Passar para o Conteúdo Principal Top
Cultura CM Maia
Logótipo da Câmara Municipal de Maia

Agenda Cultural_fim de semana

07 a 12 Dez
Adicionar a calendário 2022-12-07 00:00:00 2022-12-12 00:00:00 Europe/Lisbon Agenda Cultural_fim de semana Evento
Agenda Cultural_fim de semana
Cultura

AGENDA CULTURAL FIM DE SEMANA

Inaugura hoje, às 21h30, a UIVO 12 – Mostra de Ilustração da Maia, que estará patente nas Galerias do Fórum da Maia até 26 de fevereiro. A cada edição a UIVO revela a importância da ilustração no panorama artístico nacional, reunindo sempre um conjunto eclético de artistas e ilustradores com trabalho reconhecido na área, apresentando também novos autores. O programa da Mostra é direcionado a públicos de todas as idades.

A UIVO compõe-se, na sua 12ª edição, de uma exposição dentro e fora de portas, na qual participam mais de 35 artistas e ilustradores nacionais e estrangeiros um programa de Serviço Educativo que integra ateliers de ilustração para crianças e famílias e um conjunto de oficinas desenhado para escolas do concelho, e a 5ª edição da UIVINHO - Mostra de Ilustração Infantil da Maia que apresenta os trabalhos resultantes do serviço educativo.

Mágico promete ser o próximo Domingo no Fórum da Maia com a realização do Festival Internacional de Magia da Maia. Ao vivo e a cores estarão presentes ilusionistas de renome nacional e internacional entre os quais artistas premiados nos campeonatos da Europa e do Mundo. Filiberto Selvi (itália), Lex Chapeux Blancs (França), Dani Daortiz (Espanha), David Sousa (Portugal), Gustavo Sereno (Portugal), Gonçalo Gil (Portugal) e Andrely (Brasil). Este é um espetáculo, gratuito, para toda a família que vai deliciar os mais novos e encantar os mais velhos. Deixe-se contagiar pela magia do Natal repleto de surpresas e de situações improváveis.

Na Biblioteca visite a exposição “Livros Antigos de Temática Religiosa”, no âmbito das comemorações dos 400 anos do Mosteiro de Moreira, participe na oficina “Natal Ilustrado” e assista à apresentação do livro “Lobos Sedentos da Respiração dos Dias”, de Ana Gil Campos, romance com forte inspiração na pandemia de Covid 19, é, ao mesmo tempo, uma reflexão profunda sobre a felicidade.

Na Quinta da Caverneira o próximo sábado tem propostas para os mais pequenos e para os crescidos. De manhã a rubrica Teatro a Ler, leitura expressiva para crianças, com a obra "A princesa dos Pés Pretos", de José Vaz. Às 21h30, sobe ao palco "El Jardin de Valentin", Tranvia Teatro (Zaragoza/Espanha)

Três personagens próximos de Buster Keaton, Charlot ou os Irmãos Marx, nos oferecerão sua visão peculiar e surpreendente da realidade e da vida, ora delirante, ora cruel, irônica, engraçada e transgressora. Sua existência é marcada pela repetição. Eles sempre esperam por algo que não acabou de chegar, imaginam situações que podem nunca existir, inventam história impossíveis. Em seu mundo tudo pode acontecer, mas nada acontece. Ele anseiam pelo mundo lá fora, para viver a vida daqueles “de fora”. O que aconteceria se um belo dia um deles decidisse quebrar a convenção, pula as regras e viver sua própria aventura? Tudo é possível nestes tempos em que vivemos, incluindo a esperança de que um mundo melhor seja possível.

No Museu continuam patentes as exposições que contam a história da Maia, sendo que a exposição permanente "5000 anos de história, Arqueologia na Maia- um olhar inclusivo” apresenta-se com uma visão renovada do espaço físico do Museu no âmbito do projeto “Cultura Inclui (Cultura Para Todos)”. Visite e participe na oficina para Famílias e Escolas "A arte na pré-história".

