Passar para o Conteúdo Principal Top
Cultura CM Maia
Logótipo da Câmara Municipal de Maia

Agenda Cultural_fim de semana

17 a 22 Mar
Adicionar a calendário 2022-03-17 00:00:00 2022-03-22 00:00:00 Europe/Lisbon Agenda Cultural_fim de semana Evento
Agenda Cultural_fim de semana
Cultura

Fim de semana cultural na Maia
CONCERTO SOLIDÁRIO “SORRISOS DE ESPERANÇA - SOS UCRÂNIA” NO FÓRUM DA MAIA
Biblioteca apresenta dois livros, há Histórias Fiadas especial, oficinas para todos e teatro na Caverneira

O Conservatório de Música da Maia, vai levar a efeito no próximo sábado, 19 de março, às 18h00, no Grande Auditório do Fórum da Maia, um concerto solidário, com o objetivo de angariação de fundos para apoio às famílias ucranianas que chegarão à Maia, no âmbito da Missão "Sorrisos de Esperança - SOS Ucrânia". O concerto contará com os grupos do Conservatório, EVNS, Ensemble de Cordas, Ensemble de Guitarras, com as solistas Maria João Fernandes e Maria Teles, acompanhadas pelo pianista Pedro Silva, e ainda com a participação especial da fadista Carla Teles.
Toda a receita será entregue à SOCIALIS - Associação de Solidariedade Social, a qual fará o acompanhamento das famílias ucranianas.

No Fórum da Maia está patente a exposição “No Vasto Universo das Imagens – Arte Contemporânea na Coleção da Câmara Municipal da Maia”
Com curadoria de José Maia, “No vasto universo das imagens” advém de uma seleção de obras do núcleo de Arte Contemporânea cujo coletivo, adquirido no âmbito das inúmeras exposições promovidas pelo Município, resulta, essencialmente, da sua política cultural, assente na promoção e incentivo de jovens talentos, evidenciando, sempre que possível, os autóctones.

Na Quinta da Caverneira, o Teatro Art’Imagem continua com a temporada de estreia de “Ai o Medo Que (Nós) Temos de Existir!", a última incursão à trilogia teatral "A Identificação de um (o meu) País!", aborda os anos de 1975 em Portugal, até aos finais dos anos oitenta. Quinze anos de vida e acontecimentos intensos que se seguiram à Revolução dos Cravos, em cena até Domingo, 20 de março.

A Biblioteca e o projeto “Baze” uniram-se para apresentar o próximo “Histórias Fiadas”. Esta semana vamos ficar a conhecer a história da árvore generosa, uma fábula a preto-e-branco sobre a amizade, a consciência ecológica e a passagem para a vida adulta. Os estreitos laços que aproximam o menino e a árvore transformam-se, pouco a pouco, em distância e silêncio. Ela sempre acolhe e oferta; ele tudo pede e retira. Ainda na Biblioteca no sábado de tarde serão apresentados dois livros, "Uma vida assim-assim”, de Cláudia Araújo Teixeira, e, "O amor visto da minha janela", de Alexandra Ferreira.

Para a semana começa o Maia ao Palco – Mostra de Teatro de Amadores, que decorrerá no Fórum da Maia de 23 a 27 de março.

FÓRUM DA MAIA

Até 17 de abril
(Terça a domingo, das 10h00 às 22h00)
Fórum da Maia
"No vasto universo das imagens"
Arte Contemporânea na Coleção da Câmara Municipal da Maia

