Passar para o Conteúdo Principal Top
Cultura CM Maia
Logótipo da Câmara Municipal de Maia

Agenda Cultural_fim de semana

13 a 18 Jul
Adicionar a calendário 2022-07-13 00:00:00 2022-07-18 00:00:00 Europe/Lisbon Agenda Cultural_fim de semana Evento
Agenda Cultural_fim de semana
Cultura

AGENDA CULTURAL FIM DE SEMANA

O regresso da Orquestra Sinfónica à Maia convida a uma viagem única pela música norte-americana, no sábado, às 22h00, com entrada livre.
West Side Story, o musical da Broadway assinado pelo lendário Leonard Bernstein, dá o sinal de partida. As partituras de George Antheil e Aaron Copland revelam o fascínio destes compositores pelos ritmos cubanos, enquanto as páginas de Gershwin se revelam largamente contagiadas por outros géneros populares, do jazz e dos blues ao music hall. Há ainda tempo para um tributo a um dos grandes autores de canções do Great American Songbook, Cole Porter, numa jornada que conclui com um dos temas mais identificáveis e poderosos da história de Hollywood: Star Wars de John Williams.

No Fórum da Maia visite a exposição “ABÍLIO-JOSÉ SANTOS - REVELAÇÃO II - POR ÍNDOLE, A EXPERIMENTAÇÃO”. Nesta exposição afirma-se o carácter fortemente experimentalista de Abílio-José Santos, enriquecido pelos diálogos (honestos, referentes, ávidos, e sempre críticos) consigo próprio e com os acontecimentos da cena artística balizada entre os anos 60 e o início dos anos 90 em Portugal e no mundo. As obras revelam-se em ecossistemas próprios, intrinsecamente relacionados e que parecem ter sempre na origem a palavra, quer na sua condição semântica quer advinda do corpo, do gesto da escrita, do desenho, enquanto meio e matéria de trabalho.

No Museu Municipal estão patentes três interessantes e sempre didáticas exposições, para ver gratuitamente em Família.

Na Quinta da Caverneira sábado à noite "Amalia y el Río", pelo Teatro do Guirigai – Santos de Maimona/Espanha. 'Amalia y el Río' é um relato vivo de algumas das histórias ocultas do mercado negro em La Raya, estrelado por uma mulher, mochileira e mercado negro, durante os intermináveis anos do pós-guerra na Espanha. A história se passa na fronteira da Extremadura com Portugal, La Raya, entre Olivença e Badajoz, durante os anos 1948 e 1958.

Na Biblioteca está patente a exposição - Quintas da Maia. Uma visão da Maia, do que foi e do que ainda é. Do urbanizado e populoso concelho de hoje, ao território de feição agrícola, de gente dispersa e pouco povoado de outrora. Uma viagem sobre as antigas quintas que desapareceram e as que ainda resistiram até aos nossos dias.

Bom fim de semana…

PRAÇA DO DOUTOR JOSÉ VIEIRA DE CARVALHO

16 de julho, 22h00
Maia Symphonic - Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música
Direção musical - Stefan Blunier

LEONARD BERNSTEIN (arr. MAURICE PERESS) Abertura de West Side Story
GEORG ANTHEIL Archipelago
GEORGE GERSHWIN Promenade (Walking the dog)
AARON COPLAND Dança cubana
GEORGE GERSHWIN Um Americano em Paris
COLE PORTER Salute
JOHN WILLIAMS Star Wars (tema principal)
O regresso da Orquestra Sinfónica à Maia convida a uma viagem única pela música norte-americana. West Side Story, o musical da Broadway assinado pelo lendário Leonard Bernstein, dá o sinal de partida. As partituras de George Antheil e Aaron Copland revelam o fascínio destes compositores pelos ritmos cubanos, enquanto as páginas de Gershwin se revelam largamente contagiadas por outros géneros populares, do jazz e dos blues ao music hall. Há ainda tempo para um tributo a um dos grandes autores de canções do Great American Songbook, Cole Porter, numa jornada que conclui com um dos temas mais identificáveis e poderosos da história de Hollywood: Star Wars de John Williams. Uma noite preenchida por música inesquecível e que conta com a direcção do maestro titular da Orquestra Sinfónica, o suíço Stefan Blunier.
Entrada livre

FÓRUM DA MAIA

Até 23 de outubro
Exposição
ABÍLIO-JOSÉ SANTOS
REVELAÇÃO II
POR ÍNDOLE, A EXPERIMENTAÇÃO

A exposição “ABÍLIO-JOSÉ SANTOS - REVELAÇÃO II - POR ÍNDOLE, A EXPERIMENTAÇÃO”, está patente no Fórum da Maia até 23 de outubro.
Nesta exposição afirma-se o carácter fortemente experimentalista de Abílio-José Santos, enriquecido pelos diálogos (honestos, referentes, ávidos, e sempre críticos) consigo próprio e com os acontecimentos da cena artística balizada entre os anos 60 e o início dos anos 90 em Portugal e no mundo. As obras revelam-se em ecossistemas próprios, intrinsecamente relacionados e que parecem ter sempre na origem a palavra, quer na sua condição semântica quer advinda do corpo, do gesto da escrita, do desenho, enquanto meio e matéria de trabalho.

