Passar para o Conteúdo Principal Top
Cultura CM Maia
Logótipo da Câmara Municipal de Maia

Agenda Cultural_fim de semana

26 Abr a 01 Mai
Adicionar a calendário 2023-04-26 00:00:00 2023-05-01 00:00:00 Europe/Lisbon Agenda Cultural_fim de semana Evento
Agenda Cultural_fim de semana
Cultura

FÓRUM DA MAIA

Domingo, 30 de abril, 17h30

Encerramento da exposição e lançamento do catálogo

“Mês da Arquitetura da Maia – Em Processo”

Convidamo-lo(a) a marcar presença na cerimónia de encerramento da 4ª edição do Mês da Arquitetura da Maia – MAM’23.

O evento contará com um debate entre os Arquitetos Eduardo Souto de Moura e Nuno Brandão Costa sobre a importância das operações urbanísticas de índole pública na transformação das cidades. Será discutida a função do Arquiteto na definição futura do espaço coletivo, onde a racionalidade do projeto tem de conviver com a imprevisibilidade das dinâmicas urbanas.

O debate será antecedido pelo lançamento do catálogo da exposição do MAM’23 – EM PROCESSO, apresentado por Samuel Gonçalves (SUMMARY), que compila e organiza os trabalhos produzidos no âmbito desta edição.

Entrada livre.

Até 30 de abril

MAM’23 - MÊS DA ARQUITETURA DA MAIA

“EM PROCESSO”

A Câmara Municipal da Maia, promove, em março e abril de 2023, a próxima edição do Mês da Arquitetura - evento inteiramente dedicado à arquitetura no território da Maia.

Intitulada “EM PROCESSO”, a exposição pretende enfatizar o momento de significativa e iminente transformação, provavelmente irrepetível, em curso no território maiato.

Os trabalhos produzidos nesta edição serão apresentados ao público essencialmente em dois formatos: uma exposição e um programa paralelo de eventos – apresentações, debates e visitas guiadas - que permitam clarificar as propostas expostas, estimular o diálogo e expandir a discussão ao público em geral.

MAM’23 privilegia ambientes imersivos que permitam uma conexão direta com o visitante.

“EM PROCESSO” faz o registo em tempo real de algumas das principais intervenções que estão atualmente a decorrer ou que estão programadas a breve prazo no Município, com destaque para os projetos de índole pública. Arquitetos, assim como profissionais de outras áreas disciplinares, são convocados a apresentar as suas leituras sobre essas transformações, compreendendo-as, explicando-as e complementando-as.

A proposta curatorial do atelier SUMMARY, com coordenação de Samuel Gonçalves, apresenta-se como uma ode à mudança, à evolução urbana e às dinâmicas sociais e económicas de que a Maia é hoje palco.

Contará com as participações de: A Recoletora; Paulo Moreira; Merooficina; Rosmaninho+Azevedo; Oitoo; Teresa Leão e Ana Neiva; Álvaro Siza Vieira; Inplenitus; Alexandre Burmester; José Castro Silva e José Carlos Macedo; aNC Arquitectos; Paradoxo Arquitectura; Eduardo Souto Moura; CEFA/FAUP; Andreia Garcia; Nuno Lopes e Sérgio Amorim; Nuno Travasso; Alexandra Paio; Nuno Brandão Costa; Giuseppe Resta e Fabiana Dicuonzo.

Com inauguração marcada para o dia 10 de março, às 21h30, a exposição ficará patente até 30 de abril, sendo visitável de terça a domingo, das 10h00 às 22h00.

Entrada livre.

Até 7 de maio

Praça do Fórum da Maia

Exposição “A Cantiga é uma Arma”

No âmbito das comemorações do 49º aniversário da revolução de 1974, focamos a nossa atenção na música de Intervenção.

Compostas com o intuito de chamar a atenção de quem a ouve para um determinado problema de certo país, seja ele de origem social, política ou económica, tornou-se muito comum em Portugal durante os últimos anos do Estado Novo e no fervor revolucionário do pós 25 de Abril de 1974.

Nesta categoria musical encontramos múltiplos grupos e artistas como a Banda do Casaco, Brigada Victor Jara, Carlos do Carmo, Francisco Fanhais, Vitorino, Janita Salomé, José Barata-Moura, Luís Represas, Mário Mata, José Jorge Letria ou José Mário Branco.

Na impossibilidade de falarmos de todos, selecionamos onze nomes que demonstram bem a realidade musical daquela época.

27 de abril, 21h00

O COR(P)O METROPOLITANO está de volta para mais uma edição especial em 2023!