Inserida no objetivo da promoção e valorização do património histórico e cultural, a Câmara Municipal da Maia apresenta, através do seu Pelouro da Cultura, a exposição “No vasto universo das imagens” - Arte Contemporânea na Coleção da Câmara Municipal da Maia.
Com curadoria de José Maia, “No vasto universo das imagens” advém de uma seleção de obras do núcleo de Arte Contemporânea cujo coletivo, adquirido no âmbito das inúmeras exposições promovidas pelo Município, resulta, essencialmente, da sua política cultural, assente na promoção e incentivo de jovens talentos, evidenciando, sempre que possível, os autóctones.
Organizada por núcleos distintos - Arte Contemporânea, Arte Naïf, Arte Pública e Intervenções Urbanas - a coleção de Arte da Câmara Municipal da Maia reúne obras de diversos criadores, de períodos diferentes, realizadas em áreas como a pintura, a escultura, a instalação, o vídeo, a fotografia, o grafiti ou tapeçaria.
Figurativas ou abstratas, simbólicas ou metafóricas, as criações refletem uma heterogeneidade de temáticas, entre as quais: a história e a memória, a cidadania e ambiente, a arte, o sistema e o papel dos agentes artísticos.
A exposição compreende um percurso entre o Fórum da Maia, os espaços circundantes, o edifício da Câmara Municipal e Parque Central.
ARTISTAS
Abílio-José Santos, Álvaro Siza Vieira, Ana Rainha, Ana Vidigal, Carlos Vidal, Felícia Teixeira e João Brojo, Francisco Tropa, Gil Madeira, Isaque Pinheiro, João Campolargo Teixeira, João Jacinto, Luís Aly, Luís Grifu, Marco Jerónimo, Marta Wengorovius, Miguel Leal, Miguel Palma, Moradavaga, Paulo Scavullo, Pedro Cabrita Reis, Pedro Ruiz, Robert Schad, Rui Serra, Rui Toscano, Sara Rodrigues e Rodrigo Camacho, Sérgio Leitão, Sobral Centeno, Zulmiro de Carvalho, entre outros.
"Uma exposição que se torna única pelos distintos elementos que conjuga num agora. Parte do núcleo de obras concebidas pelo artista Pedro Ruiz, aqui expostas no Fórum da Maia juntamente com a coleção de Arte Contemporânea, permitem um alinhamento no tempo com a sua carreira, construída paralelamente com a produção artística e curadoria do próprio Fórum. José Maia assina a curadoria sensível de uma exposição num lugar que tão bem conhece (Bienal da Maia 2015 e 2021), e cria uma narrativa que ativa o olhar de todos, através de ligações metafóricas, que vão buscar obras que já cá estão e nos pertencem, ao mesmo tempo que provoca um novo olhar a obras de arte integradas na coleção, nem sempre acessíveis aos seus visitantes.
Esta é uma história da cidade da Maia, dos seus habitantes, e dos artistas que por cá passaram entre 1997 e 2021, entre exposições coletivas e individuais, que se expande ao exterior, incluindo a arte pública e intervenções urbanas, num diálogo de simbiose do qual raramente temos oportunidade de fazer parte. Vamos todos."
Joana Mendonça

Sábado, 19 de março, 11h30
Fórum da Maia
Histórias Fiadas
"A Árvore Generosa”, de Shel Silverstein

Vem viajar connosco pelo mundo mágico das histórias. A partir de incríveis leituras para toda a família, com a Biblioteca Municipal Professor Doutor José Vieira de Carvalho, tudo pode acontecer ao sábado de manhã.
Esta semana vamos ficar a conhecer a história da árvore generosa, uma fábula a preto-e-branco sobre a amizade, a consciência ecológica e a passagem para a vida adulta. Os estreitos laços que aproximam o menino e a árvore transformam-se, pouco a pouco, em distância e silêncio. Ela sempre acolhe e oferta; ele tudo pede e retira.
Para famílias, com crianças até aos 10 anos.
Outras informações: biblioteca@cm-maia.pt I 229 408 638
Entrada livre

Sábado, 19 de março, 18h00
Grande Auditório do Fórum da Maia
Concerto Solidário
SORRISOS DE ESPERANÇA | SOS UCRÂNIA

O Conservatório de Música da Maia, vai levar a efeito no próximo sábado, 19 de março, às 18h00, no Grande Auditório do Fórum da Maia, um concerto solidário, com o objetivo de angariação de fundos para apoio às famílias ucranianas que chegarão à Maia, no âmbito da Missão "Sorrisos de Esperança - SOS Ucrânia".
O concerto contará com os grupos do Conservatório, EVNS, Ensemble de Cordas, Ensemble de Guitarras, com as solistas Maria João Fernandes e Maria Teles, acompanhadas pelo pianista Pedro Silva, e ainda com a participação especial da fadista Carla Teles.
Toda a receita será entregue à SOCIALIS - Associação de Solidariedade Social, a qual fará o acompanhamento das famílias ucranianas.
Cada ingresso terá o valor único de 5,00€ e estão à venda nos seguintes locais:
Conservatório de Música da Maia:
Até 18 de março no horário: 09h00-12h30/ 14h00-18h00.
Fórum da Maia:
Até 18 de março no horário: 09h30-12h30 / 14h00-17h30 e no dia do Concerto a partir das 16h00.

