Passar para o Conteúdo Principal Top
Cultura CM Maia
Logótipo da Câmara Municipal de Maia

Agenda Cultural_fim de semana

14 a 19 Set
Adicionar a calendário 2022-09-14 00:00:00 2022-09-19 00:00:00 Europe/Lisbon Agenda Cultural_fim de semana Evento
Agenda Cultural_fim de semana
Cultura

AGENDA CULTURAL FIM DE SEMANA

No fim de semana a Maia é a capital dos Blues. A 4ª edição do Maia Blues Fest – Festival Internacional de Blues da Maia, promovida pelo Pelouro da Cultura da Câmara Municipal da Maia com produção da Trovas Soltas, vai decorrer entre sexta-feira e Domingo, no Auditório Exterior do Fórum da Maia, com entrada livre.
A exemplo das edições anteriores, o Maia Blues Fest em 2022 apresentará artistas nacionais, Vitor Bacalhau, Budda Power Blues & Maria João e Nico Drums & Blues, e estrangeiros, Wax & Boogie, de Espanha, e Archie Lee Hooker (sobrinho do lendário John Lee Hooker).dos Estados Unidos da América.

No sábado, também no Fórum da Maia, às 17h00, inaugura exposição “Des(construções)”, de João Araújo. Após “Contradições” (2014), João Araújo regressa ao Fórum da Maia com “Des(construções)”, de 17 setembro a 9 de outubro, uma exposição promovida pelo Pelouro da Cultura da Câmara Municipal da Maia resultante de um processo de criação através da transformação, consciente ou não, de construção de imagens plásticas e harmónicas com um significado estético e produção de reflexões.

No âmbito da exposição “ABÍLIO-JOSÉ SANTOS - REVELAÇÃO II POR ÍNDOLE, A EXPERIMENTAÇÃO”, o Serviço Educativo do Fórum da Maia, com a colaboração do Coletivo ARiSCA, irá desenvolver, no próximo dia 17 de setembro, sábado, pelas 11h00, no Fórum da Maia, a Oficina de Impressão, “Mãos à obra… Gráfica!”. “Que imagem é esta que surge no espelho? Que seres fantásticos nos escondem os objetos do dia-a-dia? Nesta oficina vamos explorar a magia das impressões únicas a que chamamos monotipias, recorrendo a técnicas mistas de gravura e colagem para criar mundos cheios de texturas, cores e padrões”.

Na Biblioteca pode visitar a exposição “Histórias que encaixam” que nasceu de uma ideia, quase como um sonho, pegando num mundo imaginário de fadas e dragões, princesas e campeões, porque acreditamos ser possível que os livros podem ganhar vida e ir mais além do que está escrito, onde cada um pode tem oportunidade de criar a (s) sua (s) história (s). Um convite que fazemos à imaginação de miúdos e graúdos onde cada história pode - e deve -, sair fora da caixa. Também na Biblioteca, sábado, às 16h00, a apresentação do livro “Luzia e o gato Rony”, de Rita Cordeiro Rocha. Luzia vive numa pequena aldeia rodeada pela família e por muitos animais. Certo dia, enquanto saltitava pelos campos apanhando amoras, ouviu um barulho estranho, semelhante a um gemido. Aproximou-se, devagarinho, e encontrou um gato abandonado, indefeso e ferido. Não hesitou em levá-lo para casa. Deu-lhe o nome de Rony. Na companhia de Rony, Luzia vai ter experiências inesquecíveis, entre as quais conhecer Trovão, um cão perdido.

No Museu, para além das exposições sobre a história da Maia e os Maiatos, sábado é dia da Oficina para Famílias e Escolas "A arte na pré-história". Com recurso a pigmentos naturais, vamos pintar como na pré-história. Esta atividade encontra-se disponível para a comunidade escolar e para as famílias.

Bom fim de semana…,

FÓRUM DA MAIA

MAIA BLUES FEST
Festival Internacional de Blues da Maia

A 4ª edição do Maia Blues Fest – Festival Internacional de Blues da Maia, promovida pelo Pelouro da Cultura da Câmara Municipal da Maia com produção da Trovas Soltas, vai decorrer entre sexta-feira e Domingo, no Auditório Exterior do Fórum da Maia, com entrada livre.
A exemplo das edições anteriores, o Maia Blues Fest em 2022 apresentará artistas nacionais, Vitor Bacalhau, Budda Power Blues & Maria João e Nico Drums & Blues, e estrangeiros, Wax & Boogie, de Espanha, e Archie Lee Hooker (sobrinho do lendário John Lee Hooker).dos Estados Unidos da América.

