Passar para o Conteúdo Principal Top
Cultura CM Maia
Logótipo da Câmara Municipal de Maia

Agenda Cultural_fim de semana

07 a 11 Abr
Adicionar a calendário 2022-04-07 00:00:00 2022-04-11 00:00:00 Europe/Lisbon Agenda Cultural_fim de semana Evento
Agenda Cultural_fim de semana
Cultura

Fim de semana cultural na Maia
ALFREDO CUNHA, ZECA AFONSO, RAUL CALDEVILLA, PETER PAN…

O título da nossa agenda de fim de semana parece um desfile de ilustres e heróis. E é. E de certa forma estarão todos presentes ou bem representados no Fórum da Maia. O conceituado fotojornalista Alfredo Cunha abre o “desfile” num encontro/conversa que contará com a participação de Mário Nuno Neves, Vereador do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal da Maia. José Maia, Curador da Exposição, e Joana Mendonça, Investigadora e autora dos textos da Exposição.
Alfredo Cunha é não só sinónimo de Arte e do melhor do fotojornalismo português, é também usualmente associado aos ideais de liberdade que pautam o nosso tempo e dos quais a Arte Contemporânea não se pode, de forma alguma, dissociar.
Em “vésperas” da celebração 48º aniversário do 25 de abril de 1974, pretende-se aqui realizar uma conversa com o autor das mais célebres fotografias da Revolução dos Cravos, refletindo, através de um diálogo bilateral entre Arte e Revolução, o impacto da última na nossa liberdade e do papel da Arte enquanto instrumento de transformação social. Este encontro é realizado no âmbito da exposição "No vasto universo das imagens", e assim, no final do mesmo, será apresentado o catálogo da exposição que reúne grande parte do espólio de Arte Contemporânea na Coleção da Câmara Municipal da Maia.

Se as mais célebres fotografias da Revolução dos Cravos foram tiradas por Alfredo Cunha, as mais célebres canções foram compostas e cantadas por Zeca Afonso. E é sobre Zeca Afonso que a Biblioteca Municipal em parceria com a Associação José Afonso tem ao dispor uma exposição que tem como objetivo dar a conhecer e ilustrar os locais onde José Afonso viveu. Regista sucintamente os locais que marcaram o mapa de Zeca Afonso e assim, também, a cronologia da sua vida.

Outro revolucionário do design, grafismo e processos de produção, foi Raul Caldevilla e a sua Empreza do Bolhão cujo grande parte do espólio documental das empresas de Caldevilla e da Empreza do Bolhão pode agora ser visitado na espetacular exposição que está patente no Museu de História e Etnologia da Terra da Maia.

Um herói com mais de 100 anos é Peter Pan, criado em 1911, Peter Pan e Sininho deixam o quarto e partem numa grande aventura por mares e céus até essa ilha onde encontrarão o temível Capitão Gancho e o seu bando: o Esqueleto Constipado e a Piriquita Mariachi. Que segredos esconde a misteriosa ilha? É o que vamos descobrir no musical infantil “Peter Pan” da Companhia Rituais dell Arte, no sábado de tarde no Grande Auditório do Fórum da Maia, com os bilhetes a venderem-se a bom ritmo, a exemplo da edição 2022 do Maia Fest Music, tanto que para o concerto de abertura com António Zambujo já estão esgotados. Syro, os Clã e Paulo de Carvalho são os outros grande nomes da música portuguesa que subirão ao palco do Grande Auditório do Fórum da Maia, entre 12 e 15 de maio.

A edição de 2022 do Jazz no Parque Central da Maia decorrerá entre 16 e 19 de junho e já tem programa, que pode consultar no fim desta agenda.

Antes do “bom fim de semana”, sabia que o Fórum da Maia tem um Jardim Comunitário? O “Jardim Comunitário do Fórum da Maia” é um espaço desenhado especialmente para si e para toda a nossa comunidade, projetado não só para apreciação estética, mas também, simultaneamente e essencialmente, para o incentivo de práticas ambientais sustentáveis, traduzidas em ações desenvolvidas no âmbito de uma sensibilização cultural firmada na educação e responsabilização ambiental.
Junte-se a nós, saiba como aqui: https://bit.ly/3xoY23N

Agora sim, bom fim de semana ;)