Segunda-feira, 21 de março, 10h30 e 14h30
Fórum da Maia
Oficina
"Folha Con(vida)”

No âmbito do projeto BaZe – Living Lab Maia, a Biblioteca Municipal Professor Doutor José Vieira de Carvalho promove uma atividade para comemorar o Dia Mundial da Árvore.
Nesta oficina iremos explorar as texturas, as cores e a imaginação. Vamos construir o nosso desenho a partir de folhas do nosso jardim, dando vida a personagens que podem habitar a floresta no nosso mundo imaginário.
Público: escolar (crianças dos 4 aos 10 anos).
Informações: 22 940 86 38
Inscrição: gratuita mas obrigatória, disponível através do endereço biblioteca@cm-maia.pt

BIBLIOTECA MUNICIPAL DA MAIA

Quinta-feira, 17 de março, 21h00
Grande Auditório do Fórum da Maia
Documentário “Eu sou”

No âmbito da promoção de ações de sensibilização e de lobby junto da sociedade em geral e também junto das entidades com responsabilidades na área da pobreza e da exclusão social, a EAPN Portugal produziu em 2021 um documentário com testemunhos na primeira pessoa sobre situações de pobreza e de exclusão social.
O documentário "Eu sou", de autoria de Filipe Gaspar e de Bruno Moreira, tem a duração de 1 hora e parte das histórias pessoais de um grupo de pessoas que experienciaram a pobreza e a exclusão social (9 pessoas) e pretende quebrar as barreiras sociais que nos separam da mais pura essência humana. Este documentário integra relatos sobre episódios que foram marcados pela violência, pelo ódio ou pela falta de esperança.
Gratuito
Promotor: Biblioteca Municipal da Maia

Até 31 de março
Hora do conto - “BiblioConto Sénior”

Este programa pretende levar ao público sénior o incentivo à leitura e combater a iliteracia. Unindo-se ao já serviço existente do Biblobus pretende levar a leitura em voz alta para o público mais idoso e estreitar a relação com os livros através da troca de experiência entre diferentes gerações.
Gratuito
Outras informações e inscrições: 351 22 940 86 38, biblioteca@cm-maia.pt
Observações: atividade sujeita a marcação (mínimo de 5 inscrições)

Até 31 de março
Hora do Conto - “Contos Contigo Conto”

Contos Contigo Conto é a atividade de contar histórias que a Biblioteca Municipal realiza diariamente para os mais novos e que permite o enriquecimento das experiências infantis, o desenvolvimento da linguagem, do imaginário, da criatividade e do potencial crítico das crianças. Para os mais pequenos, o livro “Definitivamente não abras este Livro”, de Andy Lee, e para os mais crescidos, “João Camarão e o Guisado Pirata”, de Lou Carter.
Gratuito
Outras informações e inscrições: 351 22 940 86 38, biblioteca@cm-maia.pt
Observações: atividade sujeita a marcação e para as escolas do concelho.

Até 31 de março
Oficina “Unir, criar e explorar - expressão dramática”

A expressão dramática não é propriamente teatro, tem os seus próprios objetivos e utiliza jogos dramáticos e um conjunto de atividades lúdicas. Pode designar-se de jogo dramático ou de arte dramática.
Duração: 60m
Gratuito
Contatos e inscrições: tel.+ 351 22 940 86 38, biblioteca@cm-maia.pt

Até 26 de março
Exposição “Matemática em Jogo”

Esta exposição, da responsabilidade da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, conta com uma parte histórica, que se exploravam alguns dos jogos de estratégia, que não envolvem azar, que acompanham a humanidade desde tempos imemoriais até aos nossos dias.
Segunda das 18h00 às 23h00 / terça a sexta das 09h30 às 23h00 / sábado das 09h30 às 22h30
Gratuito

Sábado, 19 de março, 15h30
Oficina “Histórias a Par”

O presente projeto visa a implementação na Biblioteca Municipal da Maia do programa de literacia familiar Conto Contigo. Programa este da Fundação Aga Khan Portugal. Na atividade agora proposta, a família encontra-se no centro das atenções, havendo uma continuação em casa do trabalho desenvolvido na biblioteca, nomeadamente com a integração do património e das práticas de literacia de cada família. Sensibilizar os pais e/ou avós para aprender a criar ou aproveitar
Gratuito
Contatos e inscrições: tel.+ 351 22 940 86 38, biblioteca@cm-maia.pt
Observações: atividade sujeita a marcação

Sábado, 19 de março, 15h00
Encontro com o autor
Apresentação do livro "Uma vida assim-assim”, de Cláudia Araújo Teixeira