Bom fim de semana

FÓRUM DA MAIA

8 de dezembro a 26 de fevereiro

Inauguração, hoje, 7 de dezembro, 21h30

UIVO - 12ª MOSTRA DE ILUSTRAÇÃO DA MAIA

"Expedições – Do Real e do Fantástico"

A Câmara Municipal da Maia, através do Pelouro da Cultura, promove, a 12ª edição da UIVO - Mostra de Ilustração da Maia, que estará patente nas Galerias do Fórum da Maia, entre 8 de dezembro e 26 de fevereiro. A inauguração está marcada para as 21h30, de 7 de dezembro.

A cada edição a UIVO revela a importância da ilustração no panorama artístico nacional, reunindo sempre um conjunto eclético de artistas e ilustradores com trabalho reconhecido na área, apresentando também novos autores.

O programa da Mostra é direcionado a públicos de todas as idades.

A UIVO compõe-se, na sua 12ª edição, de uma exposição dentro e fora de portas, na qual participam mais de 35 artistas e ilustradores nacionais e estrangeiros um programa de Serviço Educativo que integra ateliers de ilustração para crianças e famílias e um conjunto de oficinas desenhado para escolas do concelho, e a 5ª edição da UIVINHO - Mostra de Ilustração Infantil da Maia que apresenta os trabalhos resultantes do serviço educativo.

Sob o tema "Expedições - Do Real e do Fantástico", a proposta de curadoria de Cláudia Melo para esta nova edição, assenta na ideia das possibilidades do conhecimento do mundo através da ilustração nas suas diversificadas expressões e materializações. Natureza, ciência e seus necessários desvios misturam-se para que haja lugar à elucidação.

A exposição, composta por 3 núcleos - desenho, ilustração científica e ilustração conceptual propõe um diálogo entre diferentes temporalidades, formas de fazer e de pensar a ilustração.

Apresentam-se entrosamentos entre desenho e ilustração, condição rizoma. Toma-se a Natureza como referência e referente (entidade, real ou não, para a qual remete o signo). Instiga-se um olhar de novo.

No essencial misturam-se realidades para que esta possa efetivamente sobrevir no espaço entre umas e outras.

As múltiplas expedições pessoais e/ou coletivas, incorrem em diversos e inquietos caminhos – os da biologia, fauna, flora, corpo, paisagem, territórios, das lendas, da arqueologia e até da astronomia - com um propósito sempre comum, o do apelo à descoberta e compreensão do mundo através de representações realistas ou surrealizadas.

Domingo, 11 de dezembro, 16h00 - Grande Auditório do Fórum da Maia

Festival Internacional de Magia da Maia

Truques? Não! Aqui há magia. Ao vivo e a cores estarão presentes na primeira edição do Festival Internacional de Magia da Maia, ilusionistas de renome nacional e internacional entre os quais artistas premiados nos campeonatos da Europa e do Mundo. Filiberto Selvi (itália), Lex Chapeux Blancs (França), Dani Daortiz (Espanha), David Sousa (Portugal), Gustavo Sereno (Portugal), Gonçalo Gil (Portugal) e Andrely (Brasil).

Este é um espetáculo para toda a família que vai deliciar os mais novos e encantar os mais velhos. Deixe-se contagiar pela magia do Natal repleto de surpresas e de situações improváveis.

Entrada livre.

INSCRIÇÕES ABERTAS

Oficina para Famílias “Caderneta dos Extintos”.

No próximo dia 18 de dezembro, às 10h00, realiza-se a primeira oficina para famílias no âmbito da exposição UIVO - 12ª MOSTRA DE ILUSTRAÇÃO DA MAIA, "Expedições – Do Real e do Fantástico".

A Oficina “CADERNETA DOS EXTINTOS - Fauna dos Extintos / Flora dos Extintos” pretende “retratar” novos animais e plantas!

Inscrições: As atividades do serviço educativo são gratuitas, mediante inscrição para o email infocultura@cm-maia.pt, sujeitas a número mínimo e máximo de participantes.

Atividades do Conservatório de Música da Maia a realizar no Grande Auditório do Fórum da Maia

Sexta-feira, 9 de dezembro, 19h00

Teatro de Natal – “Uma Aventura de Natal”

Entrada livre

Sábado, 10 de dezembro, 11h30

Concerto de Natal – Classes de Conjunto

Entrada livre

BIBLIOTECA MUNICIPAL DA MAIA

Até 30 de dezembro

Exposição “Livros Antigos de Temática Religiosa”

Exposição de livros antigos de temática religiosa da Biblioteca Municipal no âmbito das comemorações dos 400 anos do Mosteiro de Moreira.