No seguimento das edições de 2021 e 2022, a Área Metropolitana do Porto e o Município da Maia convidam assim todos os interessados à inscrição nesta nova edição.

O COR(P)O METROPOLITANO é um projeto intermunicipal e de carácter popular, de criação coletiva e colaborativa em comunidade e que junta vozes oriundas dos 17 municípios que constituem a Área Metropolitana do Porto.

O calendário para esta edição será dividido em 9 sessões de criação e ensaios, que culminará com a sua apresentação final em novembro de 2023.

As sessões de criação e ensaios da primeira fase para os novos participantes do Município da Maia estão agendadas para:

27 de abril | Fórum da Maia | 21h00 às 22h30

18 de maio | Fórum da Maia | 21h00 às 22h30

As datas dos ensaios das fases seguintes serão comunicadas posteriormente.

A inscrição no projeto é gratuita e obrigatória e poderá ser feita aqui ➡️ https://bit.ly/3GK7C4L

Para mais informações ou esclarecimentos, por favor contacte-nos através do endereço

corpometropolitano@gmail.com ou do contacto telefónico (+351) 911013414 e acompanhe-nos nas páginas do MATER 17.

BIBLIOTECA MUNICIPAL DA MAIA

Sexta-feira, 28 de abril, 21h00

Encontro com o escritor Nuno Gomes Garcia

A Biblioteca Municipal Maia, promove o encontro com o escritor Nuno Gomes Garcia em torno do seu livro “O soldado Sabino”. Sabino, um homem amaldiçoado, viu a sua pacata existência transformar-se no dia em que o rei foi assassinado em Lisboa.

Esta sessão andará em torno da participação portuguesa na Grande Guerra e será apresentada por Jorge Silva (moderador da Comunidade de Leitores da Biblioteca Municipal da Maia) e será contemplada com a exibição do documentário “Os herdeiros da Batalha de La Lys” retratados em documentário franco-português. Filme realizado pelo jornalista Carlos Pereira, que vai ser estreado, dia 5 de novembro, numa universidade nos arredores de Bordéus.

Nuno Gomes Garcia nasceu em Matosinhos em 1978, estudou história e foi arqueólogo. Vive em Paris, onde é consultor editorial e divulgador da literatura lusófona na rádio e na imprensa escrita.

Entrada livre.

27 de abril, 15h00 i 28 de abril, 21h00

Comunidade Leitores

O ciclo da Comunidade de Leitores da Biblioteca Municipal da Maia adota a denominação de “leitura em movimento” como sinal de dinâmica e do reforço da importância que a leitura tem para a formação, sempre incompleta do indivíduo. Espraia-se por duas linhas orientadoras. Leituras do mundo e leituras nacionais.

Discussão do livro “O Soldado Sabino”, de Nuno Gomes Garcia

Entrada livre.

Até 29 de abril

Mês do Livro e da Leitura

Abril é o mês em que se celebra o Dia Internacional do Livro Infantil (2 de abril) e o Dia Mundial do livro e do Direito de Autor (23 de abril). Neste âmbito está previsto um conjunto de atividades, nomeadamente: Oficinas, encontros com autores, Óscares da leitura, horas do conto, sugestões de leitura, entre outras.

Até 29 de abril

Atreve-te e leva

Este projeto pretende oferecer aos leitores a possibilidade de requisitar kits literários surpresa. Cada kit literário terá uma temática diferente e será constituído por vários documentos - livros, jogos, DVD e CD - selecionados pela equipa técnica da Biblioteca. Desafiaremos assim o leitor a explorar o tema que mais lhe agrada mesmo não sabendo com que autor ou realizador se irá deparar.

HORÁRIO | segunda das 18.00h às 23.00h / terça a sexta das 09.30h às 23.00h / sábado das 09.30h às 22.30h

Até 28 de abril

Exposição “Fernando Campos: uma viagem pelos seus livros”

Em abril celebra-se o nonagésimo nono aniversário de Fernando Campos. É altura de o evocar, fazendo uma viagem pela sua bibliografia, dando assim a conhecer a sua produção Romanesca.

HORÁRIO| segunda das 18h00 às 23h00 / terça a sexta das 09h30 às 23h00 / sábado das 09h30 às 22h30

Sábado, 29 de abril, 11h30

Histórias Fiadas - Hora do Conto

Sábados mágicos, histórias divertidas, fantasia e imaginação, contos maravilhosos e muita animação. A Biblioteca espera por ti com incríveis leituras para toda a família.