FÓRUM DA MAIA

Sexta-feira, 8 de abril, 18h00
Fórum da Maia
Encontro com Alfredo Cunha

No âmbito da exposição "No vasto Universo das Imagens" Arte Contemporânea na Coleção da Câmara Municipal da Maia, que está patente no Fórum da Maia até 17 de abril, terá lugar na sexta-feira, 8 de abril, às 18h00, um Encontro com Alfredo Cunha, que contará com a participação de Mário Nuno Neves, Vereador do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal da Maia. José Maia, Curador da Exposição, e Joana Mendonça, Investigadora e autora dos textos da Exposição.
Alfredo Cunha é não só sinónimo de Arte e do melhor do fotojornalismo português, é também usualmente associado aos ideais de liberdade que pautam o nosso tempo e dos quais a Arte Contemporânea não se pode, de forma alguma, dissociar.
Em “vésperas” da celebração 48º aniversário do 25 de abril de 1974, pretende-se aqui realizar uma conversa com o autor das mais célebres fotografias da Revolução dos Cravos, refletindo, através de um diálogo bilateral entre Arte e Revolução, o impacto da última na nossa liberdade e do papel da Arte enquanto instrumento de transformação social.
No final será apresentado o catálogo da Exposição.
Gratuito.

Até 17 de abril
(Terça a domingo, das 10h00 às 22h00)
Fórum da Maia
"No vasto universo das imagens"
Arte Contemporânea na Coleção da Câmara Municipal da Maia

Inserida no objetivo da promoção e valorização do património histórico e cultural, a Câmara Municipal da Maia apresenta, através do seu Pelouro da Cultura, a exposição “No vasto universo das imagens” - Arte Contemporânea na Coleção da Câmara Municipal da Maia.
Com curadoria de José Maia, “No vasto universo das imagens” advém de uma seleção de obras do núcleo de Arte Contemporânea cujo coletivo, adquirido no âmbito das inúmeras exposições promovidas pelo Município, resulta, essencialmente, da sua política cultural, assente na promoção e incentivo de jovens talentos, evidenciando, sempre que possível, os autóctones.
Organizada por núcleos distintos - Arte Contemporânea, Arte Naïf, Arte Pública e Intervenções Urbanas - a coleção de Arte da Câmara Municipal da Maia reúne obras de diversos criadores, de períodos diferentes, realizadas em áreas como a pintura, a escultura, a instalação, o vídeo, a fotografia, o grafiti ou tapeçaria.
Figurativas ou abstratas, simbólicas ou metafóricas, as criações refletem uma heterogeneidade de temáticas, entre as quais: a história e a memória, a cidadania e ambiente, a arte, o sistema e o papel dos agentes artísticos.
A exposição compreende um percurso entre o Fórum da Maia, os espaços circundantes, o edifício da Câmara Municipal e Parque Central.
ARTISTAS
Abílio-José Santos, Álvaro Siza Vieira, Ana Rainha, Ana Vidigal, Carlos Vidal, Felícia Teixeira e João Brojo, Francisco Tropa, Gil Madeira, Isaque Pinheiro, João Campolargo Teixeira, João Jacinto, Luís Aly, Luís Grifu, Marco Jerónimo, Marta Wengorovius, Miguel Leal, Miguel Palma, Moradavaga, Paulo Scavullo, Pedro Cabrita Reis, Pedro Ruiz, Robert Schad, Rui Serra, Rui Toscano, Sara Rodrigues e Rodrigo Camacho, Sérgio Leitão, Sobral Centeno, Zulmiro de Carvalho, entre outros.
"Uma exposição que se torna única pelos distintos elementos que conjuga num agora. Parte do núcleo de obras concebidas pelo artista Pedro Ruiz, aqui expostas no Fórum da Maia juntamente com a coleção de Arte Contemporânea, permitem um alinhamento no tempo com a sua carreira, construída paralelamente com a produção artística e curadoria do próprio Fórum. José Maia assina a curadoria sensível de uma exposição num lugar que tão bem conhece (Bienal da Maia 2015 e 2021), e cria uma narrativa que ativa o olhar de todos, através de ligações metafóricas, que vão buscar obras que já cá estão e nos pertencem, ao mesmo tempo que provoca um novo olhar a obras de arte integradas na coleção, nem sempre acessíveis aos seus visitantes.
Esta é uma história da cidade da Maia, dos seus habitantes, e dos artistas que por cá passaram entre 1997 e 2021, entre exposições coletivas e individuais, que se expande ao exterior, incluindo a arte pública e intervenções urbanas, num diálogo de simbiose do qual raramente temos oportunidade de fazer parte. Vamos todos."
Joana Mendonça

