Passar para o Conteúdo Principal Top
Cultura CM Maia
Logótipo da Câmara Municipal de Maia

Agenda Cultural_fim de semana

27 Abr a 02 Mai
Adicionar a calendário 2022-04-27 00:00:00 2022-05-02 00:00:00 Europe/Lisbon Agenda Cultural_fim de semana Evento
Agenda Cultural_fim de semana
Cultura

Teatro, exposições...
FÓRUM DA MAIA INAUGURA EXPOSIÇÃO DE PINTURA DE SANTOSILVA

Assente no objetivo de valorização e promoção de talentos emergentes, elemento integrante da política cultural do município, a Câmara Municipal da Maia apresenta, através do seu Pelouro da Cultura, a exposição “a aurora não se demorará” de SantoSilva, desenvolvida a partir de um trabalho de investigação artística em torno das tradições judaico-cristãs. Com inauguração agendada para sexta-feira, 21h30, a exposição estará patente até 19 de junho, no Fórum da Maia.
SantoSilva recorre aos meios da videoarte, da pintura e de um ritual performativo a fim de convidar o observador a aproximar-se da sua condição de finitude, sob o ímpeto da brutalidade. Fá-lo a partir de um pressuposto: o Fim como potência do porvir.
Para proporcionar uma aproximação entre a comunidade, os espaços expositivos e os artistas, as visitas guiadas desenvolvidas no âmbito da exposição “a aurora não se demorará” serão conduzidas pelo próprio artista em articulação com o serviço educativo do Fórum da Maia, no sentido de possibilitar a todos os participantes uma aproximação ao universo artístico de SantoSilva. infocultura@cm-maia.pt

Na Quinta da Caverneira a companhia alentejana de Serpa, Baal 17, apresenta “Uni-Verso”. O Tanabata é uma festa muito especial no Japão. Nesse dia as pessoas comemoram a conjunção de duas estrelas da Via Láctea. Há muitos anos, o casal Yokohama conheceu-se num Tanabata e convenceu-se de que a sua união fora planeada pelos astros. Foi assim que decidiram fazer uma lista com os desejos que haveriam de realizar durante a sua vida. Hoje, muitos anos depois, o casal Yokohama já realizou todos os desejos daquela lista. Todos, menos um. Um que foram deixando sempre para trás.
Mas, neste ano, tem de ser, o casal Yokohama já não o pode adiar mais e tem de realizar o derradeiro desejo da sua lista.

No Museu continuam patentes interessantes exposições como a “Empreza do Bolhão – 100 anos de História(s)”. Sucessora das empresas publicitárias e de filmes de Raúl Caldevilla, começou em 1923 e manteve-se até meados dos anos 90, sendo depois integrada na Packigráfica do grupo Higifarma, embora mantendo a mesma designação. Esta empresa era possuidora de uma das maiores coleções de cartazes publicitários, além de antiga maquinaria e um importante acervo de rótulos e postais. Uma grande parte do que de melhor se fez em publicidade está reunido neste importante espólio da Empreza do Bolhão, desde os tempos de Raul de Caldevilla.

Bom fim de semana

PS. Faltam duas semanas para o Maia Fest Music 2022, os bilhetes para o António Zambujo já se encontram esgotados, e os outros para lá caminham, apresse-se.

FÓRUM DA MAIA

30 de abril a 19 de junho
(inaugura a 29 de abril, 21h30)
Fórum da Maia
Exposição
"a aurora não se demorará", de SantoSilva