Gratuito

Sábado, 29 de abril, 16h00

Asas de Poesia

O grupo “Asas de Poesia” continua como espaço de comunicação da palavra escrita em forma de POESIA, procurando homenagear ao mesmo tempo grandes poetas desaparecidos e procurando apresentar géneros poéticos diferentes. Cada sessão do grupo pretende ser uma agradável tarde de convívio entre a poesia, a música e o público.

Gratuito

MUSEU DE HISTÓRIA E ETNOLOGIA DA TERRA DA MAIA

Até 29 de abril

Exposição "5000 anos de história, Arqueologia na Maia - um olhar inclusivo”

O Museu de História e Etnologia da Terra da Maia, reabriu as exposições permanentes com uma visão renovada do espaço físico do Museu no âmbito do projeto “Cultura Inclui (Cultura Para Todos)”.

Um Museu ainda mais inclusivo, através de dispositivos, mapas interativos multitouch, Audioguia, aplicações móveis, sistemas de códigos QR, guias multidigitais, informação em braille, rampas de acesso e sinaléticas, com equipamentos que o tornam mais apelativo na visita bem como na fruição das exposições. Desta forma a exposição “5000 anos de história, Arqueologia na Maia- um olhar inclusivo”, tem como objetivo apresentar alguns dos objetos provenientes de intervenções arqueológicas realizadas com o respetivo enquadramento histórico e territorial, recuando no tempo através da realidade das coisas, dos objetos, construindo uma espécie de história, reescrita através de escavações arqueológicas e da relação dos sítios com a paisagem.

Pretendemos que o visitante construa uma leitura própria do passado, que o aproxime do presente, que o vivencie, e que o salvaguarde.

Até 29 de abril

Exposição “A Empreza do Bolhão – 100 anos de História(s)”

A Empreza do Bolhão, sucessora das empresas publicitárias e de filmes de Raúl Caldevilla, começou em 1923 e manteve-se até meados dos anos 90, sendo depois integrada na Packigráfica do grupo Higifarma, embora mantendo a mesma designação.

Esta empresa era possuidora de uma das maiores coleções de cartazes publicitários, além de antiga maquinaria e um importante acervo de rótulos e postais. Uma grande parte do que de melhor se fez em publicidade está reunido neste importante espólio da Empreza do Bolhão, desde os tempos de Raul de Caldevilla.

A ligação de Caldevilla à Empreza do Bolhão.

Através de importantes apoios bancários funda no Porto uma empresa, a Propagandas Caldevilla na Rua 31 de Janeiro, e depois em 1916, a Raul de Caldevilla & Cia. Lda na Rua Formosa, que ficará conhecida por Caldevilla Film.

São seus sócios Eduardo Kendall, João Manuel Lopes de Oliveira e António de Oliveira Cálem. A partir do Porto, vai criar e produzir cartazes de grande formato para publicidade exterior para todo o país, sob a sigla ETP. Sucede-se a Empresa Técnica Publicitaria Film Gráfica Caldevilla, onde esteve como gerente da firma até 1923. Em rutura com os sócios da empresa, abandona a sociedade e esta transforma-se em Empreza do Bolhão.

Grande parte deste espólio documental das empresas de Caldevilla e da Empreza do Bolhão pode agora ser visto nesta exposição. De valor histórico e gráfico único no país, esta coleção da Empreza do Bolhão, da Litografia Nacional e de outras gráficas são um manancial de informação sobre design, grafismo e processos de produção. Composta por uma diversidade de cartazes, rótulos, postais, catálogos, quadros, livros, bibliografia diversa, maquinaria, móveis, bustos, esta coleção ilustra, de forma significativa, a evolução da indústria litográfica do séc. XX em Portugal.

Até 29 de abril

A Arqueologia na Maia

Oficina para Famílias e Escolas "A arte na pré-história"

Com recurso a pigmentos naturais, vamos pintar como na pré-história. Esta atividade encontra-se disponível para a comunidade escolar e para as famílias.

Terça-feira a sábado das 9h00 às 12.30 e das 14h00 às 17h30

Inscrições

Tel. (+351) 229.871144

museu@cm-maia.pt

Até 29 de abril

Exposição Permanente “Identidade e Território”

Esta exposição tem como objetivo divulgar a história local desde a pré-história até à idade contemporânea levando o visitante a percorrer visualmente as datas mais marcantes da origem e criação da Terra da Maia.

Terça a sábado das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.

