representações realistas ou surrealizadas.

BIBLIOTECA MUNICIPAL DA MAIA

4 a 25 de fevereiro

UIVINHO 5

Mostra de Ilustração Infantil da Maia

Desenvolvida a partir da 12.ª edição da “UIVO – Mostra de Ilustração da Maia”, a Câmara Municipal da Maia promove a “UIVINHO 5 – Mostra de Ilustração da Maia”.

Nesta 5.ª edição, de 4 a 25 de fevereiro, serão apresentados na Biblioteca Municipal Doutor José Vieira de Carvalho, mais de 200 trabalhos, produzidos nas oficinas temáticas “Caderneta dos Extintos”, concebidas e orientadas por Catarina Gomes e Eva Evita.

A mostra deste ano incidirá sobre as “Expedições - Do Real e do Fantástico” realizadas pelas famílias participantes e pelos estudantes das escolas do concelho.

Horário

Segunda | 18h00 – 23h00

Terça a sexta | 09h30 – 23h00

Sábado | 09h30 – 22h30

Até 28 de fevereiro

Contos Contigo Conto

Hora do Conto

Contos Contigo Conto é a atividade de contar histórias que a Biblioteca Municipal realiza diariamente para os mais novos e que permite o enriquecimento das experiências infantis, o desenvolvimento da linguagem, do imaginário, da criatividade e do potencial crítico das crianças. Para os mais crescidos, o livro “Querido monstro” de Dita Zipfel e para os mais pequeninos, “A caixa das preocupações” de Suzanne Chiew.

LOCAL | Escolas / Biblioteca Municipal

INSCRIÇÕES tel.+ 351 22 940 86 38; biblioteca@cm-maia.pt

OBSERVAÇÕES | atividade sujeita a marcação (mínimo de 5 inscrições)

Até 28 de fevereiro

Oficina “Internet Segura”

Esta atividade tem como objetivo promover junto das crianças e jovens a utilização esclarecida, critica e segura da internet.

HORÁRIO | 40 min

LOCAL | Escolas / Biblioteca Municipal

PÚBLICO-ALVO | infantil/ juvenil

INSCRIÇÕES tel.+ 351 22 940 86 38; biblioteca@cm-maia.pt

OBSERVAÇÕES | atividade sujeita a marcação (mínimo de 5 inscrições)

Até 28 de fevereiro

Vem conhecer a tua Biblioteca

Esta atividade tem como objetivo dar a conhecer a missão e os objetivos da Biblioteca Municipal da Maia, através de uma visita aos diferentes espaços e serviços, aprendendo a rentabilizar os vários recursos deste sistema de informação.

Até 28 de fevereiro

BiblioConto Sénior

Hora do Conto

Este projeto pretende levar ao público sénior o incentivo à leitura e combater a iliteracia. Unindo-se ao já serviço existente da Biblioteca Itinerante pretende levar a leitura em voz alta ao público mais idoso e estreitar a relação com os livros através da troca de experiências entre diferentes gerações.

LOCAL | Lares e Centros de dia

PÚBLICO-ALVO | público sénior

INSCRIÇÕES tel.+ 351 22 940 86 38; biblioteca@cm-maia.pt

HORÁRIO | por marcação

4 de fevereiro, 12h00

Apresentação do livro “A Menina que Tinha Medo de Cães”, de Carina Novo

Sofia é uma menina que gosta de brincar, de sonhar e de correr com as suas pernas altas e elegantes. Como qualquer criança tem medos e o dela é bem comum. Foge a sete pés quando vê cães e esconde-se atrás dos pais para se proteger. Tem sempre os olhos bem abertos para que nenhum canino se aproxime dela. Pais e amigos procuram ajudá-la, mas todas as tentativas fracassam, até que certo dia algo inesperado acontece…

4 de fevereiro, 11h30

Histórias Fiadas

Hora do Conto

Sábados mágicos, histórias divertidas, fantasia e imaginação, contos maravilhosos e muita animação. A Biblioteca espera por ti com incríveis leituras para toda a família.

2 e 3 de fevereiro

Comunidade de Leitores

O ciclo da comunidade de leitores da Biblioteca Municipal da Maia adota a denominação de “leitura em movimento” como sinal de dinâmica e do reforço da importância que a leitura tem para a formação, sempre incompleta do indivíduo. Espraia-se por duas linhas orientadoras. Leituras do mundo e leituras nacionais. Este mês o livro proposto para discussão no dia 02 é “Pequenas coisas como estas” de Claire Keegan, para o dia 23 é “Elizabeth Finch” de Julian Barnes.

HORÁRIO | Dia 02 às 15h00 e dia 03 às 21h00

MUSEU DE HISTÓRIA E ETNOLOGIA DA TERRA DA MAIA

Até 28 de fevereiro

Exposição "5000 anos de história, Arqueologia na Maia - um olhar inclusivo”

O Museu de História e Etnologia da Terra da Maia, reabriu as exposições permanentes com uma visão renovada do espaço físico do Museu no âmbito do projeto “Cultura Inclui (Cultura Para Todos)”.

Um Museu ainda mais inclusivo, através de dispositivos, mapas interativos multitouch, Audioguia, aplicações móveis, sistemas de códigos QR, guias multidigitais, informação em braille, rampas de acesso e sinaléticas, com equipamentos que o tornam mais apelativo na visita bem como na fruição das exposições. Desta forma a exposição “5000 anos de história, Arqueologia na Maia- um olhar inclusivo”, tem como objetivo apresentar alguns dos objetos provenientes de intervenções arqueológicas realizadas com o respetivo enquadramento histórico e territorial, recuando no tempo através da realidade das coisas, dos objetos, construindo uma espécie de história, reescrita através de escavações arqueológicas e da relação dos sítios com a paisagem.

