Passar para o Conteúdo Principal Top
Cultura CM Maia
Logótipo da Câmara Municipal de Maia

Agenda Cultural_fim de semana

29 Jun a 03 Jul
Adicionar a calendário 2022-06-29 00:00:00 2022-07-03 00:00:00 Europe/Lisbon Agenda Cultural_fim de semana Evento
Agenda Cultural_fim de semana
Cultura

AGENDA CULTURAL FIM DE SEMANA

Com curadoria de Cláudia Melo e consultoria científica de Rui Torres (na componente da arte postal) inaugurou ontem, quinta-feira, às 19h00, a exposição “ABÍLIO-JOSÉ SANTOS - REVELAÇÃO II POR ÍNDOLE, A EXPERIMENTAÇÃO”. Composta por cerca de 200 peças que se apresentam através de diferentes tipologias e técnicas como o desenho a gravura, a litografia, a monotipia, a pintura e as correspondências postais, selecionadas de entre o arquivo familiar do artista, completando-se com outros arquivos particulares essenciais (César Figueiredo, Fernando Aguiar e Galeria Alvarez/Jaime Isidoro).

A XVI Feira do Livro da Maia inaugura amanhã, sábado, e até 11 de julho na Praça do Fórum da Maia tem um vasto e interessante programa para todos os públicos.

Na Quinta da Caverneira está a decorrer, até Domingo, a 41ª Edição do Fazer a Festa - Festival Internacional de Teatro para a Infância e Juventude organizado pelo Teatro Art’Imagem com o apoio da Câmara Municipal da Maia. 

Depois de um ano de pausa e uma 6ª edição (2021) ainda condicionada pela pandemia Covid-19, o Open House Porto (OHP) regressa este fim de semana com curadoria da arquiteta Graça Correia e do historiador Joel Cleto.
Sob o tema da “Casa”, o Open House Porto 2022 vai “(re)visitar a Casa enquanto lar e espaço último de intimidade” mas também lançar “um olhar mais atento a essas outras Casas comuns – umas mais do que outras – no interior das quais, hoje como ontem, a arquitetura e os arquitetos são decisivos”, sendo que na Maia são 11 os espaços a visitar, Casa da Maia, Casa em Moreira, Mosteiro do Divino Salvador de Moreira, Casa no Lugar da Várzea I, Centro de Documentação João Álvaro Rocha, Casa TT na Maia, Fórum da Maia, Torre Lidador, Quinta dos Cónegos, Parque Urbano de Moutidos e Silos 3ÁS.

Bom fim de semana…

VÁRIOS LOCAIS DA MAIA

2 e 3 de julho
OPEN HOUSE PORTO 2022

Depois de um ano de pausa e uma 6ª edição (2021) ainda condicionada pela pandemia Covid-19, o Open House Porto (OHP) regressa nos dias 2 e 3 de julho com curadoria da arquiteta Graça Correia e do historiador Joel Cleto.
Sob o tema da “Casa”, o Open House Porto 2022 vai “(re)visitar a Casa enquanto lar e espaço último de intimidade” mas também lançar “um olhar mais atento a essas outras Casas comuns – umas mais do que outras – no interior das quais, hoje como ontem, a arquitetura e os arquitetos são decisivos”, sendo que na Maia são 11 os espaços a visitar, Casa da Maia, Casa em Moreira, Mosteiro do Divino Salvador de Moreira, Casa no Lugar da Várzea I, Centro de Documentação João Álvaro Rocha, Casa TT na Maia, Fórum da Maia, Torre Lidador, Quinta dos Cónegos, Parque Urbano de Moutidos e Silos 3ÁS.
Toda a informação em openhouseporto.com

FÓRUM DA MAIA

29 de junho, 21h30
41ª Edição do Fazer a Festa - Festival Internacional de Teatro para a Infância e Juventude
"Mascaradas" - Astro Fingido (Paredes)

ESTREIA ABSOLUTA
Nesta “Mascarada” abordamos a máscara em diferentes vertentes: a máscara que nos distingue e aquela que nos iguala, a máscara como extensão do eu, ... e a máscara social, essa máscara invisível que usamos para nos adaptarmos a cada contexto num mundo de aparências. É, portanto, de relações de poder, de status, de tensões dialécticas no encontro com o outro num mundo globalizado, que queremos falar.
Mascarada explora o jogo de ocultação e desvelamento provocado por máscaras, físicas ou imateriais, em prol do reconhecimento e aceitação pelo coletivo.