Assente no objetivo de valorização e promoção de talentos emergentes, elemento integrante da política cultural do município, a Câmara Municipal da Maia apresenta, através do seu Pelouro da Cultura, a exposição “a aurora não se demorará” de SantoSilva, desenvolvida a partir de um trabalho de investigação artística em torno das tradições judaico-cristãs.
De 30 de abril a 19 de junho, no Fórum da Maia, SantoSilva recorre aos meios da videoarte, da pintura e de um ritual performativo a fim de convidar o observador a aproximar-se da sua condição de finitude, sob o ímpeto da brutalidade. Fá-lo a partir de um pressuposto: o Fim como potência do porvir.
Terça a Domingo, das 10h00 às 22h00
Entrada Livre
ARTISTA
SantoSilva (Lisboa, 1980), licenciado em Sociologia e em Artes Plásticas. Formador de pintura na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Diretor da Escola Utopia, Arte & Ideias, residente na Maia, estando atualmente a concluir o seu doutoramento em Arte Contemporânea na Universidade de Vigo.
O trabalho artístico de SantoSilva debruça-se sobre questões capitais da existência humana, sob o prisma da finitude, recorrendo a meios como a performance, a videoarte e a pintura.
Performance
“ao terceiro dia aprendemos o fogo”
Diariamente, SantoSilva, realizará o ritual performativo “ao terceiro dia aprendemos o fogo”, no qual, através do “rito”, convida o espectador a refletir sobre os seus costumes e sobre a sua própria condição de ser finito.
30 de abril a 19 de junho de 2022
segunda a domingo, às 10h00
Fórum da Maia
Entrada livre

VISITAS GUIADAS
Proporcionando uma aproximação entre a comunidade, os seus espaços expositivos e os artistas, as visitas guiadas desenvolvidas no âmbito da exposição “a aurora não se demorará” serão conduzidas pelo próprio artista em articulação com o serviço educativo do Fórum da Maia, no sentido de possibilitar a todos os participantes uma aproximação ao universo artístico de SantoSilva.
Visitas guiadas para a comunidade escolar
Data: terça a sexta, por marcação
Horários: 10h00 às 12h00 e 14h30 às 16h30
Local: Fórum da Maia
Gratuito, vagas limitadas
Inscrições: infocultura@cm-maia.pt
Visitas guiadas para público em geral
Data: 21 de maio e 4 de junho, por marcação
Horários: 11h00
Local: Fórum da Maia
Gratuito, vagas limitadas
Inscrições: infocultura@cm-maia.pt

29 e 30 de abril
Fórum da Maia e Quinta dos Cónegos
Met - Maia em Transição

No âmbito das atividades realizadas junto da comunidade, promovidas pelo Met - Maia em Transição, em desenvolvimento sob orientação do Municipalities in Transitiom, que pode ser aprofundado em https://www.facebook.com/municipalitiesintransition, realiza-se durante este mês de abril um ciclo de 3 Sessões de Aprofundamento das CoCri-Acções, nomeadamente:
• Planear um Repair Café – dia 29 de abril, das 17h00 às 20h30, no Café-Concerto do Fórum da Maia. A inscrição deve ser efetuada através do formulário disponível em: https://bit.ly/repaircafemaia
• Planear Jardins Guerrilha – dia 30 de abril das 09h00 às 13h00, na Quinta dos Cónegos, Maia. A inscrição deve ser efetuada através do formulário disponível em: https://bit.ly/jardinsguerrilha
• Planear Comunidades de Energia – dia 30 de abril das 15h00 às 19h00, na Quinta dos Cónegos, Maia. A inscrição deve ser efetuada através do formulário disponível em: https://bit.ly/comunidadesdeenergia
As atividades são de participação gratuita, mas sujeitas a inscrição obrigatória, estando limitadas às vagas existentes. As inscrições devem ser realizadas através do preenchimento dos formulários de inscrição, disponíveis nos links acima apresentados.
Para mais informação contactar através do seguinte endereço de email baze@cm-maia.pt ou ligue para o número 966 508 462.
BaZe - Juntos construímos futuro sustentável.

Jardim Comunitário do Fórum da Maia

O “Jardim Comunitário do Fórum da Maia” é um espaço desenhado especialmente para si e para toda a nossa comunidade, projetado não só para apreciação estética, mas também, simultaneamente e essencialmente, para o incentivo de práticas ambientais sustentáveis, traduzidas em ações desenvolvidas no âmbito de uma sensibilização cultural firmada na educação e responsabilização ambiental.
Junte-se a nós, saiba como aqui: https://bit.ly/3xoY23N

BIBLIOTECA MUNICIPAL DA MAIA

Até 29 de abril
Hora do conto - “BiblioConto Sénior”