Pretendemos que o visitante construa uma leitura própria do passado, que o aproxime do presente, que o vivencie, e que o salvaguarde.

 

Até 28 de fevereiro

Exposição “A Empreza do Bolhão – 100 anos de História(s)”

A Empreza do Bolhão, sucessora das empresas publicitárias e de filmes de Raúl Caldevilla, começou em 1923 e manteve-se até meados dos anos 90, sendo depois integrada na Packigráfica do grupo Higifarma, embora mantendo a mesma designação.

Esta empresa era possuidora de uma das maiores coleções de cartazes publicitários, além de antiga maquinaria e um importante acervo de rótulos e postais. Uma grande parte do que de melhor se fez em publicidade está reunido neste importante espólio da Empreza do Bolhão, desde os tempos de Raul de Caldevilla.

A ligação de Caldevilla à Empreza do Bolhão.

Através de importantes apoios bancários funda no Porto uma empresa, a Propagandas Caldevilla na Rua 31 de Janeiro, e depois em 1916, a Raul de Caldevilla & Cia. Lda na Rua Formosa, que ficará conhecida por Caldevilla Film.

São seus sócios Eduardo Kendall, João Manuel Lopes de Oliveira e António de Oliveira Cálem. A partir do Porto, vai criar e produzir cartazes de grande formato para publicidade exterior para todo o país, sob a sigla ETP. Sucede-se a Empresa Técnica Publicitaria Film Gráfica Caldevilla, onde esteve como gerente da firma até 1923. Em rutura com os sócios da empresa, abandona a sociedade e esta transforma-se em Empreza do Bolhão.

Grande parte deste espólio documental das empresas de Caldevilla e da Empreza do Bolhão pode agora ser visto nesta exposição. De valor histórico e gráfico único no país, esta coleção da Empreza do Bolhão, da Litografia Nacional e de outras gráficas são um manancial de informação sobre design, grafismo e processos de produção. Composta por uma diversidade de cartazes, rótulos, postais, catálogos, quadros, livros, bibliografia diversa, maquinaria, móveis, bustos, esta coleção ilustra, de forma significativa, a evolução da indústria litográfica do séc. XX em Portugal.

Até 28 de fevereiro

A Arqueologia na Maia

Oficina para Famílias e Escolas "A arte na pré-história"

Com recurso a pigmentos naturais, vamos pintar como na pré-história. Esta atividade encontra-se disponível para a comunidade escolar e para as famílias.

Até 28 de fevereiro

Exposição Permanente “Identidade e Território”

Esta exposição tem como objetivo divulgar a história local desde a pré-história até à idade contemporânea levando o visitante a percorrer visualmente as datas mais marcantes da origem e criação da Terra da Maia.

Terça a sábado das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.

Gratuito

Contactos: 229871144 | museu@cm-maia.pt

Observações: visitas guiadas de terça a sábado sujeitas a marcação

QUINTA DA CAVERNEIRA

OFICINA TEATRINHO AO PALCO

Iniciada em 2013, é uma iniciativa do Teatro Art'Imagem em colaboração com a Câmara Municipal da Maia, dirigida a crianças a partir dos 6 anos, e decorrerá no Auditório da Quinta da Caverneira, em Águas Santas, todos os sábados, entre 21 de janeiro e 17 de junho.

“Aprender a ser e a crescer com o Teatro”

As atividades de Expressão Dramática e o Teatro ajudam a criança a desenvolver a sua criatividade e personalidade, contribuindo para a sua formação social e emocional, melhoram a sua expressão oral e física e ajudam a conhecer-se melhor, a acreditar nas suas capacidades e a saber lidar com os outros.

A Expressão Dramática é um bom meio para a criança encontrar formas de expressão alternativas ao seu quotidiano.

Esta Oficina de formação lúdica-artística consiste num trabalho de iniciação ao jogo dramático e às aprendizagens dos primeiros passos da prática teatral através de jogos de movimento, improvisação e dança, som e música, entrelaçando-os com palavras, jogos e brincadeiras e histórias reais ou do faz-de-conta.

Formadora: Andreia Macedo

OFICINA DE TEATRO DA MAIA

A Oficina de Teatro da Maia (OTM) é uma iniciativa conjunta do Teatro Art'Imagem e da Câmara Municipal da Maia. Pretende fomentar o espírito crítico, alargar a oferta cultural no concelho e dar continuidade à política de formação de públicos que ao longo de anos temos levado a cabo. É uma proposta pensada para abranger um leque variado de interessados, que vai desde pessoas com alguma experiência teatral até ao simples curioso das artes de palco.

A oficina decorrerá entre 16 de janeiro e 3 de abril.

Informações:

📞222 084 014 I 917 691 753 | 910 818 719

teatroartimagem@teatroartimagem.org

CENTRO COMERCIAL MAIA JARDIM

3 a 26 de fevereiro

Exposição

“Germano Vieira, entre a Arte e a Medicina”

Germano de Sousa Vieira (1886-1970), licenciou-se em Medicina na Universidade de Coimbra, em 1923, com alta classificação. Natural de Silva Escura, estabeleceu-se como médico em Gueifães. Conhecedor das dificuldades do povo, por vezes, deixava pelas casas os medicamentos para os doentes.

O criador de uma camélia a que atribuiu o nome da sua mulher, Angelina. Uma personalidade única do seu tempo que importa recordar.

Todos os dias entre as 08h00 e as 22h00.

Gratuito.