Jardim Comunitário do Fórum da Maia

O “Jardim Comunitário do Fórum da Maia” é um espaço desenhado especialmente para si e para toda a nossa comunidade, projetado não só para apreciação estética, mas também, simultaneamente e essencialmente, para o incentivo de práticas ambientais sustentáveis, traduzidas em ações desenvolvidas no âmbito de uma sensibilização cultural firmada na educação e responsabilização ambiental.
Junte-se a nós, saiba como aqui: https://bit.ly/3xoY23N

Sábado, 9 de abril, 10h30 - 12h30
Fórum da Maia
BaZe Oficina
“Transforma-te num Maker”

Do Macgyver às técnicas de fabricação, passando pelos materiais e pelos seus processos, na próxima atividade do BaZe Oficina iremos abordar tudo o que precisas para te tornares um inventor capaz de criar e fazer acontecer quase tudo.
Nesta atividade vamos procurar incutir, sobretudo nas gerações mais novas, os princípios essenciais que caracterizam o Movimento Maker, dando ênfase às áreas da criatividade e da proatividade.
Juntos construímos futuro sustentável.
Público:
Crianças, a partir dos 6 anos de idade
Inscrições:
As inscrições são gratuitas, disponíveis através do preenchimento do formulário - https://forms.gle/xyzJ1MSRtkL1t1Yh6
Vagas limitadas

9 de abril, sábado, 16h00
Grande Auditório do Fórum da Maia
"Peter Pan – Musical Infantil" - Companhia Rituais dell Arte

Esta é uma história de aventura, personagens maravilhosos e viagens pelos sete mares!
Os manos Xande e Babuxa estão em risco de ser entregues para adoção e separados, se os pais não regressarem após 2 anos de ausência a trabalhar na Índia. Muito tristes e já sem esperança, Xande e Babuxa conhecem Peter Pan e a Fada Sininho, que os irão ajudar a livrar-se da terrível Governanta Samantha, a sua ama, e descobrir uma forma de trazer os seus pais de volta.
É então que descobrem que existe uma ilha na Polinésia, perto da Ilha de Páscoa, a misteriosa Ilha dos 3 Olhos, que tem um segredo que os pode ajudar.
Os manos, Peter Pan e Sininho deixam o quarto e partem numa grande aventura por mares e céus até essa ilha onde encontrarão o temível Capitão Gancho e o seu bando: o Esqueleto Constipado e a Piriquita Mariachi.
Que segredos esconde a misteriosa ilha?
Conseguirão os manos voltar a casa são e salvos?
E a missão de trazer os pais de volta será concretizada?
Uma verdadeira aventura a não perder!
Duração | 1h00
Classificação Etária | M/3
BILHETEIRA
Preço único: 5,00€
Locais de Venda: Fórum da Maia (segunda a sexta-feira: 09h00 - 12h30 / 14h00 - 17h30, e uma hora antes do espetáculo).
Biblioteca Municipal da Maia (segunda-feira: 18h00 - 22h30, terça-feira a sábado: 09h30 - 22h30).
Maia Welcome Center (segunda a sexta-feira: 09h00 - 18h00 l sábado e Domingo: 10h00 - 17h00 l Feriados: Encerrado).
Bilheteira On-line: https://bit.ly/3KcFK8V

BIBLIOTECA MUNICIPAL DA MAIA

1 a 29 de abril
Hora do conto - “BiblioConto Sénior”

Este programa pretende levar ao público sénior o incentivo à leitura e combater a iliteracia. Unindo-se ao já serviço existente do Biblobus pretende levar a leitura em voz alta para o público mais idoso e estreitar a relação com os livros através da troca de experiência entre diferentes gerações.
Gratuito
Outras informações e inscrições: 351 22 940 86 38, biblioteca@cm-maia.pt
Observações: atividade sujeita a marcação (mínimo de 5 inscrições)

1 a 29 de abril
Hora do Conto - “Contos Contigo Conto”

Contos Contigo Conto é a atividade de contar histórias que a Biblioteca Municipal realiza diariamente para os mais novos e que permite o enriquecimento das experiências infantis, o desenvolvimento da linguagem, do imaginário, da criatividade e do potencial crítico das crianças. Para os mais pequenos, o livro “Definitivamente não abras este Livro”, de Andy Lee, e para os mais crescidos, “João Camarão e o Guisado Pirata”, de Lou Carter.
Gratuito
Outras informações e inscrições: 351 22 940 86 38, biblioteca@cm-maia.pt
Observações: atividade sujeita a marcação e para as escolas do concelho.