Até 23 de outubro
Exposição
ABÍLIO-JOSÉ SANTOS
REVELAÇÃO II
POR ÍNDOLE, A EXPERIMENTAÇÃO

Inaugura na próxima quinta-feira, 30 de junho, às 19h00, a exposição “ABÍLIO-JOSÉ SANTOS - REVELAÇÃO II
POR ÍNDOLE, A EXPERIMENTAÇÃO”, que estará patente no Fórum da Maia até 23 de outubro.
O ciclo de exposições do artista maiato iniciado em 2019, nas galerias do Fórum da Maia com obra de poesia visual e concreta, vê-se cumprido com este segundo momento de revelação onde será exibida a sua obra plástica e arte postal.

Até 12 de julho
Exposição “Bienal de Pintura do Eixo Atlântico”

A exposição “Bienal de Pintura do Eixo Atlântico - N13”, que integra 30 obras inéditas de artistas portugueses e galegos, permanecerá nas galerias do Fórum da Maia até 12 de julho.
A exposição conta com obras de uma ampla variedade de estéticas, linguagens e técnicas que se apresentaram a concurso, que foram selecionadas pelo júri presidido por Antón Pulido e composto por Carlos López Bernárdez, Helena Mendes Pereira, Patrícia Oliveira e Fátima Teles, vencedora da última edição.
A esta décima terceira edição foram apresentadas um total de 119 obras das quais o júri selecionou as 30 obras que compõem o catálogo. Os prémios ascenderam a 4.000 euros para a melhor obra do certamente, 2.000 euros para o 2º prémio e 1.500 euros para o Prémio Jovens Talentos Luso-galaicos, destinado a jovens artistas com idades compreendidas entre os 16 e os 25 anos de idade.
A distinção de melhor obra do certame foi atribuída a “Coração Resiliente” de Tito Senna, o 2º prémio foi outorgado à obra “Betty” de Fruela Alonso Blanco e o prémio Jovens Talentos foi para “As cancións de mariñeiros que falan de liberdade escríbeas xente de terra” de Breogán Torres Gutiérrez.
Foram ainda atribuídas 5 Menções Honrosas às obras “2D-3D” de Francisco Javier Pena Fernández, “Con la que está cayendo” de J. Antonio Castro-Muñiz, “Poéticas do Desejo”, de Ricardo de Campos, “Untitled” de Thomas Apostolou e “That was just a dream” de Raul José de Oliveira Ferreira.
Depois de 25 anos, a Bienal de Pintura consolida-se como uma oportunidade para o reconhecimento profissional dos artistas do Eixo Atlântico e como uma plataforma de lançamento de jovens pintores da Euro-região. Nesta edição os prémios ascendem a 4.000 euros para a melhor obra do certame, 2.000 euros para o 2º prémio e 1.500 para o Prémio Jovens Talentos Luso-galaicos.

Jardim Comunitário do Fórum da Maia

O “Jardim Comunitário do Fórum da Maia” é um espaço desenhado especialmente para si e para toda a nossa comunidade, projetado não só para apreciação estética, mas também, simultaneamente e essencialmente, para o incentivo de práticas ambientais sustentáveis, traduzidas em ações desenvolvidas no âmbito de uma sensibilização cultural firmada na educação e responsabilização ambiental.
Junte-se a nós, saiba como aqui: https://bit.ly/3xoY23N

BIBLIOTECA MUNICIPAL DA MAIA

2 a 11 de julho
XVI Feira do Livro da Maia

A Biblioteca Municipal Doutor José Vieira de Carvalho organiza anualmente a FEIRA DO LIVRO DA MAIA, na Praça do Fórum da Maia.
Esta iniciativa oferece um vasto programa ligado à literatura, nomeadamente encontros com autores, conferências, apresentações de teatro, poesia, dança, oficinas e horas de conto que potenciam e enaltecem a “figura” do livro e a importância da literatura na formação de cidadãos na sociedade moderna e democrática.
Programa: https://www.cm-maia.pt/cultura/noticias-e-eventos/evento/xvi-feira-do-livro-da-maia

QUINTA DA CAVERNEIRA

41ª Edição do Fazer a Festa - Festival Internacional de Teatro para a Infância e Juventude
29 de Junho a 03 de Julho 2022 - Fórum da Maia e Quinta da Caverneira

Programa: https://www.cm-maia.pt/cultura/noticias-e-eventos/evento/41-edicao-do-fazer-a-festa-festival-internacional-de-teatro-para-a-infancia-e-juventude