A Biblioteca Municipal Maia, através da sua Comunidade de Leitores, promove o encontro com a escritora Cláudia Araújo Teixeira em torno do seu livro “Uma vida assim-assim”. O encontro constitui uma oportunidade de dar a conhecer a escritora e as suas obras ao público maiato em geral.
Gratuito
Contato e inscrições: tel.+ 351 22 940 86 38, biblioteca@cm-maia.pt
Lotação: limitada à capacidade da sala

Sábado, 19 de março, 17h00
Encontro com autor
Apresentação do livro "O amor visto da minha janela", de Alexandra Ferreira

A Biblioteca Municipal Maia, promove a apresentação do livro “O amor visto da minha janela”, composto por vários textos soltos, onde são abordados temas como a autoestima, o amor próprio, a aceitação, o perdão e as componentes necessárias e que fazem parte de uma vida mais saudável, sobretudo ao nível emocional e mental. São abordadas ferramentas para lidar com o dia a dia, com as adversidades, e com as vivências de transição comuns ao ser-se humano. A minha visão como enfermeira especialista em saúde mental e psiquiatria, levam-me a aprumar os conselhos sobre uma vida mais inteira e presente. Permitindo que a escrita se torne leve e sobretudo fácil de chegar à mente, mas sobretudo ao coração dos que me leem.
Gratuito
Contatos e inscrições: tel.+ 351 22 940 86 38, biblioteca@cm-maia.pt
Lotação: limitada à capacidade da sala

QUINTA DA CAVERNEIRA

Até 30 de abril
Galeria da Quinta da Caverneira
Exposição 'Tanto Teatro! 40 Edições do Fazer a Festa'

Desde 1982 a edificar uma "aldeia teatral" no Porto e na Maia, as duas principais cidades onde ele tem decorrido, e de onde também irradiou para concelhos vizinhos do distrito, um singelo tributo às centenas de companhias, artistas e participantes e aos milhares de espectadores que por cá passaram. Cantamos os parabéns numa celebração simbólica na edição deste ano, com uma exposição/performance de celebração destas memórias. Entre testemunhos, imagens, e materiais gráficos, iremos
relembrar as 40 edições num ambiente festivo, que é intrínseco ao Festival.
Curadoria: José Maia
Desenho do Espaço Expositivo: Ponto Parágrafo
Execução e Montagem: Ponto Parágrafo e José Lopes
Apoio à Montagem: Zé Pedro, Isabela Sá e Pedro Ribeiro
Luz, Som e Vídeo André Rabaça
Agradecimento: Ponto Parágrafo e Espaço Mira
Gratuito

Até 20 de março, 19h00
"Ai o medo que (nós) temos de existir!"
117º criação - Teatro Art’Imagem

Dia 17 - 19h00
Dias 18 e 19 - 21h30
Dia 20 - 16h00
M/12
90M (aprox.)

“Ai o Medo Que (Nós) Temos de Existir!", a última incursão à trilogia teatral "A Identificação de um (o meu) País!", aborda os anos de 1975 em Portugal, até aos finais dos anos oitenta. Quinze anos de vida e acontecimentos intensos que se seguiram à Revolução dos Cravos.
Em palco quatro intérpretes, num jogo teatral de exercício de memórias pessoais de alguém que recorda um tempo vivido entre a História e factos, fábulas políticas, fake news, testemunhos e interpretações. José M, a personagem desta última incursão à trilogia, vai desfiando as suas memórias desde o tal 25 Novembro e suas nefastas consequências na sua própria vida e do seu país, até aos finais dos anos 1980, passando pelos inícios do Teatro Art´Imagem, que ajudou a fundar em Outubro de 1981 e que comemora os seus 40 anos de actividade, sem esquecer, evidentemente, o grande Mundo e a humanidade que existe para além deste pequeno retângulo à beira mar plantado que, sem ele nada fazer para o merecer, lhe coube em sorte nascer e agora, com a sua vontade, se sente feliz por nele ter continuado a viver.