14 de julho, 18h30
Oficina “Costura em Ponto”

Estão abertas as inscrições para mais uma oficina da “Costura em Ponto”!
Na próxima sessão, partilhando conhecimentos, experiências e técnicas de costura, cada participante terá a oportunidade de dar asas à sua criatividade e realizar um saco || toalha de praia.
“Costura em Ponto” pretende ser uma atividade para todos os aficionados pelo corte e costura, desde os iniciantes até aos mais experientes.
Inscrições gratuitas, e limitadas através de infocultura@cm-maia.pt
Informações
Duração: 02h30
Destinatários: M/18
Nível: Iniciação
Formador: AACM - Associação Artes Criativas da Maia
Pré-requisitos: Para esta atividade os seus participantes devem trazer a sua máquina de costura, alfinetes, tesoura, tecido (50X50cm) + toalha de praia, corda e botão.

Jardim Comunitário do Fórum da Maia

O “Jardim Comunitário do Fórum da Maia” é um espaço desenhado especialmente para si e para toda a nossa comunidade, projetado não só para apreciação estética, mas também, simultaneamente e essencialmente, para o incentivo de práticas ambientais sustentáveis, traduzidas em ações desenvolvidas no âmbito de uma sensibilização cultural firmada na educação e responsabilização ambiental.
Junte-se a nós, saiba como aqui: https://bit.ly/3xoY23N

BIBLIOTECA MUNICIPAL DA MAIA

Até 29 de julho
Exposição - Quintas da Maia

Uma visão da Maia, do que foi e do que ainda é. Do urbanizado e populoso concelho de hoje, ao território de feição agrícola, de gente dispersa e pouco povoado de outrora. Uma viagem sobre as antigas quintas que desapareceram e as que ainda resistiram até aos nossos dias.
Horário: segunda das 18h00 às 23h00 / terça a sexta das 09h30 às 23h00 / sábado das 09h30 às 22h30
Gratuito

16, de julho, 11h30
Espetáculo “Histórias Fiadas”

Sábados mágicos, histórias divertidas, fantasia e imaginação, contos maravilhosos e muita animação. A Biblioteca espera por ti com incríveis leituras para toda a família.
Gratuito
Público-alvo: famílias, com crianças até aos 10 anos

QUINTA DA CAVERNEIRA

16 de julho, 21h30
"Amalia y el Río", Teatro do Guirigai – Santos de Maimona/Espanha
M/14
75M

'Amalia y el río' é um relato vivo de algumas das histórias ocultas do mercado negro em La Raya, estrelado por uma mulher, mochileira e mercado negro, durante os intermináveis anos do pós-guerra na Espanha. A história se passa na fronteira da Extremadura com Portugal, La Raya, entre Olivença e Badajoz, durante os anos 1948 e 1958. 'Amalia y el río' é baseado na história real de Antonia La Lirina, uma vizinha de Olivença, que o professor de Antropologia Social da Universidade da Extremadura, Eusebio Medina García, recolheu, juntamente com outras vozes de contrabandistas e comerciantes negros, na sua tese de Doutoramento “O Contrabando na Fronteira Portuguesa. Origens, estruturas, conflito e mudança social”, em 2000. É a voz de uma mulher forte, inteligente e astuta diante das autoridades vitoriosas que na fronteira são, policiais, guardas civis, promotores e toda uma espessa rede de contrabando embutida no tecido social.
Dramaturgia e Direcção: Agustín Iglesias
Investigação Etnogáfica: Eusebio Medina
Interpretação: Magda Gª-Arenal Amalia, vozes de outras mulheres Cándido Gómez Homem de Pedra, presenças e vozes masculinas
Cenografia: Marcelino de Santiago
Música: Irma Catalina Álvarez
BILHETEIRA
5,00€ Normal
3,00€ Estudantes, Crianças menos de 6 anos, M/65, Profissionais das Artes Cénicas, Desempregados e sócios do Sindicato dos Bancários do Norte.
Horário: 45 minutos antes do início de cada espetáculo.