O programa da presente edição do Maia Blues Fest é o seguinte:

16 de setembro (sexta-feira)
Vitor Bacalhau (POR) | 18h00
Archie Lee Hooker (EUA) | 21h30

17 de setembro (sábado)
Wax & Boogie (ESP) | 18h00
Budda Power Blues & Maria João (POR) | 21h30

18 de setembro (Domingo)
Nico Drums & Blues (POR) 16h30

17 de setembro a 9 de outubro
Fórum da Maia
Exposição
"DES(CONSTRUÇÕES)", de João Araújo

Após “Contradições” (2014), João Araújo regressa ao Fórum da Maia com “Des(construções)”, de 17 setembro a 9 de outubro, uma exposição promovida pelo Pelouro da Cultura da Câmara Municipal da Maia resultante de um processo de criação através da transformação, consciente ou não, de construção de imagens plásticas e harmónicas com um significado estético e produção de reflexões.
Estas imagens, resultam da desconstrução de outras, agregando recortes, tintas e traços que se combinam, sem pretensões figurativas, proporcionando um caminho de observação, numa estética, por vezes incoerente, mas visualmente equilibrada, na perspetiva do autor.
O conteúdo das pinturas não é referente, antes adquire um caráter de interjeição, ou um pretexto de exclamação, deixando ao critério de cada um a interpretação que as imagens sugerem, como janelas de diferentes possibilidades.
A proximidade ou a distância do observador relativamente a cada imagem, permite leituras visuais dissonantes dando conteúdo ao título da exposição.

Até 23 de outubro
Exposição
ABÍLIO-JOSÉ SANTOS
REVELAÇÃO II POR ÍNDOLE, A EXPERIMENTAÇÃO

A exposição “ABÍLIO-JOSÉ SANTOS - REVELAÇÃO II - POR ÍNDOLE, A EXPERIMENTAÇÃO”, está patente no Fórum da Maia até 23 de outubro.
Nesta exposição afirma-se o carácter fortemente experimentalista de Abílio-José Santos, enriquecido pelos diálogos (honestos, referentes, ávidos, e sempre críticos) consigo próprio e com os acontecimentos da cena artística balizada entre os anos 60 e o início dos anos 90 em Portugal e no mundo. As obras revelam-se em ecossistemas próprios, intrinsecamente relacionados e que parecem ter sempre na origem a palavra, quer na sua condição semântica quer advinda do corpo, do gesto da escrita, do desenho, enquanto meio e matéria de trabalho.

Sábado, 17 de setembro, 11h00
Fórum da Maia
Oficina para Famílias: “Mãos à obra… Gráfica!”

No âmbito da exposição “ABÍLIO-JOSÉ SANTOS - REVELAÇÃO II POR ÍNDOLE, A EXPERIMENTAÇÃO”, o Serviço Educativo do Fórum da Maia, com a colaboração do Coletivo ARiSCA, irá desenvolver, no próximo dia 17 de setembro, sábado, pelas 11h00, no Fórum da Maia, a Oficina de Impressão, “Mãos à obra… Gráfica!”.
“Que imagem é esta que surge no espelho? Que seres fantásticos nos escondem os objetos do dia-a-dia? Nesta oficina vamos explorar a magia das impressões únicas a que chamamos monotipias, recorrendo a técnicas mistas de gravura e colagem para criar mundos cheios de texturas, cores e padrões”.
INSCRIÇÕES
As atividades do serviço educativo são gratuitas, mas sujeitas a inscrição através do e-mail infocultura@cm-maia.pt.
Vagas limitadas.
Mais informações: 22 940 8643

Domingo, 25 de setembro, 11h00
Fórum da Maia
Oficina para Famílias: “Mensagem Escondida”

No âmbito da exposição “ABÍLIO-JOSÉ SANTOS - REVELAÇÃO II POR ÍNDOLE, A EXPERIMENTAÇÃO”, o Serviço Educativo do Fórum da Maia, com a colaboração do Coletivo ARiSCA, irá desenvolver, no próximo dia 25 de setembro, sábado, pelas 11h00, no Fórum da Maia, a Oficina de Arte Postal, “Mensagem Escondida”.
“Luzes e sombras, formas e cores espreitam por toda a parte nesta exposição, mas estas obras não se ficam pelas paredes. Afinal a arte também pode ser postal, e levar mensagens a todo o mundo. Vamos explorar composições com ajuda da luz, para construir um postal de família com uma mensagem secreta”.
INSCRIÇÕES
As atividades do serviço educativo são gratuitas, mas sujeitas a inscrição através do e-mail infocultura@cm-maia.pt.
Vagas limitadas.
Mais informações: 22 940 8643

Jardim Comunitário do Fórum da Maia

O “Jardim Comunitário do Fórum da Maia” é um espaço desenhado especialmente para si e para toda a nossa comunidade, projetado não só para apreciação estética, mas também, simultaneamente e essencialmente, para o incentivo de práticas ambientais sustentáveis, traduzidas em ações desenvolvidas no âmbito de uma sensibilização cultural firmada na educação e responsabilização ambiental.
Junte-se a nós, saiba como aqui: https://bit.ly/3xoY23N

BIBLIOTECA MUNICIPAL DA MAIA

Até 24 de setembro
Exposição
“Histórias que encaixam”

Esta exposição nasce de uma ideia, quase como um sonho, pegando num mundo imaginário de fadas e dragões, princesas e campeões, porque acreditamos ser possível que os livros podem ganhar vida e ir mais além do que está escrito, onde cada um pode tem oportunidade de criar a (s) sua (s) história (s). Um convite que fazemos à imaginação de miúdos e graúdos onde cada história pode - e deve - sair fora da caixa
Horário: segunda das 18.00h às 23.00h / terça a sexta das 09.30h às 23.00h / sábado das 09.30h às 22.30h