Sábados 9 de abril, 11h30
Espetáculo - Histórias Fiadas

Sábados mágicos, histórias divertidas, fantasia e imaginação, contos maravilhosos e muita animação. A Biblioteca espera por ti com incríveis leituras para toda a família.
Gratuito

4 a 30 de abril
Exposição “José Afonso – Geografia de uma vida”

A Biblioteca Municipal em parceria com a Associação José Afonso tem ao dispor uma exposição que tem como objetivo dar a conhecer e ilustrar os locais onde José Afonso viveu. Regista sucintamente os locais que marcaram o mapa de Zeca Afonso e assim, também, a cronologia da sua vida.
Horário: segunda das 18.00h às 23.00h / terça a sexta das 09.30h às 23.00h / sábado das 09.30h às 22.30h
Gratuito

QUINTA DA CAVERNEIRA

Até 30 de abril
Galeria da Quinta da Caverneira
Exposição 'Tanto Teatro! 40 Edições do Fazer a Festa'

Desde 1982 a edificar uma "aldeia teatral" no Porto e na Maia, as duas principais cidades onde ele tem decorrido, e de onde também irradiou para concelhos vizinhos do distrito, um singelo tributo às centenas de companhias, artistas e participantes e aos milhares de espectadores que por cá passaram. Cantamos os parabéns numa celebração simbólica na edição deste ano, com uma exposição/performance de celebração destas memórias. Entre testemunhos, imagens, e materiais gráficos, iremos
relembrar as 40 edições num ambiente festivo, que é intrínseco ao Festival.
Curadoria: José Maia
Desenho do Espaço Expositivo: Ponto Parágrafo
Execução e Montagem: Ponto Parágrafo e José Lopes
Apoio à Montagem: Zé Pedro, Isabela Sá e Pedro Ribeiro
Luz, Som e Vídeo André Rabaça
Agradecimento: Ponto Parágrafo e Espaço Mira
Gratuito

9 de abril, 11h00
Biblioteca da Quinta da Caverneira
"O Lago", a partir de um conto de Maria de Lurdes Mendonça

Teatro a Ler
Leitura expressiva de Textos de Teatro para crianças
Fundo Teatral Art’Imagem/CMMaia
Um texto com dramaturgia de Victor Valente a partir do conto de Maria de Lurdes Mendonça, que aborda questões ecológicas, a história de amizade entre um lago e um passarinho.
«Era uma vez…
Assim começam quase todas as histórias. A nossa também.
As mesmas águas que tudo destroem, incluindo os sonhos, que desmoronam, são também as águas do recomeço. Alguns anos volvidos.
Um passarinho amarelo, uma história para crianças, uma mensagem ecológica, são o despoletar de um novo espetáculo seguindo antigas pisadas.» Victor Valente.
Este espetáculo estreou em 1994 no Teatro Estúdio de Massarelos, com encenação de Victor Valente.
Gratuito.

MUSEU DE HISTÓRIA E ETNOLOGIA DA TERRA DA MAIA

Até 31 de março de 2023
Museu de História e Etnologia da Terra da Maia
Exposição “A Empreza do Bolhão – 100 anos de História(s)”