Gratuito

Contactos: 229871144 | museu@cm-maia.pt

Observações: visitas guiadas de terça a sábado sujeitas a marcação

QUINTA DA CAVERNEIRA

Sábado, 29 de abril, 16h00

"A Maior Flor do Mundo"

Teatro do Noroeste - Centro Dramático de Viana (Viana do Castelo)

M/03

35M

Os humanos vivem rodeados de coisas incríveis, mas muitas vezes nem reparam que elas existem. O menino desta história, saiu de casa para descobrir o mundo e no caminho, reparou numa flor, murcha, quase sem vida. Resolveu salvar a flor e conseguiu! Essa tornou-se a sua maior aventura. Este gesto de atenção e amor, foi profundamente transformador. Agora, todas as pessoas da aldeia, onde o menino vive, perceberam que existia há muito tempo uma flor enorme e bela, ali.

O menino desta história é um menino especial de história, porque ele vai crescendo de história em história e sem perceber, vai tocando mais humanos, pequenos e grandes. Nós, equipa deste espetáculo, partimos da história do José Saramago, essa bela história, escrita com poucas palavras e acrescentamos muitas mais palavras, para vos dar outras coisas e vos convidar a habitar este novo espaço. Assim, nasceu esta história e se aceitarem o desafio, a história pode continuar a crescer através de cada um de vocês e será sempre maior, como a flor, que é, A Maior Flor do Mundo. - Isabel Barros

Texto José Saramago Adaptação e Dramaturgia Alexandre Calçada, Elisabete Pinto, Isabel Barros Encenação Isabel Barros Cenografia José Luís Guimarães Interpretação Alexandre Calçada e Elisabete Pinto Desenho de Luz Bruno Ferreira Apoio de Figurinos Adriel Filipe

BILHETEIRA

5,00€ Normal

3,00€ Estudantes, Crianças menos de 6 anos, M/65, Profissionais das Artes Cénicas, Desempregados e sócios do Sindicato dos Bancários do Norte.

Horário: 30 minutos antes do início de cada espetáculo.

Oficina Teatrinho ao Palco

Iniciada em 2013, é uma iniciativa do Teatro Art'Imagem em colaboração com a Câmara Municipal da Maia, dirigida a crianças a partir dos 6 anos.

“Aprender a ser e a crescer com o Teatro”

As atividades de Expressão Dramática e o Teatro ajudam a criança a desenvolver a sua criatividade e personalidade, contribuindo para a sua formação social e emocional, melhoram a sua expressão oral e física e ajudam a conhecer-se melhor, a acreditar nas suas capacidades e a saber lidar com os outros.

A Expressão Dramática é um bom meio para a criança encontrar formas de expressão alternativas ao seu quotidiano.

Esta Oficina de formação lúdica-artística consiste num trabalho de iniciação ao jogo dramático e às aprendizagens dos primeiros passos da prática teatral através de jogos de movimento, improvisação e dança, som e música, entrelaçando-os com palavras, jogos e brincadeiras e histórias reais ou do faz-de-conta.

Formadora: Andreia Macedo

A oficina decorre até 17 de junho e já atingiu o número limite de vagas.

CENTRO COMERCIAL MAIA JARDIM

Até 30 de abril

Exposição “Bombas de Gasolina”

Segundo dados disponíveis de 2021, existiam em Portugal 2616 postos de abastecimento. Este número representa uma taxa de cobertura de 2,5 postos por 10 mil habitantes. Mas nem sempre foi assim.

Até ao final da segunda guerra, passar um carro na estrada era “de longe a longe”. A partir dos anos 50 o fenómeno automobilístico “ganhou rodas”.

Relembremos esses tempos tão diferentes dos de hoje.

Gratuito.

PARA AGENDAR

4 de maio, 21h30 – Quinta da Caverneira

"Abrigo para Mulheres" - The Baken Kydykeeva Theatre of Young Spectators (Quirguistão)

5 de maio, 21h30 – Quinta da Caverneira

"Maça Vermelha" - The Kazakh State Academic (Cazaquistão)

Maia Fest Music

4 de maio, 21h30 - Grande Auditório do Fórum da Maia – GNR - LOTAÇÃO ESGOTADA

5 de maio, 21h30 – Grande Auditório do Fórum da Maia – Bárbara Bandeira - LOTAÇÃO ESGOTADA

6 de maio, 21h30 – Grande Auditório do Fórum da Maia – Ana Bacalhau

7 de maio, 17h00 – Grande Auditório do Fórum da Maia – Luís Represas

16 de maio, 19h00 – Fórum da Maia

Sessão Toastmasters

Bom fim de semana,