Passar para o Conteúdo Principal Top
Cultura CM Maia
Logótipo da Câmara Municipal de Maia

Agenda Cultural_fim de semana

07 a 12 Set
Adicionar a calendário 2022-09-07 00:00:00 2022-09-12 00:00:00 Europe/Lisbon Agenda Cultural_fim de semana Evento
Agenda Cultural_fim de semana
Cultura

AGENDA CULTURAL FIM DE SEMANA

Já com lotação esgotada desde o passado dia 30 de agosto, Miguel Araújo está de volta ao Fórum da Maia, desta vez para contar algumas histórias do seu percurso profissional e para interpretar alguns dos seus temas musicais, numa sessão do “Conta-me Histórias”, quinta-feira, 8 de setembro, às 21h30.

Ainda no Fórum da Maia, pode visitar a exposição “ABÍLIO-JOSÉ SANTOS - REVELAÇÃO II - POR ÍNDOLE, A EXPERIMENTAÇÃO”. Nesta exposição afirma-se o carácter fortemente experimentalista de Abílio-José Santos, enriquecido pelos diálogos (honestos, referentes, ávidos, e sempre críticos) consigo próprio e com os acontecimentos da cena artística balizada entre os anos 60 e o início dos anos 90 em Portugal e no mundo. Aproveite para se inscrever nas oficinas para Famílias que terão lugar no âmbito da exposição, sábado, 17 de setembro, 11h00, “Mãos à obra… Gráfica!”, e Domingo, 25 de setembro, 11h00, “Mensagem Escondida”, ambas no Fórum da Maia e gratuitas.

No âmbito do projeto BaZe – Living Lab Maia, no sábado de manhã terá lugar a oficina “Tinkering Box”. Tinkering é o que acontece quando se experimenta algo que não se sabe muito bem como funciona ou o que fazer, guiado por capricho, imaginação e curiosidade.

Na Biblioteca pode visitar a exposição “Histórias que encaixam” que nasceu de uma ideia, quase como um sonho, pegando num mundo imaginário de fadas e dragões, princesas e campeões, porque acreditamos ser possível que os livros podem ganhar vida e ir mais além do que está escrito, onde cada um pode tem oportunidade de criar a (s) sua (s) história (s). Um convite que fazemos à imaginação de miúdos e graúdos onde cada história pode - e deve -, sair fora da caixa.
Ainda na Biblioteca sexta-feira, às 21h00 a rubrica “Encontro com o Escritor” traz à Maia Rui Couceiro a propósito do seu livro “Baiôa sem Data Para Morrer”. O livro é a história da descoberta de uma outra vida fora da cidade, uma narrativa quase em jeito de diário, contando as experiências vividas pelo imaginado protagonista na companhia de uma mão-cheia de personagens castiças, tragicómicas, quase impossíveis.

No Museu, para além das exposições sobre a história da Maia e os Maiatos, sábado é dia da Oficina para Famílias e Escolas "A arte na pré-história". Com recurso a pigmentos naturais, vamos pintar como na pré-história. Esta atividade encontra-se disponível para a comunidade escolar e para as famílias.

Bom fim de semana…,

FÓRUM DA MAIA

8 de setembro (quinta-feira), 21h30 - LOTAÇÃO ESGOTADA
Grande Auditório do Fórum da Maia
"CONTA-ME HISTÓRIAS", COM MIGUEL ARAÚJO

No dia 8 de setembro, pelas 21h30, Miguel Araújo volta ao Fórum da Maia, desta vez para contar algumas histórias do seu percurso profissional e para interpretar alguns dos seus temas musicais, numa sessão do “Conta-me Histórias”.
O “Conta-me Histórias” é um ciclo de conversas-concerto com conhecidos músicos e artistas do panorama musical português, onde são entrevistados em palco, num ambiente intimista, e onde partilham e revelam particularidades do seu percurso profissional, como o processo de criação. Ao longo da conversa interpretam alguns dos seus temas mais conhecidos do seu reportório musical, num formato acústico, fazendo-se acompanhar de uma guitarra ou outro instrumento musical. Trata-se de um formato irreverente, por onde já passaram grandes nomes da música portuguesa, cuja conversa é conduzida por dois grandes entrevistadores, designadamente o programador cultural e jornalista musical Artur Silva e o jornalista e crítico literário Tito Couto. Estes, enquanto mediadores da conversa-concerto, interagem com os artistas, de uma forma informal, descontraída e com algum sentido de humor, proporcionando ao público em geral uma sessão muito agradável e com muito boa disposição.
Uma sessão a não perder com o célebre Miguel Araújo, que será, como disse o músico Samuel Úria “provavelmente, o melhor fazedor de melodias em Portugal”.