MUSEU DE HISTÓRIA E ETNOLOGIA DA TERRA DA MAIA

Até 30 de julho
Exposição “A Empreza do Bolhão – 100 anos de História(s)”

A Empreza do Bolhão, sucessora das empresas publicitárias e de filmes de Raúl Caldevilla, começou em 1923 e manteve-se até meados dos anos 90, sendo depois integrada na Packigráfica do grupo Higifarma, embora mantendo a mesma designação.
Esta empresa era possuidora de uma das maiores coleções de cartazes publicitários, além de antiga maquinaria e um importante acervo de rótulos e postais. Uma grande parte do que de melhor se fez em publicidade está reunido neste importante espólio da Empreza do Bolhão, desde os tempos de Raul de Caldevilla.
A ligação de Caldevilla à Empreza do Bolhão.
Através de importantes apoios bancários funda no Porto uma empresa, a Propagandas Caldevilla na Rua 31 de Janeiro, e depois em 1916, a Raul de Caldevilla & Cia. Lda na Rua Formosa, que ficará conhecida por Caldevilla Film.
São seus sócios Eduardo Kendall, João Manuel Lopes de Oliveira e António de Oliveira Cálem. A partir do Porto, vai criar e produzir cartazes de grande formato para publicidade exterior para todo o país, sob a sigla ETP. Sucede-se a Empresa Técnica Publicitaria Film Gráfica Caldevilla, onde esteve como gerente da firma até 1923. Em rutura com os sócios da empresa, abandona a sociedade e esta transforma-se em Empreza do Bolhão.
Grande parte deste espólio documental das empresas de Caldevilla e da Empreza do Bolhão pode agora ser visto nesta exposição. De valor histórico e gráfico único no país, esta coleção da Empreza do Bolhão, da Litografia Nacional e de outras gráficas são um manancial de informação sobre design, grafismo e processos de produção. Composta por uma diversidade de cartazes, rótulos, postais, catálogos, quadros, livros, bibliografia diversa, maquinaria, móveis, bustos, esta coleção ilustra, de forma significativa, a evolução da indústria litográfica do séc. XX em Portugal.

Até 30 de julho
A Arqueologia na Maia
Oficina para Famílias e Escolas "A arte na pré-história"

Com recurso a pigmentos naturais, vamos pintar como na pré-história. Esta atividade encontra-se disponível para a comunidade escolar e para as famílias.
Até 30 de dezembro de 20022
Terça-feira a sábado das 9h00 às 12.30 e das 14h00 às 17h30
Inscrições
Tel. (+351) 229.871144
museu@cm-maia.pt

Até 30 de julho
Exposição Permanente “Identidade e Território”

Esta exposição tem como objetivo divulgar a história local desde a pré-história até à idade contemporânea levando o visitante a percorrer visualmente as datas mais marcantes da origem e criação da Terra da Maia.
Terça a sábado das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.
Gratuito
Contactos: 229871144 | museu@cm-maia.pt
Observações: visitas guiadas de terça a sábado sujeitas a marcação

Até 30 de julho
Exposição Permanente “Arqueologia na Maia”

Esta exposição tem como objetivo divulgar a história local com recurso à exposição, documentação e exploração de materiais arqueológicos exumados no concelho da Maia, sensibilizando a comunidade para o património arqueológico, pelo acesso regular ao mesmo.

Terça a sábado das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30
Gratuito
Contactos: 229871144 | museu@cm-maia.pt
Observações: visitas guiadas de terça a sábado sujeitas a marcação

JUNTA DE FREGUESIA DE NOGUEIRA E SILVA ESCURA

Até 22 de julho
Exposição “As Festas de Nossa Senhora do Bom Despacho”

Estão de volta as Festas do Concelho como as conhecemos. Está de volta tudo o que envolve Nossa Senhora do Bom Despacho.
A história das Festas também é a história do território e das suas gentes da Maia. Pelo menos desde o séc. XVII, que sabemos da devoção a Nossa Senhora do Bom Despacho através de documentos escritos e relatos.
A Festa cresceu, transformou-se, sendo atualmente um símbolo cultural, económico e religioso do universo concelhio maiato.
Aberto de segunda a sexta 9h00-12h30; 14h00-17h30
Junta de Freguesia Nogueira/Silva Escura
Rua do Calvário 380
4475-463 Nogueira-Maia

Bom fim de semana.