Direção Artística e Encenação: José Leitão
Assistente de Encenação: Daniela Pêgo
Interpretação: Daniela Pêgo, Patrícia Garcez, Mariana Macedo e Luís Duarte Moreira
Música: Rui David
Figurinos e Cenografia: Marta Silva
Vídeo, Luz e Som: André Rabaça
Fotografia: Paulo Pimenta
Design Gráfico: Tiago Dias
Produção: Sofia Leal e Zé Pedro

BILHETEIRA
5,00€ Normal
3,00€ Estudantes, Crianças menos de 6 anos, M/65, Profissionais das Artes Cénicas, Desempregados e sócios do Sindicato dos Bancários do Norte.
Horário: 30 minutos antes do início de cada espetáculo.
Reservas: 222084014

MUSEU DE HISTÓRIA E ETNOLOGIA DA TERRA DA MAIA

A Arqueologia na Maia
Oficina para Famílias e Escolas "A arte na pré-história"

Com recurso a pigmentos naturais, vamos pintar como na pré-história. Esta atividade encontra-se disponível para a comunidade escolar e para as famílias.
Até 30 de dezembro de 20022
Terça-feira a sábado das 9h00 às 12.30 e das 14h00 às 17h30
Inscrições
Tel. (+351) 229.871144
museu@cm-maia.pt

Até 30 de março
Exposição Permanente “Identidade e Território”

Esta exposição tem como objetivo divulgar a história local desde a pré-história até à idade contemporânea levando o visitante a percorrer visualmente as datas mais marcantes da origem e criação da Terra da Maia.
Terça a sábado das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.
Gratuito
Contactos: 229871144 | museu@cm-maia.pt
Observações: visitas guiadas de terça a sábado sujeitas a marcação

Até 30 de março
Exposição Permanente “Arqueologia na Maia”

Esta exposição tem como objetivo divulgar a história local com recurso à exposição, documentação e exploração de materiais arqueológicos exumados no concelho da Maia, sensibilizando a comunidade para o património arqueológico, pelo acesso regular ao mesmo.
Terça a sábado das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30
Gratuito
Contactos: 229871144 | museu@cm-maia.pt
Observações: visitas guiadas de terça a sábado sujeitas a marcação

JUNTA DE FREGUESIA DE NOGUEIRA/SILVA ESCURA

Até 18 de março
Exposição “As Igrejas do Concelho da Maia”

O Gabinete de História do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal da Maia terá patente entre 4 de fevereiro e 18 de março na Juta de Freguesia Nogueira/Silva Escura a exposição "As Igrejas do Concelho da Maia" - conjunto de painéis com fotografias e textos.
A religiosidade na Maia manifestou-se de diversas formas e em vários locais, nos mosteiros, igrejas, capelas, cruzeiros, alminhas, santos, festas, devoções, irmandades, confrarias. Todo um manancial de informação que se encontra disperso um pouco por todo o concelho. Aqui, iremos abordar as nossas Igrejas.
Gratuito

TECMAIA

Até 31 de março
Exposição "Uma Maiata por África"

Conheça a história de Cristina Sousa, uma maiata que desde cedo sentiu em si uma vontade de ajudar o outro e poder contribuir para um mundo melhor e mais justo. Inserida no espírito de missão, partiu para África como leiga missionária comboniana e realizou trabalho de apoio a uma comunidade em especial, o povo Pigmeu, na República Centro Africana.
Através das suas palavras e fotografias ficamos com uma noção do seu dia-a-dia, da educação, dos cuidados de saúde e vivência na religião.

CENTRO COMERCIAL MAIA JARDIM

Até 27 de março
Galeria Comercial do Maia Jardim
Exposição “A Maia e a sua Gente”

É habitual dizer-se que o maior património de uma terra é o seu povo.
A Maia não é exceção. Aqui faremos uma incursão pela “nação” da Maia, numa viagem pelo séc. XX maiato.
Reviva através de imagens, as pessoas, os momentos marcantes, as efemérides, as conquistas de gente que marcou a nossa terra.
Todos os dias entre as 08h00 e as 22h00.
Gratuito.

BREVEMENTE:

XII Maia ao Palco – XV Primavera do Teatro
23 a 27 de março – Fórum da Maia
Programa completo: https://bit.ly/35MLpnp

“Peter Pan – Musical Infantil”, Companhia Rituais dell Arte
9 de abril, sábado, 16h00 - Fórum da Maia - https://bit.ly/366hAOy

Maia Fest Music 2022 – Fórum da Maia
12 de maio, 21h30 – António Zambujo - https://bit.ly/3tOdFy2
13 de maio, 21h30 – Syro - https://bit.ly/3KBvEPd
14 de maio, 21h30 – Clã - https://bit.ly/3tHQwxn
15 de maio, 17h00 – Paulo de Carvalho - https://bit.ly/3sXFWmA