10 de setembro, 10h30 - 12h30
Galeria 4 do Fórum da Maia
BaZe Oficina
Workshop "Tinkering Box"

No âmbito do projeto BaZe – Living Lab Maia, estão abertas as inscrições para o workshop para crianças, “Tinkering Box”, que decorrerá no dia 10 de setembro, no Fórum da Maia, das 10h30 até às 12h30.
Tinkering é o que acontece quando se experimenta algo que não se sabe muito bem como funciona ou o que fazer, guiado por capricho, imaginação e curiosidade. Quando se pratica o Tinkering, não há instruções, mas também não há erro porque não há maneiras certas ou erradas de fazer as coisas. Trata-se de descobrir como as coisas funcionam e reordená-las. Engenhocas, máquinas e objectos que não combinam no início, acabam a trabalhar em harmonia!
O Tinkering é, de uma forma simplista, o processo de combinar o jogo com a investigação.

Inscrições. Gratuita, mas obrigatória, disponível em:
https://forms.gle/FscbJgF3WmHUrvSY9

Até 23 de outubro
Exposição
ABÍLIO-JOSÉ SANTOS
REVELAÇÃO II POR ÍNDOLE, A EXPERIMENTAÇÃO

A exposição “ABÍLIO-JOSÉ SANTOS - REVELAÇÃO II - POR ÍNDOLE, A EXPERIMENTAÇÃO”, está patente no Fórum da Maia até 23 de outubro.
Nesta exposição afirma-se o carácter fortemente experimentalista de Abílio-José Santos, enriquecido pelos diálogos (honestos, referentes, ávidos, e sempre críticos) consigo próprio e com os acontecimentos da cena artística balizada entre os anos 60 e o início dos anos 90 em Portugal e no mundo. As obras revelam-se em ecossistemas próprios, intrinsecamente relacionados e que parecem ter sempre na origem a palavra, quer na sua condição semântica quer advinda do corpo, do gesto da escrita, do desenho, enquanto meio e matéria de trabalho.

Sábado, 17 de setembro, 11h00
Fórum da Maia
Oficina para Famílias: “Mãos à obra… Gráfica!”

No âmbito da exposição “ABÍLIO-JOSÉ SANTOS - REVELAÇÃO II POR ÍNDOLE, A EXPERIMENTAÇÃO”, o Serviço Educativo do Fórum da Maia, com a colaboração do Coletivo ARiSCA, irá desenvolver, no próximo dia 17 de setembro, sábado, pelas 11h00, no Fórum da Maia, a Oficina de Impressão, “Mãos à obra… Gráfica!”.
“Que imagem é esta que surge no espelho? Que seres fantásticos nos escondem os objetos do dia-a-dia? Nesta oficina vamos explorar a magia das impressões únicas a que chamamos monotipias, recorrendo a técnicas mistas de gravura e colagem para criar mundos cheios de texturas, cores e padrões”.
INSCRIÇÕES
As atividades do serviço educativo são gratuitas, mas sujeitas a inscrição através do e-mail infocultura@cm-maia.pt.
Vagas limitadas.
Mais informações: 22 940 8643

Domingo, 25 de setembro, 11h00
Fórum da Maia
Oficina para Famílias: “Mensagem Escondida”

No âmbito da exposição “ABÍLIO-JOSÉ SANTOS - REVELAÇÃO II POR ÍNDOLE, A EXPERIMENTAÇÃO”, o Serviço Educativo do Fórum da Maia, com a colaboração do Coletivo ARiSCA, irá desenvolver, no próximo dia 25 de setembro, sábado, pelas 11h00, no Fórum da Maia, a Oficina de Arte Postal, “Mensagem Escondida”.
“Luzes e sombras, formas e cores espreitam por toda a parte nesta exposição, mas estas obras não se ficam pelas paredes. Afinal a arte também pode ser postal, e levar mensagens a todo o mundo. Vamos explorar composições com ajuda da luz, para construir um postal de família com uma mensagem secreta”.
INSCRIÇÕES
As atividades do serviço educativo são gratuitas, mas sujeitas a inscrição através do e-mail infocultura@cm-maia.pt.
Vagas limitadas.
Mais informações: 22 940 8643

Jardim Comunitário do Fórum da Maia

O “Jardim Comunitário do Fórum da Maia” é um espaço desenhado especialmente para si e para toda a nossa comunidade, projetado não só para apreciação estética, mas também, simultaneamente e essencialmente, para o incentivo de práticas ambientais sustentáveis, traduzidas em ações desenvolvidas no âmbito de uma sensibilização cultural firmada na educação e responsabilização ambiental.
Junte-se a nós, saiba como aqui: https://bit.ly/3xoY23N

BIBLIOTECA MUNICIPAL DA MAIA

Até 24 de setembro
Exposição
“Histórias que encaixam”