Este programa pretende levar ao público sénior o incentivo à leitura e combater a iliteracia. Unindo-se ao já serviço existente do Biblobus pretende levar a leitura em voz alta para o público mais idoso e estreitar a relação com os livros através da troca de experiência entre diferentes gerações.
Gratuito
Outras informações e inscrições: 351 22 940 86 38, biblioteca@cm-maia.pt
Observações: atividade sujeita a marcação (mínimo de 5 inscrições)

Até 29 de abril
Hora do Conto - “Contos Contigo Conto”

Contos Contigo Conto é a atividade de contar histórias que a Biblioteca Municipal realiza diariamente para os mais novos e que permite o enriquecimento das experiências infantis, o desenvolvimento da linguagem, do imaginário, da criatividade e do potencial crítico das crianças. Para os mais pequenos, o livro “Definitivamente não abras este Livro”, de Andy Lee, e para os mais crescidos, “João Camarão e o Guisado Pirata”, de Lou Carter.
Gratuito
Outras informações e inscrições: 351 22 940 86 38, biblioteca@cm-maia.pt
Observações: atividade sujeita a marcação e para as escolas do concelho.

Sábado, 30 de abril, 11h30
Espetáculo - Histórias Fiadas

Sábados mágicos, histórias divertidas, fantasia e imaginação, contos maravilhosos e muita animação. A Biblioteca espera por ti com incríveis leituras para toda a família.
Gratuito

Até 30 de abril
Exposição “José Afonso – Geografia de uma vida”

A Biblioteca Municipal em parceria com a Associação José Afonso tem ao dispor uma exposição que tem como objetivo dar a conhecer e ilustrar os locais onde José Afonso viveu. Regista sucintamente os locais que marcaram o mapa de Zeca Afonso e assim, também, a cronologia da sua vida.
Horário: segunda das 18.00h às 23.00h / terça a sexta das 09.30h às 23.00h / sábado das 09.30h às 22.30h
Gratuito

30 de abril, 16h00 – 18h00
Tertúlia - Asas de Poesia

O grupo “Asas de Poesia” continua como espaço de comunicação da palavra escrita em forma de POESIA, procurando homenagear ao mesmo tempo grandes poetas desaparecidos e procurando apresentar géneros poéticos diferentes, cada sessão do grupo pretende ser uma agradável tarde de convívio entre a poesia, a música e o público.
Gratuito

QUINTA DA CAVERNEIRA

30 de abril, 16h00
Auditório da Quinta da Caverneira
"Uni-Verso" - Baal 17 – Serpa

M/6
50M
O Tanabata é uma festa muito especial no Japão. Nesse dia as pessoas comemoram a conjunção de duas estrelas da Via Láctea. Há muitos anos, o casal Yokohama conheceu-se num Tanabata e convenceu-se de que a sua união fora planeada pelos astros. Foi assim que decidiram fazer uma lista com os desejos que haveriam de realizar durante a sua vida.
Hoje, muitos anos depois, o casal Yokohama já realizou todos os desejos daquela lista. Todos, menos um. Um que foram deixando sempre para trás.
Mas, neste ano, tem de ser, o casal Yokohama já não o pode adiar mais e tem de realizar o derradeiro desejo da sua lista.

Criação coletiva, Encenação e Dramaturgia: Chiqui Pereira
Interpretação: Filipe Seixas e Marisela Terra
Narração (voz off): Sandra Serra
Música original: Bruno Domingos
Cenário: Fabrice Ziegler
Figurinos: Cláudia Ribeiro

BILHETEIRA
5,00€ Normal
3,00€ Estudantes, Crianças menos de 6 anos, M/65, Profissionais das Artes Cénicas, Desempregados e sócios do Sindicato dos Bancários do Norte.
Horário: 30 minutos antes do início de cada espetáculo.
Reservas: 222084014

Até 30 de abril
Galeria da Quinta da Caverneira
Exposição 'Tanto Teatro! 40 Edições do Fazer a Festa'