17 de setembro, 16h00
Apresentação do livro “Luzia e o gato Rony”, de Rita Cordeiro Rocha

Luzia vive numa pequena aldeia rodeada pela família e por muitos animais. Certo dia, enquanto saltitava pelos campos apanhando amoras, ouviu um barulho estranho, semelhante a um gemido. Aproximou-se, devagarinho, e encontrou um gato abandonado, indefeso e ferido. Não hesitou em levá-lo para casa. Deu-lhe o nome de Rony. Na companhia de Rony, Luzia vai ter experiências inesquecíveis, entre as quais conhecer Trovão, um cão perdido.
Mas é por causa de Rony que Luzia vai viver a maior aventura da sua vida.
Uma inspiradora história de amor e coragem.
AUTORA: Ana Rita Cordeiro Rocha, nasceu no ano de 1973, em Lourenço Marques, Moçambique. Presentemente reside na Maia.
Licenciada em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, pós-graduada em educação Especial e Mestre em Ciências da Educação pela Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, no Porto, exerceu a sua atividade profissional como docente de Filosofia por várias escolas do país. Os últimos quatro anos têm sido dedicados à Educação Especial.
A escrita é uma das suas paixões e, nesse âmbito, além das participações nas coletâneas “Somos mais do que histórias” (Vol. I e Vol. II) e “Histórias de mulheres”, tem publicada a sua tese de mestrado sob o título, “Traços de esperança”

MUSEU DE HISTÓRIA E ETNOLOGIA DA TERRA DA MAIA

Até 30 de setembro
Exposição “A Empreza do Bolhão – 100 anos de História(s)”

A Empreza do Bolhão, sucessora das empresas publicitárias e de filmes de Raúl Caldevilla, começou em 1923 e manteve-se até meados dos anos 90, sendo depois integrada na Packigráfica do grupo Higifarma, embora mantendo a mesma designação.
Esta empresa era possuidora de uma das maiores coleções de cartazes publicitários, além de antiga maquinaria e um importante acervo de rótulos e postais. Uma grande parte do que de melhor se fez em publicidade está reunido neste importante espólio da Empreza do Bolhão, desde os tempos de Raul de Caldevilla.
A ligação de Caldevilla à Empreza do Bolhão.
Através de importantes apoios bancários funda no Porto uma empresa, a Propagandas Caldevilla na Rua 31 de Janeiro, e depois em 1916, a Raul de Caldevilla & Cia. Lda na Rua Formosa, que ficará conhecida por Caldevilla Film.
São seus sócios Eduardo Kendall, João Manuel Lopes de Oliveira e António de Oliveira Cálem. A partir do Porto, vai criar e produzir cartazes de grande formato para publicidade exterior para todo o país, sob a sigla ETP. Sucede-se a Empresa Técnica Publicitaria Film Gráfica Caldevilla, onde esteve como gerente da firma até 1923. Em rutura com os sócios da empresa, abandona a sociedade e esta transforma-se em Empreza do Bolhão.
Grande parte deste espólio documental das empresas de Caldevilla e da Empreza do Bolhão pode agora ser visto nesta exposição. De valor histórico e gráfico único no país, esta coleção da Empreza do Bolhão, da Litografia Nacional e de outras gráficas são um manancial de informação sobre design, grafismo e processos de produção. Composta por uma diversidade de cartazes, rótulos, postais, catálogos, quadros, livros, bibliografia diversa, maquinaria, móveis, bustos, esta coleção ilustra, de forma significativa, a evolução da indústria litográfica do séc. XX em Portugal.

Até 30 de setembro
A Arqueologia na Maia
Oficina para Famílias e Escolas "A arte na pré-história"

Com recurso a pigmentos naturais, vamos pintar como na pré-história. Esta atividade encontra-se disponível para a comunidade escolar e para as famílias.
Até 30 de dezembro de 20022
Terça-feira a sábado das 9h00 às 12.30 e das 14h00 às 17h30
Inscrições
Tel. (+351) 229.871144
museu@cm-maia.pt

Até 30 de setembro
Exposição Permanente “Identidade e Território”

Esta exposição tem como objetivo divulgar a história local desde a pré-história até à idade contemporânea levando o visitante a percorrer visualmente as datas mais marcantes da origem e criação da Terra da Maia.
Terça a sábado das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.
Gratuito
Contactos: 229871144 | museu@cm-maia.pt
Observações: visitas guiadas de terça a sábado sujeitas a marcação

BREVEMENTE:

23 e 24 de setembro
Parque da Cidade Desportiva da Maia
Festival de Música Folk da Maia

1 de outubro
Grande Auditório do Fórum da Maia
Concerto “Quem te viu, Quem te vê – homenagem a Chico Buarque”

7 a 16 de outubro
Fórum da Maia
XXVII Festival Internacional de Teatro Cómico da Maia

Bom fim de semana.