Esta exposição nasce de uma ideia, quase como um sonho, pegando num mundo imaginário de fadas e dragões, princesas e campeões, porque acreditamos ser possível que os livros podem ganhar vida e ir mais além do que está escrito, onde cada um pode tem oportunidade de criar a (s) sua (s) história (s). Um convite que fazemos à imaginação de miúdos e graúdos onde cada história pode - e deve - sair fora da caixa
Horário: segunda das 18.00h às 23.00h / terça a sexta das 09.30h às 23.00h / sábado das 09.30h às 22.30h

9 de setembro, 21h00
Encontro com o Escritor Rui Couceiro
“Baiôa sem Data Para Morrer”

O livro é a história da descoberta de uma outra vida fora da cidade, uma narrativa quase em jeito de diário, contando as experiências vividas pelo imaginado protagonista na companhia de uma mão-cheia de personagens castiças, tragicómicas, quase impossíveis.
O autor nasceu no Porto, em 1984. É licenciado em Comunicação Social, mestre em Ciências da Comunicação e tem uma pós-graduação em Estudos Culturais. Antes de ingressar no meio editorial, como assessor de comunicação da Porto Editora, em 2006, trabalhou durante oito anos em rádio, passou pela imprensa e pela televisão.

MUSEU DE HISTÓRIA E ETNOLOGIA DA TERRA DA MAIA

Até 30 de setembro
Exposição “A Empreza do Bolhão – 100 anos de História(s)”

A Empreza do Bolhão, sucessora das empresas publicitárias e de filmes de Raúl Caldevilla, começou em 1923 e manteve-se até meados dos anos 90, sendo depois integrada na Packigráfica do grupo Higifarma, embora mantendo a mesma designação.
Esta empresa era possuidora de uma das maiores coleções de cartazes publicitários, além de antiga maquinaria e um importante acervo de rótulos e postais. Uma grande parte do que de melhor se fez em publicidade está reunido neste importante espólio da Empreza do Bolhão, desde os tempos de Raul de Caldevilla.
A ligação de Caldevilla à Empreza do Bolhão.
Através de importantes apoios bancários funda no Porto uma empresa, a Propagandas Caldevilla na Rua 31 de Janeiro, e depois em 1916, a Raul de Caldevilla & Cia. Lda na Rua Formosa, que ficará conhecida por Caldevilla Film.
São seus sócios Eduardo Kendall, João Manuel Lopes de Oliveira e António de Oliveira Cálem. A partir do Porto, vai criar e produzir cartazes de grande formato para publicidade exterior para todo o país, sob a sigla ETP. Sucede-se a Empresa Técnica Publicitaria Film Gráfica Caldevilla, onde esteve como gerente da firma até 1923. Em rutura com os sócios da empresa, abandona a sociedade e esta transforma-se em Empreza do Bolhão.
Grande parte deste espólio documental das empresas de Caldevilla e da Empreza do Bolhão pode agora ser visto nesta exposição. De valor histórico e gráfico único no país, esta coleção da Empreza do Bolhão, da Litografia Nacional e de outras gráficas são um manancial de informação sobre design, grafismo e processos de produção. Composta por uma diversidade de cartazes, rótulos, postais, catálogos, quadros, livros, bibliografia diversa, maquinaria, móveis, bustos, esta coleção ilustra, de forma significativa, a evolução da indústria litográfica do séc. XX em Portugal.

Até 30 de setembro
A Arqueologia na Maia
Oficina para Famílias e Escolas "A arte na pré-história"

Com recurso a pigmentos naturais, vamos pintar como na pré-história. Esta atividade encontra-se disponível para a comunidade escolar e para as famílias.
Até 30 de dezembro de 20022
Terça-feira a sábado das 9h00 às 12.30 e das 14h00 às 17h30
Inscrições
Tel. (+351) 229.871144
museu@cm-maia.pt

Até 30 de setembro
Exposição Permanente “Identidade e Território”

Esta exposição tem como objetivo divulgar a história local desde a pré-história até à idade contemporânea levando o visitante a percorrer visualmente as datas mais marcantes da origem e criação da Terra da Maia.
Terça a sábado das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.
Gratuito
Contactos: 229871144 | museu@cm-maia.pt
Observações: visitas guiadas de terça a sábado sujeitas a marcação

BREVEMENTE:

16 a 18 de setembro
Auditório Exterior do Fórum da Maia
Maia Blues Fest

23 e 24 de setembro
Parque da Cidade Desportiva da Maia
Festival de Música Folk da Maia

1 de outubro
Grande Auditório do Fórum da Maia
Concerto “Quem te viu, Quem te vê – homenagem a Chico Buarque”

7 a 16 de outubro
Fórum da Maia
XXVII Festival Internacional de Teatro Cómico da Maia

Bom fim de semana.