Desde 1982 a edificar uma "aldeia teatral" no Porto e na Maia, as duas principais cidades onde ele tem decorrido, e de onde também irradiou para concelhos vizinhos do distrito, um singelo tributo às centenas de companhias, artistas e participantes e aos milhares de espectadores que por cá passaram. Cantamos os parabéns numa celebração simbólica na edição deste ano, com uma exposição/performance de celebração destas memórias. Entre testemunhos, imagens, e materiais gráficos, iremos
relembrar as 40 edições num ambiente festivo, que é intrínseco ao Festival.
Curadoria: José Maia
Desenho do Espaço Expositivo: Ponto Parágrafo
Execução e Montagem: Ponto Parágrafo e José Lopes
Apoio à Montagem: Zé Pedro, Isabela Sá e Pedro Ribeiro
Luz, Som e Vídeo André Rabaça
Agradecimento: Ponto Parágrafo e Espaço Mira
Gratuito

MUSEU DE HISTÓRIA E ETNOLOGIA DA TERRA DA MAIA

Até 31 de março de 2023
Exposição “A Empreza do Bolhão – 100 anos de História(s)”

A Empreza do Bolhão, sucessora das empresas publicitárias e de filmes de Raúl Caldevilla, começou em 1923 e manteve-se até meados dos anos 90, sendo depois integrada na Packigráfica do grupo Higifarma, embora mantendo a mesma designação.
Esta empresa era possuidora de uma das maiores coleções de cartazes publicitários, além de antiga maquinaria e um importante acervo de rótulos e postais. Uma grande parte do que de melhor se fez em publicidade está reunido neste importante espólio da Empreza do Bolhão, desde os tempos de Raul de Caldevilla.
A ligação de Caldevilla à Empreza do Bolhão.
Através de importantes apoios bancários funda no Porto uma empresa, a Propagandas Caldevilla na Rua 31 de Janeiro, e depois em 1916, a Raul de Caldevilla & Cia. Lda na Rua Formosa, que ficará conhecida por Caldevilla Film.
São seus sócios Eduardo Kendall, João Manuel Lopes de Oliveira e António de Oliveira Cálem. A partir do Porto, vai criar e produzir cartazes de grande formato para publicidade exterior para todo o país, sob a sigla ETP. Sucede-se a Empresa Técnica Publicitaria Film Gráfica Caldevilla, onde esteve como gerente da firma até 1923. Em rutura com os sócios da empresa, abandona a sociedade e esta transforma-se em Empreza do Bolhão.
Grande parte deste espólio documental das empresas de Caldevilla e da Empreza do Bolhão pode agora ser visto nesta exposição. De valor histórico e gráfico único no país, esta coleção da Empreza do Bolhão, da Litografia Nacional e de outras gráficas são um manancial de informação sobre design, grafismo e processos de produção. Composta por uma diversidade de cartazes, rótulos, postais, catálogos, quadros, livros, bibliografia diversa, maquinaria, móveis, bustos, esta coleção ilustra, de forma significativa, a evolução da indústria litográfica do séc. XX em Portugal.

Até 30 de abril
A Arqueologia na Maia
Oficina para Famílias e Escolas "A arte na pré-história"

Com recurso a pigmentos naturais, vamos pintar como na pré-história. Esta atividade encontra-se disponível para a comunidade escolar e para as famílias.
Até 30 de dezembro de 20022
Terça-feira a sábado das 9h00 às 12.30 e das 14h00 às 17h30
Inscrições
Tel. (+351) 229.871144
museu@cm-maia.pt

Até 30 de abril
Exposição Permanente “Identidade e Território”

Esta exposição tem como objetivo divulgar a história local desde a pré-história até à idade contemporânea levando o visitante a percorrer visualmente as datas mais marcantes da origem e criação da Terra da Maia.
Terça a sábado das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.
Gratuito
Contactos: 229871144 | museu@cm-maia.pt
Observações: visitas guiadas de terça a sábado sujeitas a marcação

Até 30 de abril
Exposição Permanente “Arqueologia na Maia”

Esta exposição tem como objetivo divulgar a história local com recurso à exposição, documentação e exploração de materiais arqueológicos exumados no concelho da Maia, sensibilizando a comunidade para o património arqueológico, pelo acesso regular ao mesmo.
Terça a sábado das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30
Gratuito
Contactos: 229871144 | museu@cm-maia.pt
Observações: visitas guiadas de terça a sábado sujeitas a marcação

CENTRO COMERCIAL MAIA JARDIM

Até 1 de maio
Exposição “Capelas e Capelinhas da Maia”