A Empreza do Bolhão, sucessora das empresas publicitárias e de filmes de Raúl Caldevilla, começou em 1923 e manteve-se até meados dos anos 90, sendo depois integrada na Packigráfica do grupo Higifarma, embora mantendo a mesma designação.
Esta empresa era possuidora de uma das maiores coleções de cartazes publicitários, além de antiga maquinaria e um importante acervo de rótulos e postais. Uma grande parte do que de melhor se fez em publicidade está reunido neste importante espólio da Empreza do Bolhão, desde os tempos de Raul de Caldevilla.
A ligação de Caldevilla à Empreza do Bolhão.
Através de importantes apoios bancários funda no Porto uma empresa, a Propagandas Caldevilla na Rua 31 de Janeiro, e depois em 1916, a Raul de Caldevilla & Cia. Lda na Rua Formosa, que ficará conhecida por Caldevilla Film.
São seus sócios Eduardo Kendall, João Manuel Lopes de Oliveira e António de Oliveira Cálem. A partir do Porto, vai criar e produzir cartazes de grande formato para publicidade exterior para todo o país, sob a sigla ETP. Sucede-se a Empresa Técnica Publicitaria Film Gráfica Caldevilla, onde esteve como gerente da firma até 1923. Em rutura com os sócios da empresa, abandona a sociedade e esta transforma-se em Empreza do Bolhão.
Grande parte deste espólio documental das empresas de Caldevilla e da Empreza do Bolhão pode agora ser visto nesta exposição. De valor histórico e gráfico único no país, esta coleção da Empreza do Bolhão, da Litografia Nacional e de outras gráficas são um manancial de informação sobre design, grafismo e processos de produção. Composta por uma diversidade de cartazes, rótulos, postais, catálogos, quadros, livros, bibliografia diversa, maquinaria, móveis, bustos, esta coleção ilustra, de forma significativa, a evolução da indústria litográfica do séc. XX em Portugal.

Até 30 de abril
A Arqueologia na Maia
Oficina para Famílias e Escolas "A arte na pré-história"

Com recurso a pigmentos naturais, vamos pintar como na pré-história. Esta atividade encontra-se disponível para a comunidade escolar e para as famílias.
Até 30 de dezembro de 20022
Terça-feira a sábado das 9h00 às 12.30 e das 14h00 às 17h30
Inscrições
Tel. (+351) 229.871144
museu@cm-maia.pt

Até 30 de abril
Exposição Permanente “Identidade e Território”

Esta exposição tem como objetivo divulgar a história local desde a pré-história até à idade contemporânea levando o visitante a percorrer visualmente as datas mais marcantes da origem e criação da Terra da Maia.
Terça a sábado das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.
Gratuito
Contactos: 229871144 | museu@cm-maia.pt
Observações: visitas guiadas de terça a sábado sujeitas a marcação

Até 30 de abril
Exposição Permanente “Arqueologia na Maia”

Esta exposição tem como objetivo divulgar a história local com recurso à exposição, documentação e exploração de materiais arqueológicos exumados no concelho da Maia, sensibilizando a comunidade para o património arqueológico, pelo acesso regular ao mesmo.
Terça a sábado das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30
Gratuito
Contactos: 229871144 | museu@cm-maia.pt
Observações: visitas guiadas de terça a sábado sujeitas a marcação

BREVEMENTE:

Identificação de um (o meu) país – Teatro Art’Imagem
Tríptico Teatral sobre Portugal de 1945 a 1990
Grande Auditório do Fórum da Maia
- “O FASCISMO (AQUI) NUNCA EXISTIU!”
21 de Abril às 21h30 - Grande Auditório do Fórum da Maia - Entrada Livre
- “OS ANOS QUE ABALARAM O (NOSSO) MUNDO!”
23 de Abril às 21h30 - Grande Auditório do Fórum da Maia - Entrada Livre
- “AI O MEDO QUE (NÓS) TEMOS DE EXISTIR!”
25 de Abril às 16h00 - Grande Auditório do Fórum da Maia - Entrada Livre

Maia Fest Music 2022 – Fórum da Maia
12 de maio, 21h30 – António Zambujo - https://bit.ly/3tOdFy2 (Lotação esgotada)
13 de maio, 21h30 – Syro - https://bit.ly/3KBvEPd
14 de maio, 21h30 – Clã - https://bit.ly/3tHQwxn
15 de maio, 17h00 – Paulo de Carvalho - https://bit.ly/3sXFWmA

Jazz no Parque Central da Maia 2022
16 de junho
18h30 | Eurico Costa “Copal”
21h30 | André Silva “The Guit Kune Do”
17 de junho
18h30 | Carlos Azevedo “Serpente”
21h30 | Joana Raquel & Miguel Meirinhos “Ninhos”
18 de junho
17h00 | Mariana Vergueiro Quarteto + Baile Lindy Hop
21h30 | Manuel Linhares “Suspenso”
19 de junho
17h00 | Sombras da Imperfeição

Foto de José Lopes.