HORÁRIO | segunda das 18.00h às 23.00h / terça a sexta das 09.30h às 23.00h / sábado das 09.30h às 22.30h

Gratuito

Quinta-feira, 8 de dezembro, 10h30

Natal ilustrado – oficina para famílias

A Divisão de Cultura da Câmara Municipal da Maia através do serviço educativo da Biblioteca Municipal e do Centr’Arte promovem uma oficina intitulada “Natal Ilustrado”. Os participantes são convidados a ouvirem a narração de um conto e termina com uma oficina baseada no tema Natal.

INSCRIÇÕES tel.+ 351 22 940 86 38; biblioteca@cm-maia.pt i

Gratuito.

Sábado, 10 de dezembro, 15h30

Apresentação do livro “Lobos Sedentos da Respiração dos Dias”, de Ana Gil Campos

Romance com forte inspiração na pandemia de Covid 19, é, ao mesmo tempo, uma reflexão profunda sobre a felicidade.

Acontece entre duas cidades, a Cidade Velha, semelhante às que conhecemos atualmente, e a Cidade Nova, construída com o objetivo de proteger a sua população de qualquer vírus tendo assim surgido, como consequência, uma nova sociedade. Contudo, os habitantes de ambas as cidades podem fluir de uma para a outra segundo determinadas regras. Aurora, Vitória, David, Constâncio e Túlia são as personagens que dão voz às paixões e inquietações de cada um de nós.

Gratuito

MUSEU DE HISTÓRIA E ETNOLOGIA DA TERRA DA MAIA

Até 30 de dezembro

Exposição "5000 anos de história, Arqueologia na Maia - um olhar inclusivo”

O Museu de História e Etnologia da Terra da Maia, reabriu as exposições permanentes com uma visão renovada do espaço físico do Museu no âmbito do projeto “Cultura Inclui (Cultura Para Todos)”.

Um Museu ainda mais inclusivo, através de dispositivos, mapas interativos multitouch, Audioguia, aplicações móveis, sistemas de códigos QR, guias multidigitais, informação em braille, rampas de acesso e sinaléticas, com equipamentos que o tornam mais apelativo na visita bem como na fruição das exposições. Desta forma a exposição “5000 anos de história, Arqueologia na Maia- um olhar inclusivo”, tem como objetivo apresentar alguns dos objetos provenientes de intervenções arqueológicas realizadas com o respetivo enquadramento histórico e territorial, recuando no tempo através da realidade das coisas, dos objetos, construindo uma espécie de história, reescrita através de escavações arqueológicas e da relação dos sítios com a paisagem.

Pretendemos que o visitante construa uma leitura própria do passado, que o aproxime do presente, que o vivencie, e que o salvaguarde.

Até 30 de dezembro

Exposição “A Empreza do Bolhão – 100 anos de História(s)”

A Empreza do Bolhão, sucessora das empresas publicitárias e de filmes de Raúl Caldevilla, começou em 1923 e manteve-se até meados dos anos 90, sendo depois integrada na Packigráfica do grupo Higifarma, embora mantendo a mesma designação.

Esta empresa era possuidora de uma das maiores coleções de cartazes publicitários, além de antiga maquinaria e um importante acervo de rótulos e postais. Uma grande parte do que de melhor se fez em publicidade está reunido neste importante espólio da Empreza do Bolhão, desde os tempos de Raul de Caldevilla.

A ligação de Caldevilla à Empreza do Bolhão.

Através de importantes apoios bancários funda no Porto uma empresa, a Propagandas Caldevilla na Rua 31 de Janeiro, e depois em 1916, a Raul de Caldevilla & Cia. Lda na Rua Formosa, que ficará conhecida por Caldevilla Film.

São seus sócios Eduardo Kendall, João Manuel Lopes de Oliveira e António de Oliveira Cálem. A partir do Porto, vai criar e produzir cartazes de grande formato para publicidade exterior para todo o país, sob a sigla ETP. Sucede-se a Empresa Técnica Publicitaria Film Gráfica Caldevilla, onde esteve como gerente da firma até 1923. Em rutura com os sócios da empresa, abandona a sociedade e esta transforma-se em Empreza do Bolhão.