A religiosidade na Maia manifestou-se através de diversas formas. Capelas e capelinhas, encontram-se dispersas um pouco por todo o concelho. De maiores dimensões, até às mais simples, das bastante concorridas em festas até às mais isoladas numa elevação de terreno, todas têm um propósito de existirem e estão consagradas a um protetor ou a uma invocação. Vamos então relembrar algumas, seja pela sua antiguidade ou pelo simples traço.
Todos os dias entre as 08h00 e as 22h00.
Gratuito

TECMAIA

Até 20 de junho
Exposição “A Maia e a sua Gente”

Costuma-se dizer que o maior património de uma terra é o seu povo. A Maia não é exceção.
Aqui faremos uma incursão pela “nação” da Maia, numa viagem pelo séc. XX maiato.
Reviva através de imagens, as pessoas, os momentos marcantes, as efemérides, as conquistas de gente que marcou a nossa terra.
Gratuito
Segunda a sexta-feira, 09h00 - 19h00

Até 20 de junho
Exposição “A Arquitetura e a Cidade - Mês da Arquitetura”

17 projetos que marcaram a construção da Maia. Uma leitura da construção do centro da cidade da Maia a partir das arquiteturas e do discurso dos seus arquitetos. No contexto da recente celebração dos 500 anos do Foral da Maia, o Mês da Arquitetura da Maia 2021 propõe uma narrativa, entre muitas possíveis, da construção da cidade da Maia e do seu centro.
Trata-se de uma visão configurada através de um conjunto de obras de arquitetura que, em si próprias, e através das relações que estabelecem com a cidade, são capazes de explicar ou, pelo menos, testemunhar, alguns dos principais processos da transformação urbana ocorrida, em particular, nos últimos sessenta anos.
Privilegia-se a diversidade de formas arquitetónicas e de programas, de escalas e de sistemas construtivos, mostrando a complexidade da disciplina da arquitetura e da sua prática.
Gratuito
segunda a sexta-feira, 09h00 - 19h00

INSCRIÇÕES ABERTAS:

19 de maio a 14 de junho
Fórum da Maia
Formação
“CONSTRUÇÃO DE BONECOS DE ESPONJA"

A Câmara Municipal da Maia tem assumido um papel importante na promoção e divulgação das artes e da cultura, designadamente na área da formação. Neste sentido, através do Pelouro da Cultura em parceria com o CEARTE – Centro de Formação para o Artesanato e Património, irá disponibilizar a partir do dia 19 de maio a formação gratuita “Construção de bonecos de esponja”, ministrada por José Pinto.
A formação tem como objetivo, a construção de bonecos de esponja, desenvolvendo a criatividade de uma marioneta desde o risco, planificação 3D, moldes, escultura, corte, colagem, confeção da roupa, entre outros.
Aceite o desafio à sua imaginação!
Datas/Horário:
19, 21, 25, 26 de maio; 1, 2, 4, 7, 9 e 14 de junho - 18h00 / 22h00
21 de maio; 4 de junho – 14h00 / 18h00
Carga Horária: 40h
Gratuito, vagas limitadas.
Inscrições: infocultura@cm-maia.pt

BREVEMENTE:

Maia Fest Music 2022 – Fórum da Maia
12 de maio, 21h30 – António Zambujo - https://bit.ly/3tOdFy2 (Lotação esgotada)
13 de maio, 21h30 – Syro - https://bit.ly/3KBvEPd
14 de maio, 21h30 – Clã - https://bit.ly/3tHQwxn
15 de maio, 17h00 – Paulo de Carvalho

"No Conto da Raposa"
Historioscopio - Teatro de Marionetas
5 de junho, Domingo, 16h00
Auditório Exterior do Fórum da Maia

Jazz no Parque Central da Maia 2022
16 de junho
18h30 | Eurico Costa “Copal”
21h30 | André Silva “The Guit Kune Do”
17 de junho
18h30 | AP Quarteto
21h30 | Joana Raquel & Miguel Meirinhos - “Ninhos”
18 de junho
17h00 | Winnie da Hop + Hop Dance Studio
21h30 | Manuel Linhares “Suspenso”
19 de junho
17h00 | Carlos Azevedo Quarteto - Serpente