MUSEU DE HISTÓRIA E ETNOLOGIA DA TERRA DA MAIA

Até 30 de julho
Exposição “A Empreza do Bolhão – 100 anos de História(s)”

A Empreza do Bolhão, sucessora das empresas publicitárias e de filmes de Raúl Caldevilla, começou em 1923 e manteve-se até meados dos anos 90, sendo depois integrada na Packigráfica do grupo Higifarma, embora mantendo a mesma designação.
Esta empresa era possuidora de uma das maiores coleções de cartazes publicitários, além de antiga maquinaria e um importante acervo de rótulos e postais. Uma grande parte do que de melhor se fez em publicidade está reunido neste importante espólio da Empreza do Bolhão, desde os tempos de Raul de Caldevilla.
A ligação de Caldevilla à Empreza do Bolhão.
Através de importantes apoios bancários funda no Porto uma empresa, a Propagandas Caldevilla na Rua 31 de Janeiro, e depois em 1916, a Raul de Caldevilla & Cia. Lda na Rua Formosa, que ficará conhecida por Caldevilla Film.
São seus sócios Eduardo Kendall, João Manuel Lopes de Oliveira e António de Oliveira Cálem. A partir do Porto, vai criar e produzir cartazes de grande formato para publicidade exterior para todo o país, sob a sigla ETP. Sucede-se a Empresa Técnica Publicitaria Film Gráfica Caldevilla, onde esteve como gerente da firma até 1923. Em rutura com os sócios da empresa, abandona a sociedade e esta transforma-se em Empreza do Bolhão.
Grande parte deste espólio documental das empresas de Caldevilla e da Empreza do Bolhão pode agora ser visto nesta exposição. De valor histórico e gráfico único no país, esta coleção da Empreza do Bolhão, da Litografia Nacional e de outras gráficas são um manancial de informação sobre design, grafismo e processos de produção. Composta por uma diversidade de cartazes, rótulos, postais, catálogos, quadros, livros, bibliografia diversa, maquinaria, móveis, bustos, esta coleção ilustra, de forma significativa, a evolução da indústria litográfica do séc. XX em Portugal.

Até 30 de julho
A Arqueologia na Maia
Oficina para Famílias e Escolas "A arte na pré-história"

Com recurso a pigmentos naturais, vamos pintar como na pré-história. Esta atividade encontra-se disponível para a comunidade escolar e para as famílias.
Até 30 de dezembro de 20022
Terça-feira a sábado das 9h00 às 12.30 e das 14h00 às 17h30
Inscrições
Tel. (+351) 229.871144
museu@cm-maia.pt

Até 30 de julho
Exposição Permanente “Identidade e Território”

Esta exposição tem como objetivo divulgar a história local desde a pré-história até à idade contemporânea levando o visitante a percorrer visualmente as datas mais marcantes da origem e criação da Terra da Maia.
Terça a sábado das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.
Gratuito
Contactos: 229871144 | museu@cm-maia.pt
Observações: visitas guiadas de terça a sábado sujeitas a marcação

Até 30 de julho
Exposição Permanente “Arqueologia na Maia”

Esta exposição tem como objetivo divulgar a história local com recurso à exposição, documentação e exploração de materiais arqueológicos exumados no concelho da Maia, sensibilizando a comunidade para o património arqueológico, pelo acesso regular ao mesmo.
Terça a sábado das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30
Gratuito
Contactos: 229871144 | museu@cm-maia.pt
Observações: visitas guiadas de terça a sábado sujeitas a marcação

CENTRO COMERCIAL MAIA JARDIM

Até 31 de julho
Exposição “O Mundo dos Cromos de Futebol”

No seguimento dos temas de colecionismo abordados pelo Gabinete de História da Câmara Municipal da Maia, desta vez, vamos falar de cromos.
Lembra-se do entusiasmo que sentia quando era criança ao abrir uma carteirinha de cromos? Era um tempo mágico, o coração palpitava para ver se saía o jogador que tanto queria. Os cromos de futebol cedo ganharam espaço no imaginário dos mais novos, na expectativa de terem uma recordação dos seus heróis ou de ganharem a prometida bola ao completarem a caderneta.
Aqui, vamos recordar esses momentos e até os cromos que se faziam na Maia.
Gratuito
Todos os dias entre as 08h00 e as 22h00.

JUNTA DE FREGUESIA DE NOGUEIRA E SILVA ESCURA

Até 22 de julho
Exposição “As Festas de Nossa Senhora do Bom Despacho”

Estão de volta as Festas do Concelho como as conhecemos. Está de volta tudo o que envolve Nossa Senhora do Bom Despacho.
A história das Festas também é a história do território e das suas gentes da Maia. Pelo menos desde o séc. XVII, que sabemos da devoção a Nossa Senhora do Bom Despacho através de documentos escritos e relatos.
A Festa cresceu, transformou-se, sendo atualmente um símbolo cultural, económico e religioso do universo concelhio maiato.
Aberto de segunda a sexta 9h00-12h30; 14h00-17h30
Junta de Freguesia Nogueira/Silva Escura
Rua do Calvário 380
4475-463 Nogueira-Maia

Bom fim de semana.