Grande parte deste espólio documental das empresas de Caldevilla e da Empreza do Bolhão pode agora ser visto nesta exposição. De valor histórico e gráfico único no país, esta coleção da Empreza do Bolhão, da Litografia Nacional e de outras gráficas são um manancial de informação sobre design, grafismo e processos de produção. Composta por uma diversidade de cartazes, rótulos, postais, catálogos, quadros, livros, bibliografia diversa, maquinaria, móveis, bustos, esta coleção ilustra, de forma significativa, a evolução da indústria litográfica do séc. XX em Portugal.

Até 30 de dezembro

A Arqueologia na Maia

Oficina para Famílias e Escolas "A arte na pré-história"

Com recurso a pigmentos naturais, vamos pintar como na pré-história. Esta atividade encontra-se disponível para a comunidade escolar e para as famílias.

Até 30 de dezembro de 20022

Terça-feira a sábado das 9h00 às 12.30 e das 14h00 às 17h30

Inscrições

Tel. (+351) 229.871144

museu@cm-maia.pt

Até 30 de dezembro

Exposição Permanente “Identidade e Território”

Esta exposição tem como objetivo divulgar a história local desde a pré-história até à idade contemporânea levando o visitante a percorrer visualmente as datas mais marcantes da origem e criação da Terra da Maia.

Terça a sábado das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.

Gratuito

Contactos: 229871144 | museu@cm-maia.pt

Observações: visitas guiadas de terça a sábado sujeitas a marcação

QUINTA DA CAVERNEIRA

Sábado, 10 de dezembro, 11h00

"A princesa dos Pés Pretos", de José Vaz

Teatro a ler (leitura expressiva para crianças)

Fundo Teatral Art’Imagem/CMMaia

Biblioteca da Quinta da Caverneira

Entrada livre

«O teatro para a infância é um espaço mágico cercado de vida por todos os lados» escreve José Vaz no seu livro A Ilha Mágica, onde encontramos o texto que vamos ler.

Sábado, 10 de dezembro, 21h30

"El Jardin de Valentin"

Tranvia Teatro (Zaragoza/Espanha)

M/16

80M

Três personagens próximos de Buster Keaton, Charlot ou os Irmãos Marx, nos oferecerão sua visão peculiar e surpreendente da realidade e da vida, ora delirante, ora cruel, irônica, engraçada e transgressora. Sua existência é marcada pela repetição. Eles sempre esperam por algo que não acabou de chegar, imaginam situações que podem nunca existir, inventam história impossíveis. Em seu mundo tudo pode acontecer, mas nada acontece. Ele anseiam pelo mundo lá fora, para viver a vida daqueles “de fora”. O que aconteceria se um belo dia um deles decidisse quebrar a convenção, pula as regras e viver sua própria aventura? Tudo é possível nestes tempos em que vivemos, incluindo a esperança de que um mundo melhor seja possível.

Autor, Direção e Encenação Cristina Yáñez Interpretação Javier Anos, Daniel Martins e Natália Gomara Iluminação Felipe García Romero Figurinos Jesus Sesma Maquilhagem Ana Bruned Cenografia e Adereços F. Labrador Fotografia Juan Moreno Som Rubén Larrea Design gráfico Samuel Aznar Vídeo Felipe Garcia Romero Produção Fernando Vallejo (produtor executivo)

BILHETEIRA

5,00€ Normal

3,00€ Estudantes, Crianças menos de 6 anos, M/65, Profissionais das Artes Cénicas,

Desempregados e sócios do Sindicato dos Bancários do Norte.

Horário: 30 minutos antes do início de cada espetáculo.

Até 30 de dezembro

Exposição

Fazer a Festa – Ecos na Comunicação Social

Galeria da Quinta da Caverneira

Entrada livre

Desde a sua primeira edição, o Fazer a Festa – Festival Internacional de Teatro para a Infância e Juventude, teve uma grande cobertura por parte dos jornais do Porto e nacionais, tendo nestas 40 edições um robusto cliping de mais de 300 notícias.

Esta exposição pretende revelar o Fazer a Festa através de vários elementos da Comunicação Social: notícias de jornais, reportagens televisivas, etc., a sua receção e o olhar jornalístico.

Com curadoria de José Maia Vídeo André Rabaça Apoio à Montagem José Lopes e Pedro Leitão

Bom fim de semana.